NEOJIBA fortalece prática coral nos seus 13 núcleos

  • 06 abr, 2018

A prática coral ganha novos contornos no NEOJIBA em 2018. Para além de ser uma ferramenta de iniciação musical, serão criadas formações fixas nos Núcleos de Prática Musical. O objetivo é intensificar as atividades de formação coral para os integrantes e oferecer a oportunidade de um desenvolvimento mais sólido aos coralistas.

Outra novidade é a criação do Coro Infantojuvenil do NEOJIBA. As atividades dessa nova formação começaram no dia 19 de março e estão sendo realizadas no mesmo espaço do Coro Juvenil, formação coral de referência no Programa. São cerca de 30 adolescentes, com idades entre 13 e 18 anos, selecionados em audições públicas realizadas nos dias 12 e 13 de março. A professora Lucie Barluet e a monitora Alexandra Brasileiro estão à frente deste Coro.

Yuli Martinez, coordenadora de canto coral do NEOJIBA, destaca a possibilidade das crianças serem estimuladas a continuarem na prática coral após a iniciação musical. “Até ano passado, a prática coral nos Núcleos acontecia apenas nas aulas de iniciação musical. Depois, as crianças iam para a atividade instrumental. Agora vamos estimulá-las a continuarem no coro, além do instrumento”, afirma.

Alexandra é integrante do Coro Juvenil desde 2011, quando a formação foi criada. Ela foi escolhida para a monitoria no Coro Infantojuvenil justamente pela experiência. Para ela, é gratificante colaborar com os novos coralistas. “Todos os integrantes entraram no NEOJIBA agora. Para mim, que fiz parte da primeira turma de canto coral do Programa, ver esse crescimento é muito bom. É uma sensação de que o trabalho está dando frutos”, conta.

Propostas artísticas
Além das mudanças pedagógicas, 2018 será um ano de desafios artísticos para o Coro Juvenil. O grupo se apresentou no último domingo (1º) no concerto de estreia da série NEOJIBA no TCA. Além do desafio de cantar a Abertura 1812, de Tchaikovsky, o grupo apresentou a Abertura Festival Acadêmico, de Brahms, e Crucifixus, de Bach.

A parceria com a Orquestra Juvenil da Bahia nos concertos realizados no Teatro Castro Alves será permanente ao longo do ano. O Coro Juvenil vai participar de sete das oito apresentações da série. “A cada concerto, vamos apresentar um repertório que traz desafios para os cantores. Mas não vamos pular etapas. Queremos que este seja um ano de consolidação da formação de técnica vocal do coro”, explica Yuli Martinez.

Também está confirmada a participação do Coro Juvenil do NEOJIBA no Festival Internacional de Corais de Curitiba, o Cantoritiba. É um dos principais eventos do gênero no Brasil e reúnes corais de toda a América Latina. “É uma grande oportunidade para a gente trocar experiência com os principais coros do Brasil. Sempre quisemos ir para esse festival. Estamos muito contentes que agora nós vamos!”, diz Alexandra.


Comentários