• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • "Recital reúne três séculos de canções alemãs neste domingo (3), às 11h, no Parque do Queimado”

"Recital reúne três séculos de canções alemãs neste domingo (3), às 11h, no Parque do Queimado”

  • 01 nov, 2019

"Recital reúne três séculos de canções alemãs neste domingo (3), às 11h, no Parque do Queimado”

 

A Sala de Concertos da sede do NEOJIBA (www.neojiba.org) no Parque do Queimado, em Salvador, recebe neste domingo (3), às 11h, um recital de canções alemãs para voz e piano que percorrem três séculos da música ocidental. No programa: 'Wiegenlied (canção de ninar) Op.49 nº4' e 'Wir Wandelten Op.96 nº2' de Brahms (1833-1897); 'Abendempfindung K.523'  e 'An Chloe K.524' de Mozart (1756-1791); 'Ganymed D.544', 'Nachtstück D.672' e 'Ständchen (serenata) D.957' de Schubert (1797-1828); e 'Es regnet' de Kurt Weill (1900-1950).

 

No palco, a interpretação da soprano e maestrina francesa Lucie Barluet e do pianista e maestro baiano Eduardo Torres. ‘Intermezzo Op. 118 No. 2 em Lá maior’ de Brahms, uma peça para piano solo, complementa o programa.

 

“Optamos por mostrar referências do ‘Lied’ alemão, desde Mozart, do período clássico, passando por Schubert e Brahms do romantismo, até Kurt Weill, um compositor que enveredou pelas canções teatrais e de cabaret”, explica Torres que responde pela direção Musical do NEOJIBA. A palavra ‘Lied’, no plural ‘Lieder’, se refere a musicalização para voz e piano de poemas. Presentes desde o século XV, o Lied teve no período clássico Mozart como expoente máximo, e no período Romântico, compositores como Schubert, Schumann, Brahms, Mahler e outros.

 

VOZ e PIANO – Lucie Barluet tem 27 anos e nasceu em Lyon, na região centro-leste da França. Com nove anos entrou na Ópera Nacional de Lyon, onde cantou até os 18 (coro e solista). Participou de concertos e óperas sob a regência dos maestros Jeremy Rhorer, Emmanuel Krivine e Kirill Petrenko. Continuou no conservatório com Jean Christophe Henry e integrou o Jeune Choeur Symphonique dirigido por Nicole Corti, simultaneamente estudando Direção de Coro na Escola Nacional de Música de Villeurbanne. De 2014 a 2017 fez a Escola Superior de Música de Lausanne, onde concluiu o bacharelado em Canto Lírico. É coordenadora do Núcleo Coral do NEOJIBA no Teatro Castro Alves.

 

Já Eduardo Torres é mestre em Regência Orquestral e pianista graduado pela Escola de Música/UFBA, e músico da Orquestra Sinfônica da Bahia. Fez cursos de aperfeiçoamento na Alemanha, França e Argentina. Estudou piano com Esther Cardoso e regência com Erick Vasconcelos, Eleazar de Carvalho, Ernst Widmer, Wayne Toews, Dante Anzolini, Guilhermo Scarabino, Louis Lane e Roberto Tibiriçá. É detentor do Prêmio Copene de Cultura e Arte e do Prêmio Rumos do Instituto Itaú Cultural."

 

O NEOJIBA é um programa do Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Ação Social Pela Música. Tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social de crianças, adolescentes e jovens, prioritariamente em situações de vulnerabilidade, através do ensino e da prática musical coletivos.

 

Reserve o seu ingresso no sympla -> http://bit.ly/2PNEqR5


Comentários