Núcleo Territorial NEOJIBA Feira de Santana - Antônio Gasparini

Criado em 2014 como Núcleo de Prática Musical (NPM), tornou-se em setembro de 2019 o primeiro Núcleo Territorial do NEOJIBA (NTN) no interior do Estado. O NTN Feira de Santana - Antônio Gasparini desenvolve atividades musicais para cerca de 190 crianças, adolescentes e jovens, nos bairros Cidade Nova e Queimadinha, em Feira de Santana, além de apoiar de forma contínua diversos projetos musicais de 85 municípios da região, por meio das ações territoriais.   


O NTN tem como principal função promover ações de multiplicação e de assistência social em seu território, oferecendo aulas de iniciação musical, prática musical coletiva, como canto coral e orquestras, luteria e reparo de instrumentos musicais. Para auxiliar na capacitação dos integrantes, o Núcleo também oferta bolsas anuais para seleção de Multiplicadores Territoriais.

Entre as principais formações do NTN estão a Orquestra Juvenil de Feira de Santana, a Orquestra Escola e o Coro Cênico, compostos por integrantes de 6 a 22 anos. As apresentações, oficinas e práticas sociais realizadas pelo Núcleo já alcançaram cerca de 16 mil pessoas. Em 2018, o NTN Feira ganhou o prêmio Levi’s Music Project em reconhecimento ao seu trabalho com jovens e adolescentes na área da música.


Além do trabalho local, o Núcleo Territorial apóia bandas filarmônicas, fanfarras escolares e outras iniciativas de prática musical coletiva desenvolvidas dentro do Portal do Sertão e dos territórios de identidade circunvizinhos. Para dar suporte aos jovens integrantes de projetos musicais do interior, a equipe pedagógica do NTN também realiza a tutoria de cerca de 21 bolsistas do  Programa de Capacitação em Ensino Coletivo de Música (PROCEC).
 

O Núcleo funciona em parceria com o Instituto Antônio Gasparini (IAG) e conta com o patrocínio da OL Papéis e Solar Coca-Cola, através do Programa Fazcultura. As atividades ainda possuem o apoio do Centro Social Urbano (CSU), onde o NTN está localizado, e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Feira de Santana.

 
Coordenação: Gustavo Laporte
Telefone para contato: (75) 99228-0106
E-mail para contato: 
nucleofeiradesantana@neojiba.org
Endereço: Rua Tostão s/n, Centro Social Urbano (CSU) - Cidade Nova - Feira de Santana  

Formações musicais
 


Orquestra Juvenil de Feira de Santana

A Orquestra Juvenil de Feira de Santana é a principal formação musical do NTN Feira de Santana - Antônio Gasparini. Nesta formação, criada em 2014, estão os integrantes com maior nível de domínio musical, totalizando 51 crianças, adolescentes e jovens entre 9 e 21 anos. Entre as principais apresentações já realizadas pela Orquestra Juvenil estão os eventos municipais "Natal Encantado" e "Vozes da Terra", produzidos pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana; apresentações nos teatros Amélio Amorim, Margarida Ribeiro e Maestro Miro; em praças públicas como a Praça da Matriz e a Estação Cidadania e Cultura; além da Feira do Livro de Feira de Santana (FLIFS), produzida pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A Orquestra também promove práticas sociais em associações, centros de convivência, escolas e asilos na cidade. 

 
Coordenador:  Gustavo Laporte
INTEGRANTES 2020

Orquestra Escola

Formação instrumental para os iniciantes do NTN Feira de Santana, a Orquestra Escola foi criada em 2017 e possui 67 integrantes, entre crianças, adolescentes e jovens, de 7 a 17 anos. Com essa formação musical o NTN Feira trabalha com arranjos da música clássica e da música popular de acordo com o desenvolvimento inicial dos integrantes, fortalecendo no grupo a habilidade de tocar em conjunto. A Orquestra Escola já se apresentou na Biblioteca Municipal de Feira de Santana, nas praças do complexo Estação Cidadania e Cultura, além de escolas públicas e teatros locais. 

Coro Cênico

Criado em 2020, o Coro Cênico é um desdobramento da atividade de prática coral desenvolvida no NTN Feira de Santana desde 2015. Inicialmente formado pelo Coral Infantil do bairro George Américo, onde o Programa atuou em seus primeiros anos na cidade, o grupo passou a ser conhecido como Coro Formação em 2016, permanecendo com esse nome até 2019. Hoje o Coro Cênico possui 27 integrantes, entre crianças, adolescentes e jovens, de 7 a 16 anos, e tem como objetivo desenvolver as potencialidades artísticas dos seus integrantes, promovendo a musicalização, expressividade e valorização do instrumento voz, em conjunto com os Contos Cantados de Tradição Oral. A formação já se apresentou no Encontro de Corais do Recôncavo (ECOS), em Santo Amaro, na Biblioteca Municipal de Feira de Santana, Biblioteca Julieta Carteado (UEFS), Teatro Amélio Amorim, praças do complexo Estação Cidadania e Cultura, além das apresentações em práticas sociais. 
 
Coordenadoras: Denise Fersan e Cláudia Santos

Comentários