Domingo no Parque: Orquestra de Câmara do NEOJIBA se apresenta com direção artística da suíça Chiara Banchini
- 16 fev, 2022
A renomada violinista e maestrina suíça Chiara Banchini, especialista em música barroca, irá liderar a Orquestra de Câmara do NEOJIBA em mais uma edição da série “Domingo no Parque”. A apresentação é gratuita e acontece neste domingo (20), no Parque do Queimado, na Liberdade, sede do programa do governo da Bahia.
Os ingressos podem ser retirados no Sympla ou diretamente no local, no dia do evento. A apresentação seguirá todos os protocolos de prevenção à COVID-19 vigentes em Salvador, como a ocupação de 50% da capacidade do local e a apresentação do comprovante de vacinação pelo público presente.
A orquestra irá apresentar peças de grandes compositores do período pré-clássico e clássico, com direção artística de Chiara Banchini. No repertório, estão “Divertimento”, de Mozart, “Adagio e Fuga”, de Richter, “Quarteto Concertante”, de Stamitz e a “Sinfonia n.5 para cordas”, de C.P.E Bach.
Esta é a quinta vez que Chiara vem a Salvador para ouvir e orientar os integrantes do NEOJIBA e se apresentar na cidade. “Gosto muito do programa e de fazer parte do NEOJIBA. Tem muitos integrantes que já conheço, que já conseguiram compreender bem como se articula a música barroca. Para o recital de domingo, preparamos músicas pré-clássicas. Entre as peças que vamos tocar, tem uma de Richter, que escreveu muito, era muito conhecido na sua época, mas que hoje é pouco executado. O ‘Adagio e Fuga’ que vamos fazer é muito, muito bom, mas também muito difícil… Talvez por isso não seja tão tocado”.
Uma das integrantes da Orquestra de Câmara será a violinista Priscila Rodrigues, que foi em 2020 estudar na Suíça com o apoio do projeto Excelências NEOJIBA. O projeto, que viabiliza residência artística para que jovens músicos aprimorem seus conhecimentos no exterior, contou com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal. "Tem sido uma experiência incrível. Estou descobrindo outras maneiras completamente diferentes de tocar e pensar a música. Espero me divertir muito nesse concerto de domingo e espero que a nossa emoção possa atingir o público".
Em 2022, o NEOJIBA está celebrando 15 anos de existência. Ao longo de sua história, o programa mudou a vida de mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens baianos e tornou-se referência em desenvolvimento social por meio da música no Brasil e no mundo, com a promoção de sete turnês internacionais. Para comemorar a data, uma série de eventos serão promovidos durante o ano, especialmente em outubro, mês do aniversário do programa.
Domingo no Parque
O Recital com a Orquestra de Câmara do NEOJIBA, com a direção artísticade Chiara Banchini
20/2, às 11h, no Parque do Queimado - Rua Saldanha Marinho, 10-32, Liberdade
Ingressos GRATUITOS - 50% das entradas estarão disponíveis no Sympla (sympla.com.br) e 50% poderão ser retirados no Parque do Queimado no dia do evento.
O público deverá apresentar o comprovante de vacinação
Sobre o NEOJIBA
Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 14 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 1970 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.