Núcleo Central NEOJIBA

O Núcleo Central NEOJIBA  é responsável por gerir as atividades dos núcleos em toda a Bahia, abrigando as áreas artística, pedagógica e de desenvolvimento social do Programa , além de coordenar o funcionamento e o desenvolvimento das principais formações musicais em Salvador: Orquestra 2 de Julho, Orquestra Castro Alves (OCA), Orquestra Pedagógica Experimental, Orquestra de Cordas Infantil, Coro Juvenil, Coro Infantojuvenil e Coro Comunitário.  

  

Sediado no Parque do Queimado, na Liberdade, em Salvador, é o Núcleo Territorial Central (NCN) responsável pela criação, estruturação logística e pedagógica e acompanhamento da gestão dos 9 Núcleos de Prática Musical (NPM) de Salvador, Jequié, Simões Filho e Lauro de Freitas e dos outros 3 Núcleos Territoriais NEOJIBA (NTN) em Feira de Santana, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas. A gestão do NCN inclui ainda a formação dos monitores orquestrais e corais que disseminam o modelo social e pedagógico do Programa.

Abriga as diretorias geral, educacional e musical do Programa, além do marketing e da equipe de comunicação e o Arquivo Físico e Digital do NEOJIBA.

Enquanto NTN Salvador e Região Metropolitana, o núcleo comporta as equipes pedagógica, de desenvolvimento social e de produção, e coordena o funcionamento e desenvolvimento das principais formações musicais no Território: Orquestra 2 de Julho, Orquestra Castro Alves (OCA), Orquestra Pedagógica Experimental (OPE), Orquestra de Cordas Infantil (OCI), Coro Juvenil, Coro Infantojuvenil e Coro Comunitário.

O Núcleo Central NEOJIBA também apoia a capacitação de professores na área musical e coordena a formação de monitores em áreas técnicas correlatas tais como o Atelier Escola de Luteria (AEL), o Arquivo Físico e Digital, a Produção de Apresentações Musicais, e os Projetos Especiais, que articulam uma ampla e diversificada rede de parceiros na capital e no interior do estado.

No NCN, crianças, adolescentes, jovens, projetos parceiros e professores atuantes na área musical têm acesso a um conjunto de atividades extraordinárias, realizadas em cooperação com músicos e instituições de excelência no âmbito nacional e internacional, a exemplo do intercâmbio anual promovido com a Haute Ècole de Musique (Escola Superior de Música) de Genebra, desde 2014.

Endereço:

Parque do Queimado, R. Saldanha Marinho Nº 10-32, Bairro Liberdade
CEP: 40.323-010
Salvador, Bahia, Brasil
Telefone:(71) 3044-2959

 

Orquestra 2 de Julho

A Orquestra 2 de Julho é a principal formação do NEOJIBA, um programa do Governo do Estado da Bahia. Seu diretor artístico e regente titular é o músico baiano Ricardo Castro. Composta por quase 100 jovens de 13 a 27 anos, foi criada em 2007  tendo com característica a atuação pedagógica de seus integrantes, envolvidos direta ou indiretamente na formação musical de mais de 6 mil crianças e adolescentes no estado da Bahia. Destaque no cenário nacional e internacional, já realizou mais de 300 apresentações para um público de quase 500 mil pessoas. Em 2010, foi a primeira orquestra juvenil brasileira a se apresentar na Europa e desde então já realizou sete turnês internacionais na Europa e EUA. Orquestra residente do Septembre Musical de Montreux, Suiça, em 2014 e 2016, a orquestra já tocou em salas como Philharmonie de Paris, Santa Cecília de Roma, Konzertsaal de Berlin, Victoria Hall de Genebra ou Royal Festival Hall de Londres. Artistas como Martha Argerich, Jean-Yves Thibaudet, Midori, Maxim Vengerov, Maria João Pires, Lang Lang, Shlomo Mintz, Katia & Marielle Labèque e David Grimal são alguns dos nomes que já se apresentaram com a orquestra como solistas.

INTEGRANTES 2022

Orquestra Castro Alves

Criada em 2009, inicialmente como uma formação de cordas. No ano seguinte, transformou-se em orquestra sinfônica e recebeu o nome em homenagem ao poeta baiano. A OCA agrega músicos que se encontram em estágio intermediário de capacitação sob a monitoria dos instrumentistas da Orquestra 2 de Julho. Recebe um grande número de integrantes vindos dos diferentes núcleos de Prática Musical do programa e membros da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia, entre outros parceiros do NEOJIBA no interior do estado da Bahia. Em 2015, a Orquestra Castro Alves fez uma turnê por 7 capitais do nordeste. Atualmente tem uma agenda regular de apresentações. Além de concertos com solistas, já se apresentou com coros e com balé.

INTEGRANTES 2020

Orquestra Pedagógica Experimental

A Orquestra Pedagógica Experimental (OPE) foi criada em 2011 como a terceira orquestra do Programa, voltada para o público infantil e atuando, na época, no Teatro Castro Alves. Atualmente é a formação orquestral com a segunda menor faixa etária do Núcleo Central do NEOJIBA. Nesta formação fazem sua prática 108 crianças e adolescentes entre os 08 e 16 anos, muitos vindos das orquestras de base de outros Núcleos do NEOJIBA, de programas musicais parceiros ou mesmo que tenham iniciado sua formação de forma individualizada, visando neste grupo a continuação de sua formação através da prática coletiva sinfônica. Através de atividades teóricas e práticas em diversas modalidades coletivas o jovem músico dá seus primeiros passos em busca de uma formação sinfônica musical, além de preparar programas musicais que são apresentados ao fim de um período de preparação, entendendo a dinâmica de um grupo sinfônico sempre de forma educativa e vinculada a faixa etária proposta.

INTEGRANTES 2020

Orquestra de Cordas Infantil

A Orquestra de Cordas Infantil (OCI) foi criada em 2018 para ser o grupo de referência de menor faixa etária do Núcleo Central do NEOJIBA. Nesta formação fazem sua prática crianças e adolescentes entre os 07 e 12 anos, vindos dos cursos modulares de iniciação musical oferecidos pelo próprio NEOJIBA, tendo neste grupo então a continuação de sua formação musical agora com um instrumento de cordas friccionadas específico. Através de atividades lúdicas e musicais, o jovem músico, de forma interativa, já aprende a importância da música como um processo coletivo e de formação continuada. A orquestra conta atualmente com 52 integrantes.

Coro Juvenil

Principal formação de canto coral do NEOJIBA, o Coro Juvenil foi criado em 2010 para promover a formação de jovens através da prática coral de excelência. As atividades do grupo começaram sob a regência do maestro Obadias Cunha, com a participação de estudantes do Instituto Central de Educação Isaias Alves (ICEIA). De 2011 a 2018, esteve sob a regência de Yuli Martinez, que contou com o apoio de Claudia Santos no acompanhamento instrumental e Andréa Alves na preparação vocal. Desde 2019, o Coro Juvenil trabalha com diversos regentes, entre os quais Eduardo Torres, Paulo Novais e Lucie Barluet. Os ensaios acontecem todos os dias da semana. Os integrantes também atuam como jovens multiplicadores nas atividades de canto coral nos núcleos de Prática Musical do NEOJIBA. Para o exercício da monitoria, eles recebem aulas regulares de técnica vocal, noções para execução de instrumentos de teclado e regência coral. Em 2018, o Coro Juvenil ficou em primeiro lugar na categoria Erudito Avançado do Festival Internacional de Corais de Curitiba, o Cantoritiba.

Local de funcionamento: Teatro Castro Alves

INTEGRANTES 2022

 


 

Coro Infantojuvenil

Formado por 30 adolescentes e jovens de 12 a 19 anos, o Coro Infantojuvenil do NEOJIBA foi criado em 2018. Os ensaios são comandados pela maestrina Lucie Barluet e acontecem três vezes por semana, no Teatro Castro Alves. Dois integrantes do Coro Juvenil, principal formação de canto coral do NEOJIBA, atuam como monitores. Já no seu primeiro ano, o Coro Infantojuvenil apresentou, juntamente com a Orquestra 2 de julho e o Coro Juvenil do NEOJIBA, o poema sinfônico Mandú-Çarará, do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. Em 2019, interpretou a Missa Armorial, do pernambucano Capiba, num concerto com a Orquestra Castro Alves (OCA). O grupo também participou de encontros de corais, como o Festival NEOJIBA Encanta.

Local de funcionamento: Teatro Castro Alves
Coordenadora: Lucie Barluet

INTEGRANTES 2020

Coro Comunitário

Fundado em 2012, o Coro Comunitário é uma atividade de extensão do programa NEOJIBA. Ele surgiu inicialmente para a execução da Sinfonia nº 9 de Beethoven, na ocasião do aniversário de cinco anos do NEOJIBA, em 2012, sob a regência do maestro Paulo Novais. O Coro recebe pessoas de qualquer idade, e muitos dos voluntários são familiares de outros integrantes de formações do Programa. Eles recebem treinamento vocal da equipe coordenada por Yuli Martinez. O grupo já foi regido pelo maestro Pino Onnis, entre outros, e atualmente é conduzido pelo maestro Ângelo Rafael.

 
Coordenadora: Yuli Martinez

 

 

Grupos de Câmara

Grupos de Câmara são formações com número reduzido de músicos, como um quarteto de cordas, um quinteto de sopros ou metais. A criação de grupos neste formato é uma parte importante da história e construção individual e coletiva do programa NEOJIBA, pois ajuda a fortalecer o senso de iniciativa e responsabilidade pessoal. A intenção é incentivar o empreendedorismo na área musical e abrir espaço para propostas artísticas inovadoras, como a criação, por parte dos jovens músicos, de suas próprias formações musicais.