Núcleo Central NEOJIBA

O Núcleo Central NEOJIBA  é responsável por gerir as atividades dos núcleos em toda a Bahia, abrigando as áreas artística, pedagógica e de desenvolvimento social do Programa , além de coordenar o funcionamento e o desenvolvimento das principais formações musicais em Salvador: Orquestra 2 de Julho, Orquestra Castro Alves (OCA), Orquestra Pedagógica Experimental, Orquestra de Cordas Infantil, Coro Juvenil, Coro Infantojuvenil, Coro Pedagógico Experimental e Coro Comunitário.  

  

Sediado no Parque do Queimado, na Liberdade, em Salvador, é o Núcleo Territorial Central (NCN) responsável pela criação, estruturação logística e pedagógica e acompanhamento da gestão dos 9 Núcleos de Prática Musical (NPM) de Salvador, Jequié, Simões Filho e Lauro de Freitas e dos outros 3 Núcleos Territoriais NEOJIBA (NTN) em Feira de Santana, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas. A gestão do NCN inclui ainda a formação dos monitores orquestrais e corais que disseminam o modelo social e pedagógico do Programa.

Abriga as diretorias geral, educacional e musical do Programa, além do marketing e da equipe de comunicação e o Arquivo Físico e Digital do NEOJIBA.

Enquanto NTN Salvador e Região Metropolitana, o núcleo comporta as equipes pedagógica, de desenvolvimento social e de produção, e coordena o funcionamento e desenvolvimento das principais formações musicais no Território: Orquestra 2 de Julho, Orquestra Castro Alves (OCA), Orquestra Pedagógica Experimental (OPE), Orquestra de Cordas Infantil (OCI), Coro Juvenil, Coro Infantojuvenil e Coro Comunitário.

O Núcleo Central NEOJIBA também apoia a capacitação de professores na área musical e coordena a formação de monitores em áreas técnicas correlatas tais como o Atelier Escola de Luteria (AEL), o Arquivo Físico e Digital, a Produção de Apresentações Musicais, e os Projetos Especiais, que articulam uma ampla e diversificada rede de parceiros na capital e no interior do estado.

No NCN, crianças, adolescentes, jovens, projetos parceiros e professores atuantes na área musical têm acesso a um conjunto de atividades extraordinárias, realizadas em cooperação com músicos e instituições de excelência no âmbito nacional e internacional, a exemplo do intercâmbio anual promovido com a Haute Ècole de Musique (Escola Superior de Música) de Genebra, desde 2014.

As atividades realizadas no Núcleo Central NEOJIBA tem apoio da Embasa e Foundation NEOJIBA.

Endereço:

Parque do Queimado, Largo do Queimado, nº 000146, PAVMT001 e 02

CEP 40328-155, Lapinha – Salvador-BA

Telefone:(71) 3044-2959

 

Orquestra 2 de Julho

A Orquestra 2 de Julho é a principal formação do NEOJIBA, um programa do Governo do Estado da Bahia. Seu diretor artístico e regente titular é o músico baiano Ricardo Castro. Composta por quase 100 jovens de 13 a 27 anos, foi criada em 2007  tendo com característica a atuação pedagógica de seus integrantes, envolvidos direta ou indiretamente na formação musical de mais de 6 mil crianças e adolescentes no estado da Bahia. Destaque no cenário nacional e internacional, já realizou mais de 373 apresentações para um público de mais de 514 mil pessoas. Em 2010, foi a primeira orquestra juvenil brasileira a se apresentar na Europa e desde então já realizou nove turnês internacionais na Europa e EUA. Orquestra residente do Septembre Musical de Montreux, Suiça, em 2014 e 2016, a orquestra já tocou em salas como Philharmonie de Paris, Santa Cecília de Roma, Victoria Hall de Genebra ou Royal Festival Hall de Londres. Artistas como Martha Argerich, Jean-Yves Thibaudet, Midori, Maxim Vengerov, Maria João Pires, Lang Lang, Shlomo Mintz, Katia & Marielle Labèque e David Grimal são alguns dos nomes que já se apresentaram com a orquestra como solistas.

INTEGRANTES 2022

Orquestra Castro Alves

Criada em 2009, inicialmente como uma formação de cordas. No ano seguinte, transformou-se em orquestra sinfônica e recebeu o nome em homenagem ao poeta baiano. A OCA agrega músicos que se encontram em estágio intermediário de capacitação sob a monitoria dos instrumentistas da Orquestra 2 de Julho. Recebe um grande número de integrantes vindos dos diferentes núcleos de Prática Musical do programa e membros da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia, entre outros parceiros do NEOJIBA no interior do estado da Bahia. Em 2015, a Orquestra Castro Alves fez uma turnê por 7 capitais do Nordeste. Atualmente tem uma agenda regular de apresentações. Além de concertos com solistas, já se apresentou com coros e com balé.

INTEGRANTES 2020

Orquestra Pedagógica Experimental

A Orquestra Pedagógica Experimental (OPE) foi criada em 2011 como a terceira orquestra do Programa, voltada para o público infantil e atuando, na época, no Teatro Castro Alves. Atualmente é a formação orquestral com a segunda menor faixa etária do Núcleo Central do NEOJIBA. Nesta formação fazem sua prática 108 crianças e adolescentes entre os 08 e 16 anos, muitos vindos das orquestras de base de outros Núcleos do NEOJIBA, de programas musicais parceiros ou mesmo que tenham iniciado sua formação de forma individualizada, visando neste grupo a continuação de sua formação através da prática coletiva sinfônica. Através de atividades teóricas e práticas em diversas modalidades coletivas o jovem músico dá seus primeiros passos em busca de uma formação sinfônica musical, além de preparar programas musicais que são apresentados ao fim de um período de preparação, entendendo a dinâmica de um grupo sinfônico, sempre de forma educativa e vinculada à faixa etária proposta.

INTEGRANTES 2020

Orquestra de Cordas Infantil

A Orquestra de Cordas Infantil (OCI) foi criada em 2018 para ser o grupo de referência de menor faixa etária do Núcleo Central do NEOJIBA. Nesta formação fazem sua prática crianças e adolescentes entre os 07 e 12 anos, vindos dos cursos modulares de iniciação musical oferecidos pelo próprio NEOJIBA, tendo neste grupo então a continuação de sua formação musical agora com um instrumento de cordas friccionadas específico. Através de atividades lúdicas e musicais, o jovem músico, de forma interativa, já aprende a importância da música como um processo coletivo e de formação continuada. A orquestra conta atualmente com 52 integrantes.

Grupos de Câmara

Grupos de Câmara são formações com número reduzido de músicos, como um quarteto de cordas, um quinteto de sopros ou metais. A criação de grupos neste formato é uma parte importante da história e construção individual e coletiva do programa NEOJIBA, pois ajuda a fortalecer o senso de iniciativa e responsabilidade pessoal. A intenção é incentivar o empreendedorismo na área musical e abrir espaço para propostas artísticas inovadoras, como a criação, por parte dos jovens músicos, de suas próprias formações musicais.

Coro Juvenil

Principal formação de canto coral do NEOJIBA, o Coro Juvenil foi criado em 2010 para promover a formação de jovens por meio da prática coral de excelência. Em sua primeira viagem para fora da Bahia, em 2018, o Coro foi premiado com o primeiro lugar na categoria "Erudito Avançado" do Festival Internacional de Corais de Curitiba, o Cantoritiba, um dos principais eventos do gênero no Brasil. Em 2023, o grupo percorreu o Norte e Nordeste do país com a "Turnê da Independência", promovida pelo NEOJIBA, apresentando um concerto sinfônico e a ópera nordestina "Dulcinéia e Trancoso", com passagens por Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Mossoró, Manaus e Salvador. Os integrantes do Coro Juvenil multiplicam os conhecimentos que recebem e estão envolvidos, direta ou indiretamente, na formação musical de mais de 6 mil crianças e adolescentes no estado da Bahia. As atividades do grupo começaram sob a regência de Obadias Cunha, com a participação de estudantes do Instituto Central de Educação Isaias Alves (ICEIA), e estiveram posteriormente sob a regência de Yuli Martinez, que contou com o apoio de Claudia Santos no acompanhamento instrumental e Andréa Alves na preparação vocal. Desde 2019, o Coro Juvenil trabalha com diversos regentes, entre os quais Eduardo Torres e Lucie Barluet.

Local de funcionamento: Núcleo Central NEOJIBA

 

 


 

Coro Infantojuvenil

O Coro Infantojuvenil do NEOJIBA foi criado em 2018 e reúne cerca de 30 adolescentes e jovens de 12 a 19 anos. Em apenas seis anos de atuação, o grupo já participou de grandes momentos, como a apresentação do poema sinfônico  "Mandú-Çarará", do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, em 2018, ao lado do Coro Juvenil e da Orquestra NEOJIBA; a interpretação da "Missa Armorial",  do pernambucano Capiba, num concerto com a Orquestra Castro Alves, em 2019; e a realização da opereta "Festa de São João", uma adaptação da obra composta por Chiquinha Gonzaga, sob regência da maestrina Lucie Barluet, em 2023. O Coro Infantojuvenil também participa regularmente de encontros de corais, como o Festival NEOJIBA Encanta. Atualmente, o grupo é regido por Joilson Cerqueira. As atividades acontecem com o apoio dos monitores do Coro Juvenil do NEOJIBA, principal formação de canto coral do programa. 

Local de funcionamento: Núcleo Central NEOJIBA
Coordenadora: Lucie Barluet

 

Coro Pedagógico Experimental

O Coro Pedagógico Experimental é formado por 40 crianças entre 7 e 13 anos. O grupo, chamado anteriormente de Coro Infantil, foi criado em 2015, no Núcleo de Prática Musical da Federação. Atualmente, mantém suas atividades no Núcleo Central. Em 2019, o Coro Infantil foi responsável pela primeira ópera encenada pelo NEOJIBA. A obra escolhida foi "O Pequeno Limpa-Chaminés", do compositor britânico Benjamin Britten, que foi apresentada pela primeira vez em Salvador. Em 2022, o Coro Infantil encenou mais uma ópera, “Jeremias Fisher - A História do Menino Peixe”, criada pela compositora francesa Isabelle Aboulker a partir de uma adaptação da peça de mesmo nome do dramaturgo Mohamed Rouabhi. As apresentações tiveram como solistas integrantes do Coro Juvenil e foram regidas pela maestrina Lucie Barluet. O Coro Pedagógico Experimental estreou com este nome no Festival NEOJIBA Encanta de 2023. As atividades do Coro Pedagógico Experimental são comandadas por Alexsandra Brasileiro, com o apoio de monitores do Coro Juvenil.

Local de funcionamento: Núcleo Central NEOJIBA
Coordenadora:  Lucie Barluet
E-mail de contato: luciebarluet@neojiba.org

 

Coro Comunitário

Fundado em 2012, o Coro Comunitário é uma atividade de extensão do programa NEOJIBA. Ele surgiu inicialmente para a execução da Sinfonia nº 9 de Beethoven, na ocasião do aniversário de cinco anos do NEOJIBA, em 2012, sob a regência do maestro Paulo Novais. O Coro recebe pessoas de qualquer idade, e muitos dos voluntários são familiares de outros integrantes de formações do Programa. Eles recebem treinamento vocal da equipe coordenada por Yuli Martinez. O grupo já foi regido pelo maestro Pino Onnis, entre outros, e atualmente é conduzido pelo maestro Ângelo Rafael.

 
Coordenadora: Yuli Martinez