• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • NÚCLEO TERRITORIAL DE TEIXEIRA DE FREITAS FAZ CONCERTO PARA COMEMORAR OS 16 ANOS DO NEOJIBA

NÚCLEO TERRITORIAL DE TEIXEIRA DE FREITAS FAZ CONCERTO PARA COMEMORAR OS 16 ANOS DO NEOJIBA

  • 31 jul, 2023

No último domingo (30/07), cerca de 250 pessoas foram ao Auditório da Faculdade Anhanguera de Teixeira de Freitas para prestigiar um concerto em comemoração aos 16 anos do NEOJIBA, programa prioritário do Governo da Bahia. O evento foi realizado pelo Núcleo Territorial NEOJIBA Teixeira de Freitas, no Extremo Sul do estado,  e homenageou o bicentenário da independência do Brasil na da Bahia. 

Os festejos começaram às 16h, com apresentações da Orquestra Juvenil de Teixeira de Freitas (OJTX), Coro Infantojuvenil do NTN e ainda os integrantes de Iniciação Musical. No repertório, foram executados o “Hino Nacional Brasieleiro”, o “Hino ao Dois de Julho” e o “Hino ao Senhor do Bonfim”, fazendo simbologia ao movimento de independência na Bahia. Num segundo, foram apresentadas obras que representam a cultura afro-brasileira e o contexto regional, como “Obwisana (Goin` to Ghana)”, “Abalô Capoeira”, “Berimbau” de Baden Powell e “Ayê Ntooto Nilé” do compositor Sérgio Souto.

Em atividade desde 2019, o Núcleo Territorial NEOJIBA Teixeira de Freitas atende hoje cerca de 177 crianças, jovens e adolescentes oriundos de diversos bairros da cidade, promovendo a formação musical e pessoal dos integrantes através de atividades de prática coletiva da música. O núcleo funciona em parceria com a Paróquia São José Operário, local onde acontecem as atividades, atualmente também contamos com o apoio Institucional da Faculdade Anhanguera Pitágoras de Teixeira de Freitas.

SOBRE O NEOJIBA

Os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) são exemplos inovadores de política pública que alia, de forma pioneira na Bahia, as áreas da Cultura, da Educação e do Desenvolvimento Social. O programa foi criado em 2007 pelo pianista, educador, regente e gestor cultural Ricardo Castro e está vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. A gestão da iniciativa é realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM), fundado em 2008 para promover, incentivar e apoiar o desenvolvimento e a interação social pela prática musical coletiva.


Comentários