Prática e Ensino Musical Coletivo

A prática e o ensino musical coletivos são as principais ferramentas utilizadas pelo programa NEOJIBA para trabalhar valores como cooperação, respeito, solidariedade e disciplina. Nos 13 Núcleos, as atividades de prática instrumental e coral são gratuitas, regulares, realizadas em condições adequadas e com a presença de instrutores em processo de formação contínua com profissionais das mais prestigiadas instituições do Brasil e do mundo.

No programa NEOJIBA, todos são convidados a exercitar os dois lemas guias:

Aprende quem Ensina estimula a prática de compartilhar o conhecimento. Integrantes mais experientes ensinam aos mais novos, para que o processo de ensino e aprendizagem em música seja efetivo.

Lugar de Plateia é no Palco ressalta que a prática musical pode estar ao alcance de todos, independentemente de aptidão especial. Qualquer pessoa é capaz de cantar ou tocar um instrumento em condições externas adequadas, tais como ambiente facilitador da concentração, orientação e regularidade. 

No programa NEOJIBA, a prática instrumental acontece prioritariamente em conjuntos orquestrais de diversos tipos, mas também em formações de música de câmara. A prática em grupos menores ajuda a fortalecer o senso de iniciativa e responsabilidade pessoal. Já a participação em conjuntos orquestrais maiores desenvolve a disciplina em relação a hierarquias, o sentido de integração e o apoio mútuo.

Assim como na orquestra, a prática coral capacita crianças, adolescentes e jovens tanto na área técnico-musical, quanto no exercício da vida social. A metodologia da formação musical dos coralistas é similar àquela dos instrumentistas da orquestra, com ensaios separados de naipes, progressiva junção até o ensaio geral e sistema de monitoria.

Na atividade musical coletiva, crianças, adolescentes e jovens são convidados a exercitar uma vivência social e comunitária positiva. Cada integrante constrói e divide o seu aprendizado em atitude respeitosa e colaborativa, de modo a superar seus próprios desafios e obter êxito pessoal e comunitário.

Quanto mais tempo dedicado ao fazer musical coletivo de excelência, mais resultados serão alcançados e direcionados para outras áreas da vida dos integrantes. Não há seleção para os iniciantes. Audições públicas são promovidas apenas para o ingresso dos integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do programa NEOJIBA, uma vez que este é o responsável pela formação de jovens multiplicadores.

Uma vez integrante do programa NEOJIBA, toda a criança, adolescente ou jovem tem a possibilidade de trânsito interno. A conectividade busca motivar ao máximo, por meio da participação em ensaios, apresentações públicas, seminários, masterclasses, palestras, capacitações e troca de experiências, na busca por objetivos maiores e na aspiração por excelência.

O programa NEOJIBA realiza as seguintes ações pedagógicas complementares às suas atividades cotidianas e regulares:

Programa de Capacitação em Prática e Ensino Musical Coletivos e de Excelência, com Monitoria Supervisionada (PROMS)

Programa de Capacitação em Prática e Ensino Musical Coletivos e de Excelência, com Monitoria Supervisionada (PROMS) destina-se aos integrantes das principais formações musicais que tenham concluído o ensino médio, com idade máxima de 25 anos (para a Orquestra Castro Alves) e 27 anos (para a Orquestra Juvenil da Bahia e Coro Juvenil). O Programa forma músicos multiplicadores por meio de oficinas de pedagogia, capacitação continuada por meio de atividades de monitoria, com o apoio e a supervisão da equipe pedagógica do programa NEOJIBA.

Projeto Músicos Multiplicadores (Promulti)

Projeto Músicos Multiplicadores (Promulti) consiste no planejamento e realização de ações formativas por meio da prática artística coletiva, que são implementadas em instituições, escolas ou associações culturais de livre escolha do músico multiplicador, de preferência nos bairros ou comunidades onde o integrante reside. Este projeto é destinado aos membros da Orquestra Juvenil da Bahia que não atuam na monitoria. O objetivo é estimular ações solidárias e empreendedoras entre os jovens músicos.

Programa de Capacitação em Prática e Ensino Musical Coletivos (PROCEC)

O Programa de Capacitação em Ensino Musical Coletivo (PROCEC) seleciona jovens músicos para que estes desenvolvam um projeto no campo da prática musical coletiva. Atualmente, são 40 músicos participando deste projeto em todas as regiões da Bahia, recebendo capacitações presenciais, acompanhamento à distância e bolsa auxílio. Todas as atividades de formação são realizadas por profissionais da área pedagógica do NEOJIBA.  

Seminários Pedagógicos

Os Seminários Pedagógicos acontecem todos os anos e são encontros que oferecem atividades de formação e intercâmbio para a equipe pedagógica do NEOJIBA. Além de cursos onde os colaboradores podem passar por capacitações específicas de outras áreas do Programa, nos Seminários Pedagógicos, que acontecem durante uma semana, especialistas externos dão palestras e promovem debates sobre temas importantes para o desenvolvimento das atividades do Programa.