Núcleo Territorial NEOJIBA Vitória da Conquista

Criado em 2016, o Núcleo está sediado na cidade de Vitória da Conquista, a terceira maior da Bahia, e foi, inicialmente, resultado da parceria do NEOJIBA com o Programa Conquista Criança vinculado à Prefeitura Municipal. O Núcleo desenvolvia atividades de iniciação musical, canto coral e prática orquestral com instrumentos de cordas. Em outubro de 2019, se tornou o segundo Núcleo Territorial NEOJIBA no interior da Bahia e passou a atender diretamente 150 crianças, adolescentes e jovens da região sudoeste da Bahia.

Como NTN, o Núcleo passa a ter mais estrutura e logística, visando promover educação musical coordenada e de excelência. A mudança trouxe melhorias de gestão, novas equipes administrativas, pedagógicas e de desenvolvimento social,novos instrumentos para a formação de orquestra completa, ampliando e interiorizando os benefícios do NEOJIBA. Uma das formas de atendimento a tantos municípios é estimular a formação de multiplicadores em várias cidades.

Em Vitória da Conquista, o NTN funciona no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, espaço da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), que é administrado via Diretoria de Espaços (DEC) da Superintendência de Desenvolvimento Territorial (Sudecult) e em salas de entidades parceiras, Casa da Cultura de Vitória da Conquista e a Academia Conquistense de Letras.

Os NTN contam com equipe pedagógica, administrativa e de desenvolvimento social e vão promover ações de multiplicação, assistência social e apoios contínuos a projetos musicais. As crianças, adolescentes e jovens atendidos no NEOJIBA são beneficiados diretamente com acompanhamento social, escolar e de saúde. Recebem, principalmente, através da música, noções de responsabilidade, trabalho em equipe e respeito mútuo. O programa contribui na construção ética e pedagógica da infância e da juventude, com a instrução e a formação coletiva da música, assim como, com a capacitação de jovens artesãos na fabricação e reparação de instrumentos musicais. Na estrutura do programa e ao longo do tempo, além de músicos/instrumentistas, esses jovens podem se tornar também coordenadores, instrutores e professores, entre outras funções.

 

Coordenação: João Omar

E-mail: joaoomar@neojiba.org

Endereço: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima - Av. Rosa Cruz, nº 45, bairro Recreio, Vitória da Conquista 

Formação Orquestral

Orquestra de Cordas Infantojuvenil do Neojiba-VDC

A Orquestra de Cordas Infantojuvenil do Neojiba-VDC foi formada em 2017, com  jovens e crianças da Rede de Assistência Social do município,  as quais eram integrantes do antigo Programa Conquista Criança. Atualmente desenvolve suas atividades Núcleo Territorial NEOJIBA-Vitória da Conquista, localizado no Centro Cultural Camillo de Jesus Lima, preparando-se para uma ampliação com novos naipes para se formar uma orquestra completa. Desde quando formada a orquestra já atuou com inúmeras apresentações em instituições sócio-assistenciais, escolas, dentre outras localidades, recebendo sempre muitos convites, dado o reconhecimento da orquestra pela sua atuação na cidade


Fotos principais


Comentários