Núcleos de Prática Musical

A  estrutura organizacional do NEOJIBA conta com um total de 13 núcleos, sendo o Núcleo Central NEOJIBA (NCN), localizado em Salvador, mais 3 Núcleos Terriritoriais em Feira de Santana, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas - criados em 2019-  e mais 9 Núcleos de Prática Musical (NPM), sediados em diferentes bairros da capital e em outros três municípios do estado, Simões Filho, Jequié e Lauro de Freitas.

Os Núcleos de Prática Musical são espaços de formação musical e convivência no NEOJIBA. Através dos desafios pedagógicos e artísticos propostos, crianças, adolescentes e jovens se desenvolvem num ambiente de aprendizagem coletiva. Oferecem aulas de prática orquestral, instrumental, canto coral e linguagem musical. Também promovem atividades para formação de jovens líderes e de intercâmbio com artistas, outros Núcleos do NEOJIBA, instituições e projetos sociais parceiros. Uma equipe especializada realiza acompanhamento social, escolar e de saúde para os integrantes e suas famílias. 

Todos os 9 Núcleos de Prática Musical do NEOJIBA contam com formações musicais próprias. As bandas, orquestras e/ou grupos de câmera se apresentam gratuitamente em espaços públicos e comunitários, buscando integrar-se com a comunidade local e realizar ações de difusão e acesso à música.

O Núcleo Central NEOJIBA é responsável pela criação da estrutura institucional dos Núcleos de Prática Musical e pelo atendimento pedagógico, social e logístico que cada um deles oferece nos territórios onde estão sediados.

Cada Núcleo de Prática Musical tem um sistema de gestão próprio. Funciona em cooperação com organizações governamentais - como prefeituras e escolas públicas - ou entidades não governamentais - como associações, institutos, empresas e escolas privadas - numa relação de parceria e cooperação mútua.