Projetos Atuais

Excelência NEOJIBA - CAIXA

Com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal, o projeto Excelência NEOJIBA realizará uma série de atividades que impulsionam as principais ações do Núcleo Central NEOJIBA e que, deste modo, exemplificam a excelência praticada pelo programa. O projeto realizará apresentações públicas da Série NEOJIBA no TCA, apresentação de grupo de câmara na CAIXA Cultural Salvador; oficina de iniciação musical para crianças e um programa de residência artística para integrantes veteranos do NEOJIBA no exterior. 

Música Plástica: Iniciação Musical - Ano 1 

O projeto tem patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. O primeiro ano do Música Plástica: Iniciação Musical implantará um Laboratório de Iniciação Musical, na sede do Programa NEOJIBA, no Parque do Queimado. As aulas realizadas terão uma proposta metodológica de ensino diferenciada - Aprende quem ensina -, pois, ao mesmo tempo que os monitores contribuem para o processo formativo dos integrantes, eles estarão sendo capacitados pelos instrutores do laboratório. O laboratório irá capacitar os monitores para atuarem no bairro São Tomé de Paripe: na Escola Municipal Doutor Otaviano Pimenta e na AMSTP - Associação de Moradores de São Tomé de Paripe; terá mobiliário específico e utilizará instrumentos convencionais e de plástico que foram produzidos durante a execução do projeto Orquestra Plástica. 

Meninas na Música - 2ª Edição

O projeto Meninas na Música, criado em 2018, com o patrocínio da AVON e o apoio do Instituto AVON, foi criado na perspectiva de despertar, entre os adolescentes e jovens do Programa NEOJIBA, uma consciência crítica quanto ao lugar da mulher no universo da música no século XXI, oportunizando a eles e elas experiências de aprendizado com musicistas do sexo feminino, em geral em instrumentos e/ou funções historicamente ocupadas apenas por homens. Esta oportunidade deve fomentar transversalmente uma série de questões acerca da equidade entre os gêneros, a importância da representatividade como estímulo a um maior desenvolvimento e empoderamento feminino, assim como a conscientização do papel de todos (homens e mulheres) na construção de uma sociedade sem preconceitos e sem violência contra as mulheres. Em seu segundo ano, o projeto prevê a realização de 12 academias (masterclasses) online com professoras e musicistas convidadas; quatro aulas públicas online, como resultado demonstrativo das academias; sete oficinas com temas que dialogam com alguns dos 17 objetivos elencados pela ONU com vista a transformação do mundo, realizadas pelo setor de Desenvolvimento Social do NEOJIBA.Prevê ainda a realização de quatro reuniões online, com as mães e familiares dos integrantes, com oficinas que permitam oportunidade de geração de nova renda familiar.

Festival NEOJIBA Encanta

O Festival NEOJIBA Encanta promove a integração e troca de experiência da prática musical de canto coral, proporcionando intercâmbio entre coros nacionais e internacionais. A primeira edição atraiu um público de 2.535 pessoas, contou com a participação de 18 grupos, 10 apresentações e um Encontro de Coros, além de ações formativas. Destaque para o lançamento mundial da cantata contrafacta “Se Negro Sou”, idealizada pelo maestro brasileiro, radicado na suíça, Luiz Alves. A cantata é uma adaptação de poemas de autores negros brasileiros, portugueses e africanos do século XIX às melodias de Felix Mendelssohn (1809-1847). 

Já a segunda edição contou com oito dias de apresentações, conversas e oficinas sobre canto coral, além de atividades internas para os coros do NEOJIBA. Por conta da pandemia de coronavírus os eventos foram realizados online, com transmissão pelo Youtube e Facebook, cerca de 14 mil pessoas alcançadas. A terceira edição do festival está prevista para 2021 e irá seguir um formato com uma grade de programação similar às duas últimas edições.

Implantação do Ateliê Escola de Luteria de Teixeira de Freitas 

O projeto possui patrocínio da Eletrobras, através da celebração do Convênio de Cooperação Técnico-Financeira “ECV-PRCS-001/2019”, e apoio do Governo Federal. A implantação do Ateliê Escola de Luteria de Teixeira de Freitas irá capacitar e formar profissionalmente jovens aprendizes no ofício de luthier. Para isso, serão adquiridos materiais e equipamentos específicos, como ferramentas, maquinários e insumos, além do fornecimento de lanches, camisas personalizadas e materiais de limpeza e escritório. O Ateliê irá beneficiar crianças, adolescentes e jovens através de reparo e manutenção de seus instrumentos de cordas, além disso irá proporcionar a expansão das atividades no Núcleo Territorial NEOJIBA Teixeira de Freitas - Orquestrando Futuros. 

Implantação do Ateliê Escola de Luteria de Feira de Santana 

O projeto “Implantação do Ateliê Escola de Luteria de Feira de Santana” conta com o patrocínio das empresas OL Papéis e Solar Coca-Cola e do Governo do Estado da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. Em sua execução, o projeto irá adquirir equipamentos, como ferramentas, maquinários e insumos para implantar o Ateliê Escola de Luteria, que funcionará como um laboratório de formação de novos luthiers, proporcionando alternativas de geração de renda para jovens de Feira de Santana, prioritariamente em situações de vulnerabilidade. O Ateliê Escola realizará reparos em instrumentos de cordas friccionadas dos integrantes, e realizará atividades que irão contribuir com a manutenção do Núcleo Territorial NEOJIBA Feira de Santana - Antônio Gasparini. Desta forma, o projeto objetiva amplificar a atuação do Núcleo, aumentando seu potencial de benefícios no interior. 

Arca NEOJIBA - Sarau da Arca

O projeto de construção da Arca foi aprovado pelo Edital do Programa Matchfunding BNDES + Patrimônio Cultural, através da plataforma do Benfeitoria, com os recursos advindos da campanha de financiamento coletivo somados aos recursos do BNDES. A proposta é ter um pequeno palco com cobertura, na área verde do Parque do Queimado, onde está a sede do Programa NEOJIBA, que vai permitir um novo espaço para realização de atividades artísticas e musicais, abertas ao público e com a participação de grupos das mais diversas linguagens artísticas, em interação com os integrantes do NEOJIBA, encontros estes já batizados de SARAUS da ARCA. 

Eixo de Iniciação Musical de São Tomé de Paripe

O projeto “Eixo de Iniciação Musical de São Tomé de Paripe” conta com o patrocínio da empresa M. Dias Branco e realizará atividades de iniciação musical para 60 crianças, bem como aulas públicas como resultados destas atividades, no bairro de São Tomé de Paripe. As atividades serão realizadas na escola Escola Municipal Doutor Otaviano Pimenta com o intuito de garantir a manutenção e pleno funcionamento do Eixo, atingindo a região dos bairros de Paripe e Alto do Tororó. O projeto realizará o acompanhamento social dos integrantes e de seus responsáveis, a fim de garantir o desenvolvimento do mesmo nas suas esferas de convívio, enquanto agentes transformadores.

Projeto Parque da Música

Este projeto é patrocinado pela Wilson Sons, Halliburton e doações de pessoas físicas, através do FMDCA - Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Salvador, e visa a realização de 26 concertos didáticos no Parque do Queimado, sede do Programa NEOJIBA, para até 3.640 crianças e adolescentes atendidos por projetos sociais e escolas públicas, prioritariamente em situações de vulnerabilidade social, da cidade de Salvador. A iniciativa inclui a distribuição de cartilha educativa para os convidados antes das apresentações. Através dos concertos didáticos, o jovem público poderá aprender um pouco mais sobre a música orquestral, conhecer o Parque e o Programa em si.

Projeto Musicalização: do berço ao palco

Patrocinado pela Wilson Sons e doações de pessoas físicas por meio do FMDCA - Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Salvador, o projeto Musicalização: do berço ao palco consiste na promoção de aulas de musicalização para até 40 bebês e crianças pequenas, além da viabilização de uma Banda Sinfônica Infantil para até 47 crianças. As atividades acontecerão no Parque do Queimado. 

Durante as aulas para os bebês e crianças pequenas serão realizadas brincadeiras e jogos que promovam noções de ritmo, melodia, fraseado e musicalidade, assim desenvolvendo habilidades cognitivas tais como: foco, percepção auditiva, memória, etc. Estas aulas sempre contarão com a presença de um familiar. Através deste projeto, serão adquiridos instrumentos e insumos para a implantação de mais um grupo musical do NEOJIBA, a Banda Sinfônica Infantil, como mais uma alternativa de prosseguimento pedagógico do processo de iniciação musical.