Núcleos do NEOJIBA

A  estrutura organizacional do NEOJIBA conta com um total de 14 núcleos, sendo o Núcleo Central NEOJIBA (NCN), localizado em Salvador, 10 Núcleos de Prática Musical (NPM), sediados em diferentes bairros da capital e em outros dois municípios do estado, Simões Filho e Jequié, e em 2019 foram implantados mais três NTN, Núcleos Territoriais do NEOJIBA, em Feira de Santana, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas.

Os NTN (incluindo o NCN, em Salvador) contam com equipe pedagógica, administrativa e de desenvolvimento social e promovem ações de multiplicação, assistência social e apoios contínuos a projetos musicais. As crianças, adolescentes e jovens atendidos no NEOJIBA são beneficiados diretamente com acompanhamento social, escolar e de saúde. Recebem, principalmente, através da música, noções de responsabilidade, trabalho em equipe e respeito mútuo. O programa contribui na construção ética e pedagógica da infância e da juventude, com a instrução e a formação coletiva da música, assim como, com a capacitação de jovens artesãos na fabricação e reparação de instrumentos musicais. Na estrutura do programa e ao longo do tempo, além de músicos/instrumentistas, esses jovens podem se tornar também coordenadores, instrutores e professores, entre outras funções.

Já os Núcleos de Prática Musical são espaços de formação musical e convivência no NEOJIBA. Através dos desafios pedagógicos e artísticos propostos, crianças, adolescentes e jovens se desenvolvem num ambiente de aprendizagem coletiva. Oferecem aulas de prática orquestral, instrumental, canto coral e linguagem musical. Também promovem atividades para formação de jovens líderes e de intercâmbio com artistas, outros Núcleos do NEOJIBA, instituições e projetos sociais parceiros. Uma equipe especializada realiza acompanhamento social, escolar e de saúde para os integrantes e suas famílias. 

Todos os 10 Núcleos de Prática Musical do NEOJIBA contam com formações musicais próprias. As bandas, orquestras e/ou grupos de câmera se apresentam gratuitamente em espaços públicos e comunitários, buscando integrar-se com a comunidade local e realizar ações de difusão e acesso à música.

O Núcleo Central NEOJIBA é responsável pela criação da estrutura institucional dos Núcleos de Prática Musical e pelo atendimento pedagógico, social e logístico que cada um deles oferece nos territórios onde estão sediados.

Cada Núcleo de Prática Musical tem um sistema de gestão próprio. Funciona em cooperação com organizações governamentais - como prefeituras e escolas públicas - ou entidades não governamentais - como associações, institutos, empresas e escolas privadas - numa relação de parceria e cooperação mútua.