NEOJIBA apresenta 250 anos de repertório brasileiro
De Padre José Maurício a Jamberê, compositores nacionais são destaque em concerto no TCA
Em dezembro, a Orquestra Juvenil da Bahia encerra a temporada NEOJIBA no TCA com o concerto 250 anos de Brasil Musical – de Padre José Mauricio a Jamberê. A apresentação acontece na quarta, dia 20, às 19h30, no Teatro Castro Alves. A regência será de José Maurício Brandão, diretor da Escola de Música da UFBA. Outras três formações do Programa participam do concerto: Coros Juvenil e Sinfônico e a Orquestra Castro Alves. No repertório, obras de importantes compositores brasileiros dos últimas 250 anos, como Padre José Maurício Nunes Garcia, Alberto Nepomuceno, Carlos Gomes e Camargo Guarnieri.
Jamberê, membro fundador do NEOJIBA, também integra o programa deste concerto, no qual estreia a obra O Cavaleiro do Agreste, escrita por ele em 2008. Esta é a terceira vez que a Orquestra Juvenil da Bahia toca uma música inédita de Jamberê. “Essa foi a primeira peça que eu escrevi pensando no NEOJIBA. Eu a compus ainda no curso de Composição da UFBA. Ela é importante para mim, porque foi a partir dela que eu decidi dedicar todas as minhas peças dentro da graduação para o NEOJIBA”, conta Jamberê.
“O concerto será uma homenagem à música brasileira. A proposta é apresentar composições significativas de cada época. Desde o final do século XVIII, com Padre José Maurício, até compositores contemporâneos, como Mehmari e Jamberê”, conta Eduardo Torres, diretor musical do NEOJIBA, sobre o repertório do concerto. Carlos Gomes será o representante da produção romântica brasileira do século XIX, com a abertura da ópera Il Guarany. Guarnieri representa a produção do século XX, com a Suíte Vila Rica. A obra traz elementos do modernismo brasileiro, com referências a ritmos e melodias ligadas à identidade brasileira como modinhas, toadas, cantigas infantis, rodas de viola e danças afro-brasileiras.
NEOJIBA Itinerante
No domingo anterior ao concerto no TCA, dia 17 de dezembro, às 17h, a Juvenil da Bahia estará junto com o Coro Juvenil do NEOJIBA na Igreja e Convento de Nossa Senhora do Carmo para lembrar os 250 anos de nascimento de José Maurício Nunes Garcia (1767-1830). Sob a regência de Luiz Alves da Silva e com Mathias Weibel como spalla convidado, os grupos apresentam as seguintes obras do compositor homenageado: Abertura em Ré Maior; Aleluia Angelus Domini; Omnes de Saba venient; Matinas Para a Noite do Natal; e Te Deum Laudamus.
Padre José Maurício é reconhecido por uma estética transicional com utilização de arcaísmos junto com inovações, em uma mistura que não existia na produção musical brasileira da época. Por isso, ele é considerado como um dos grandes compositores brasileiros do período. Descendente de escravos, o compositor viveu na virada do século XVIII para o XIX (1767 a 1830), nos últimos anos do Brasil Colônia, e presenciou o processo de independência e o início do Império. Suas obras têm estilo sacro. O Padre José Maurício teve uma produção bastante prolífera, com mais de 200 obras conhecidas. Pesquisadores e musicólogos, como Vasco Mariz, acreditam que muitas obras do compositor se perderam e que este número poderia chegar a até 600 composições.
Programa NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover na Bahia o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.
SERVIÇO
NEOJIBA Itinerante
José Maurício Nunes Garcia (1767-1830) 250 anos de nascimento
Orquestra Juvenil da Bahia
Coro Juvenil do NEOJIBA
Regência: Luiz Alves da Silva
Igreja e Convento de Nossa Senhora do Carmo – Largo do Carmo, s/n - Santo Antônio
Domingo, 17 de dezembro, às 17h
Entrada Gratuita
Programa
Abertura em Ré Maior CPM232 (s.d.)
Aleluia Angelus Domini CPM140 (1799)
Omnes de Saba venient CPM 146 (1800)
Matinas Para a Noite do NatalCPM170 (1799)
Te Deum Laudamus CPM96 (1799)
NEOJIBA no TCA
250 anos de Brasil Musical – de Padre José Mauricio a Jamberê
Orquestra Juvenil da Bahia
Coro Juvenil do NEOJIBA
Coro Sinfônico do NEOJIBA
Regência: José Maurício Brandão
Teatro Castro Alves – Praça Dois de Julho, s/n, Campo Grande
Quarta-feira, 20 de dezembro, às 19h30
R$ 4 e R$ 2
Programa
Jamberê – O Cavaleiro do Agreste, para 2 quintetos de cordas
Padre José Maurício Nunes Garcia – Abertura em Ré
André Mehmari – 'Stamos em Pleno Mar, para coro e orquestra
Camargo Guarnieri – Suíte Vila Rica
I- Maestoso
II- Andantino
III- Misterioso
IV – Scherzando
V- Agitado
VI- Alegre
VII- Valsa
VIII- Saudoso
IX- Humorístico
X- Baião
Alberto Nepomuceno – O Garatuja, Prelúdio
Carlos Gomes – Il Guarany, Abertura