Núcleos Territoriais do NEOJIBA

Após 12 anos da implantação do Programa NEOJIBA, o Governo do Estado decide ampliar os efeitos desta política pública criando os Núcleos Territoriais do NEOJIBA, distribuindo-os entre os 6 macro-territórios de identidade da Bahia, promovendo uma educação musical coordenada e de excelência em todo o estado. A seleção dos municípios e locais para implantação de NTNs é feita priorizando áreas de vulnerabilidade social, preferencialmente áreas integradas de segurança pública do Programa Pacto pela Vida, e como espaços administrados pela SJDHDS. 

A implantação dos Núcleos pode também ser feita com apoio e coparticipação de parceiros da sociedade civil, como instituições sem fins lucrativos, e do poder público municipal. 

Os três primeiros Núcleos foram inaugurados entre setembro e outubro de 2019, nas cidades de Feira de Santana, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas.

O NTN conta com equipes pedagógica, de desenvolvimento social, administrativa, de mobilização de recursos e comunicação, e tem como principal função promover ações de multiplicação e de assistência social em seus territórios, apoiando de forma contínua projetos musicais como bandas filarmônicas, fanfarras escolares, projetos estruturantes do Governo como o Escolas Culturais, e outras iniciativas de prática musical coletiva. 

Cada Núcleo Territorial tem entre 150 e 300 vagas para crianças, adolescentes e jovens multiplicadores, estes de preferência inscritos no programa Jovem Aprendiz, mas também atuando como bolsistas técnicos nas áreas de luteria e de arquivo de partituras, ou como estagiários de cursos superiores de música da região. As atividades musicais desenvolvidas são nas áreas de iniciação musical, prática musical coletiva (canto coral e orquestras) e luteria (reparo ) e instrumentos musicais). 

Os integrantes e beneficiários diretos do NTN, depois de passarem por uma capacitação, iniciam as ações de multiplicação, seguindo a orientação e metodologia do Núcleo Central do NEOJIBA, em Salvador. Em paralelo às atividades musicais, o setor de Desenvolvimento Social realiza o acompanhamento psicossocial e escolar de cada integrante, dando orientação às famílias acerca das políticas públicas existentes.