Metodologia

Por meio de plataformas como Zoom Meetings, Whatsapp e Google Classrom, os integrantes do NEOJIBA participam de aulas virtuais, com tarefas e metas estabelecidas de acordo com o nível de aprendizado musical de cada um.

As aulas são diárias, com duração de 1h a 1h30. Podem ser individuais, com coordenadores ensinando um integrante de cada vez e/ou o integrante ensinando outro integrante que tem um menor nível técnico, podem ainda ser por grupos de instrumento ou por formações, como aula e/ou ensaio dos coros e orquestras.  Desde o início do NEOJIBA ONLINE, grandes nomes da música de concerto internacional, como Midori e David Gimal, também se reuniram com os integrantes do NEOJIBA para aulas virtuais. Os integrantes recebem ainda tarefas de casa, como preparar trechos de obras, estudos técnicos e executar obras completas, que são analisadas e orientadas pelos professores a cada encontro. 

Fora isso, os integrantes gravaram vídeos, cada um na sua casa, em grupos de instrumentos ou de formações, como os coros e orquestras. Alguns desses vídeos foram feitos junto com formações de outros países, como Bolívia, França e Suíça. Todos os vídeos estão disponíveis em nossos redes sociais. Todos os vídeos estão disponíveis em nossas redes sociais, muitos foram mostrados pela imprensa, em telejornais e sites de notícias.

Todos os integrantes do NEOJIBA também recebem material didático para praticar em casa. Como todos têm instrumentos emprestados pelo NEOJIBA, podem seguir seus estudos enquanto as atividades presenciais estiverem suspensas.

O lema do NEOJIBA, “Aprende quem ensina”, tornou-se ainda mais forte neste período. Os músicos bolsistas das principais formações do Programa tornaram-se padrinhos e madrinhas dos integrantes mais novos, colaborando com suas atividades musicais online. Todos os integrantes também foram estimulados a ensinar seus familiares um pouco do que estão aprendendo nas atividades. 

Com estratégias como essas, garantimos a continuidade das práticas musicais dos integrantes, favorecendo sua autoestima, motivação e manutenção de uma rotina saudável de estudos, ajudando crianças, adolescentes, jovens e familiares deles a superar este momento de crise.

Desenvolvimento Social 

O setor de Desenvolvimento Social do NEOJIBA adaptou os atendimentos e atividades para o modo online, seguindo as orientações dos conselhos de Serviço Social e Psicologia. Durante esse período de pandemia, os técnicos do Programa continuam atendendo por meio de ligações, mensagens de WhatsApp e chamadas de vídeos aos integrantes e familiares. 

Além dos atendimentos individuais, as atividades socioeducativas em grupo também foram adaptadas para o modo online. Os encontros são planejados e executados pela equipe técnica e por profissionais convidados para tratar de temáticas específicas, de acordo com a necessidade de cada grupo. Entre os destaques, estão as reuniões online com as famílias e as atividades de reflexão crítica com os integrantes, como o Pensando o Futuro, que aborda o planejamento de vida e carreira. 

As demandas relacionadas à saúde mental são crescentes e tendem a se agravar em tempos de distanciamento social. Além disso, também cresceram as orientações do setor relacionadas aos benefícios socioassistenciais e auxílios emergenciais, encaminhamentos relacionados à saúde de modo geral e encaminhamentos para as redes de proteção que atuam no combate à violação de direitos.