NEOJIBA ONLINE

O NEOJIBA voltou a ser totalmente presencial em 2022, depois de quase dois anos de NEOJIBA Online por causa da pandemia da COVID-19. 

Em 17 de março de 2020,  o Programa NEOJIBA aderiu às determinações de distanciamento social do Governo da Bahia e suspendeu as atividades presenciais por causa da pandemia da COVID-19. Em menos de 48h, o Programa migrou, com exceção dos ensaios coletivos das orquestras e coros, para o modo online. O NEOJIBA ONLINE começou no dia 19 de março, primeiro com as formações do Núcleo Central NEOJIBA, e a partir do dia 23 de março com os integrantes dos outros núcleos .


Nos últimos anos, com a expansão do NEOJIBA no estado da Bahia, o Programa já vinha investindo nas melhores plataformas digitais para atividades como gestão de projetos, ponto eletrônico, ensino musical remoto e sistemas de videoconferência. Imediatamente após as determinações governamentais, as equipes pedagógica e de desenvolvimento social receberam capacitação complementar específica, garantindo o acompanhamento a distância, tanto musical como psicossocial, de todos os integrantes e suas famílias.

Os integrantes mais vulneráveis economicamente receberam uma ajuda de custos para aquisição de pacotes de dados de internet, garantindo a conectividade em todos os nossos 13 núcleos. 

O NEOJIBA também disponibilizou para uso em residência instrumentos de grande porte como contrabaixos, teclados e harpa, sob comodato, como já é habitual com os instrumentos de pequeno e médio porte. Mais recentemente, foi feito um estudo de impacto de nossas atividades online e descobrimos algumas famílias sem equipamento adequado para conexão. Essa situação já está sendo resolvida com 40 tablets, que foram adquiridos através de doação e estão sendo distribuídos, sob comodato, aos integrantes.

Seguindo o lema do NEOJIBA, “Aprende quem Ensina”, foi implantado um novo programa de apadrinhamento, no qual todos os integrantes do Programa que recebem bolsa-auxílio se converteram em padrinhos e madrinhas de outros integrantes, garantindo um acompanhamento individual online dos menos avançados, e ainda incentivando uma maior consciência social dos neojibenses.

O NEOJIBA hoje pode se orgulhar de ter toda sua equipe de funcionários e bolsistas  trabalhando intensamente para diminuir os impactos da pandemia, pois consideramos que os recursos públicos devem ser revertidos em ações para a comunidade, qualquer que seja a situação

NEOJIBA WI-FI SOLIDÁRIO

Para tentar diminuir os efeitos da pandemia para as pessoas que moram próximas aos núcleos do programa, a rede NEOJIBA WI-FI  foi aberta para a comunidade do entorno imediato dos núcleos em Salvador e no interior da Bahia. Inicialmente, a rede pode ser acessada por quem está no próximo dos Núcleos Territoriais do NEOJIBA em Feira de Santana, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas e da sede do NEOJIBA no Barbalho, em Salvador. 
 

PROJETOS ESPECIAIS

Recital em Casa

O primeiro “Recital em Casa” foi promovido pelo Núcleo Territorial do NEOJIBA de Feira de Santana - Antônio Gasparini e reuniu mais de 100 famílias na noite de 20/05/2020. Foi transmitido pelo canal do NEOJIBA no Youtube, com mais de 200 espectadores. Depois disso, foram feitos outros recitais online, com a participação dos integrantes e famílias dos Núcleos Territoriais NEOJIBA de Feira de Santana e de Teixeira de Freitas, transmitidos também ao vivo pelo Facebook.

Equal Music

Equal Music é uma iniciativa mundial do Ilumina. O Festival foi criado em São Paulo pela musicista americana Jennifer Stumm para gerar oportunidades e acesso para jovens músicos de comunidades minoritárias com mentorias online, sem custo, com profissionais e estudantes universitários avançados de renomadas instituições internacionais. Em junho de 2020, o NEOJIBA se uniu ao Equal Music buscando, como sempre, melhorar a qualidade da formação de seus integrantes.

Festival NEOJIBA Encanta Online

A segunda edição do Festival NEOJIBA Encanta promoveu, de 5 a 13 de agosto, apresentações, conversas e oficinas sobre canto coral, além de atividades internas para os coros do NEOJIBA. Os eventos, transmitidos pelo Youtube e Facebook, tiveram mais de sete mil visualizações e alcançaram mais de 14 mil pessoas. Entre os destaques estão dois recitais com integrantes do Coro Juvenil, mesas-redondas sobre saúde da voz e ópera na Bahia e oficinas de interpretação interpretação vocal, corporal e cênica, com convidados do Brasil e do exterior. O Festival foi patrocinado pela Halliburton e Wilson Sons e contou com as parcerias do TCA, BTCA, Funceb, Secult, Hospital Aristides Maltez, Núcleo de Ópera da Bahia e Escola Bahiana de Medicina.

Convidados Internacionais

Durante este período de isolamento social, os integrantes do NEOJIBA tiveram aulas e encontros especiais com músicos internacionais, entre eles:

Michel Bellavance, flautista suíço

Emmanuele Baldini, violinista italiano

David Grimal, violinista francês

Midori, violinista japonesa

Gérard Métrailler,  trompetista suíço 

Michel Bellavance, flautista suíço

Wayne Toews, maestro canadense.

NEOJIBA ONLINE em Números - entre março de 2020 e dezembro de 2021

  ATIVIDADES QUANTIDADE TOTAL
1 Nº DE NÚCLEOS EM FUNCIONAMENTO 13
2 Nº DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS* 1970
3 Nº DE ATENDIMENTOS E ACOMP. PSICOSSOCIAIS 14241
4 Nº DE ARTICULAÇÕES COM A REDE DE PROTEÇÃO SOCIOASSISTENCIAL DO PROGRAMA 3063
5 Nº DE ENCONTROS COM AS FAMÍLIAS 47
6 Nº DE ENCONTROS COM AS ORQUESTRAS E CONVIDADOS INTERNACIONAIS 13
7 Nº DE MASTERCLASSES COM PROFESSORES BRASILEIROS E ESTRANGEIROS 96
8 Nº DE RECITAIS LIVESTREAMING 173
9 Nº DE AÇÕES DE CIDADANIA 86
10 Nº DE AULAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS 36305
11 CARGA HORÁRIA TOTAL DAS AULAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS 72425
12 MESAS REDONDAS 5
13 Nº DE FESTIVAIS E RECITAIS ONLINE(2º Festival NEOJIBA Encanta, realizado entre os dias 05 E 13.08/2020, Festival Online de Aniversário, entre os dias 18 e 20/11/2020, Recitais de Fim de Ano realizados entre 22/11/2020 e 24/12/2020, Festival Encanta 2021, Festival de Aniversário de 14 anos. 5
* EM 06 MUNICÍPIOS (Salvador, Simões Filho, Feira de Santana, Jequié, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas)