NEOJIBA é atração de setembro no Domingo no TCA
- 11 set, 2017
Orquestra Juvenil da Bahia e Coro Juvenil apresentam concerto temático sobre danças e rituais
Neste mês de setembro, a Orquestra Juvenil da Bahia traz o tema Danças e Rituais com obras de compositores franceses, espanhóis, russos e alemães. Sob a regência de Guilherme Mannis, maestro titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe, a Orquestra Juvenil da Bahia e o Coro Juvenil apresentam danças de Johannes Brahms, Manuel de Falla, Vincent d’Indy, Igor Stravinsky, Aleksandr Borodin e Sergei Rachmaninoff. O concerto integra a programação do projeto Domingo no TCA e acontece na Sala Principal do Teatro Castro Alves, no dia 17 de setembro, às 11h. Esta edição contará com transmissão ao vivo pela Rádio Educadora FM. Os ingressos custam R$ 1,00 (inteira) e R$ 0,50 (meia) e são vendidos apenas no próprio dia do espetáculo, a partir das 9h, com acesso imediato ao teatro.
Um dos destaques do programa é Dança Russa, de Igor Stravinsky. O compositor russo deixou três balés essenciais do repertório sinfônico: Pássaro de Fogo, Sagração da Primavera e Petrushka. Os dois primeiros já foram apresentados pela Orquestra Juvenil da Bahia. Para essa edição do Domingo no TCA, os jovens músicos do NEOJIBA prepararam a Dança Russa do Petrushka. “Apresentar essa obra tem também o objetivo de introduzir a Juvenil da Bahia a esta obra prima de Stravinsky – o único dos três balés que ainda não está no repertório da Orquestra”, afirma Eduardo Torres, diretor musical do NEOJIBA.
Outro destaque do repertório são as Danças Polovtsianas, do também russo Aleksandr Borodin. É um dos trechos mais conhecidos da ópera O Príncipe Igor. Esta obra será apresentada pela Orquestra Juvenil da Bahia e o Coro Juvenil do NEOJIBA, com a participação de membros da Orquestra Castro Alves. Também estão no repertório uma seleção das Danças Húngaras, de Brahms; Dança Ritual do Fogo, do balé El Amor Brujo, do compositor espanhol Manuel de Falla; o segundo movimento do septeto de sopros Canção e Danças, de d'Indy; e Danças Sinfônicas, a última composição de Rachmaninoff. Guilherme Mannis – Diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) desde 2006, Guilherme Mannis também já atuou como regente convidado de grupos como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Petrobras Sinfônica, Amazonas Filarmônica, Sinfônica de Roma, Sinfônica de Rosário (ARG), Sinfonia Toronto, Orquestra Sinfônica Carlos Chávez, Sinfônica Nacional da Bolívia e World Youth Orchestra, entre outros. Já dividiu palco com artistas como Maria João Pires, Michel Legrand, Nelson Freire, Jean Louis Steuerman, André Mehmari, Emmanuele Baldini, Wagner Tiso, Amaral Vieira, Eduardo Monteiro, Ricardo Castro, entre outros. Programa NEOJIBA – Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover na Bahia o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro. Domingo no TCA – O Domingo no TCA é uma iniciativa do Teatro Castro Alves, equipamento da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), que se compromete em ampliar e diversificar o seu público frequentador, oferecendo-lhe acesso a espetáculos qualificados, das mais diversas linguagens artísticas. Ao longo de 10 anos e mais de 100 edições, o projeto engloba apresentações de música, teatro, dança, circo, cinema, de variados estilos e proposições estéticas, da Bahia, do Brasil e do mundo. PROGRAMA Orquestra Juvenil da Bahia Regente Convidado: Guilherme Mannis Johannes Brahms Seleção de Danças Húngaras Danças Húngaras nº 1 Danças Húngaras nº 5 Danças Húngaras nº 10 Danças Húngaras nº 11 Manuel de Falla Dança do Ritual do Fogo, El amor brujo Vincent d'Indy Canção e Danças op. 50 II – Danças Com Septeto de sopros da Orquestra Juvenil da Bahia Igor Stravinsky Dança Russa (Petrushka) Sergei Rachmaninoff Danças Sinfônicas Aleksandr Borodin Danças Polovtsianas Com Coro Juvenil do NEOJIBA