Núcleo Territorial NEOJIBA Teixeira de Freitas- Orquestrando Futuros

Criado em 2019, o Núcleo Territorial NEOJIBA Teixeira de Freitas “Orquestrando Futuros”, surgiu a partir da experiência de sucesso do ICED - Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento, entidade parceira do NEOJIBA que iniciou o trabalho de formação de orquestra no ano de 2014, em parceria com a IBM - Igreja Batista Memorial. Atualmente são desenvolvidas atividades musicais para 138 crianças, adolescentes e jovens provenientes de mais de 32 bairros da cidade de Teixeira de Freitas. Além disso, o núcleo tem um  importante papel territorial, no apoio a projetos e iniciativas musicais parceiras.

A principal função do NTN é promover ações de multiplicação e de assistência social em seu território, oferecendo aulas de iniciação musical, prática musical coletiva, como canto coral e orquestras. Uma escola de lutheria e reparo de instrumentos musicais deve ser implantada em breve no núcleo. Para auxiliar na capacitação dos integrantes, o núcleo também oferta bolsas anuais para seleção de Multiplicadores Territoriais. Hoje o NTN conta com 8 bolsistas.

Entre as principais formações do NTN, estão a Orquestra Infantil, Orquestra 9 de Maio, Coro 9 de Maio e a Camerata NTN, compostos por integrantes de 6 a 22 anos. As apresentações, oficinas e práticas sociais realizadas pelo Núcleo, desde a sua criação, já alcançaram um público de cerca de 5 mil pessoas
Além do trabalho local, o Núcleo Territorial apoia bandas filarmônicas, fanfarras escolares e outras iniciativas de prática musical coletiva desenvolvidas nos territórios de identidade circunvizinhos. Para dar suporte aos jovens integrantes de projetos musicais do interior, a equipe pedagógica do NTN também realiza a tutoria de bolsistas do  Programa de Capacitação em Ensino Coletivo de Música (PROCEC).

O Núcleo funciona em parceria com o Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED). As atividades ainda possuem o apoio da Igreja Batista Memorial (IBM), onde o NTN está localizado, e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Teixeira de Freitas.  

Coordenação: Gislaine Romana
Telefone para contato: 73 991810026
E-mail:gislaineromana@neojiba.org  
Endereço: Avenida 09 de Maio, Nº 29, Bairro Jardim Caraípe - Teixeira de Freitas - CEP 45995-152

PRINCIPAIS FORMAÇÕES:

Orquestra 9 de Maio

A Orquestra 9 de Maio foi criada em 2013, pelo ICED - Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (Parceiro do Projeto). Atualmente é a Orquestra principal do NTN tendo em sua composição 61 integrantes, que têm idades entre 15 e 22 anos, e busca atender o público já existente no território atendido pelo Núcleo, proporcionando apresentações públicas e levando música de excelência.

Para ingressar na Orquestra 9 de Maio, o integrante necessita estar apto a executar obras de grandes compositores, do popular ao erudito, com resultado musical de excelência. Composta por integrantes com nível técnico musical mais avançados. A Orquestra 9 de Maio é a principal Formação do Núcleo. 

A Orquestra 9 de Maio já se apresentou em diversos municípios do território Extremo Sul, incluindo as cidades Teixeira de Freitas, Posto da Mata, Itanhém, Nova Viçosa, Itamarajú, Prado, Alcobaça, Guaratinga, Itabuna, Itabatã, Ibirapuã, Nova Viçosa e Medeiros Neto.

Atualmente o responsável pela Orquestra 9 de Maio são os instrutores Evânio Evangelista e Filipe Mota

Orquestra Infantil

Criada em 2017, com o objetivo de trabalhar a formação instrumental para os iniciantes do Núcleo,a Orquestra Infantil, atualmente, conta com 117 integrantes com idades entre 6 e 14 anos, e executa um repertório de acordo com o nível técnico dos integrantes, proporcionando o desenvolvimento da habilidade de tocar em conjunto, arranjos da música popular e da música clássica. 

Desde a sua criação, a Orquestra Infantil já se apresentou em diversas cidades do Extremo Sul, incluindo Teixeira de Freitas, Posto da Mata, Itanhém, Nova Viçosa, Itamarajú, Prado, Alcobaça, Guaratinga, Itabuna, Itabatã, Ibirapuã, Nova Viçosa e Medeiros Neto.

Atualmente todos os instrutores do NTN são responsáveis pela Orquestra Infantil.

 Coro 9 de Maio 

Criado em 2013, pelo ICED, atualmente é composto por todos os 138 integrantes do NTN, com idades de 6 a 22 anos. Para integrar o Coro 9 de Maio é necessário ser integrante do NTN ou de projetos parceiros. Juntamente com a principal formação do NTN, o Coro 9 de Maio busca atender o público já existente no território e atendido pelo Núcleo, proporcionado apresentações públicas levando música de excelência.

O Coro 9 de Maio já se apresentou em diversas cidades do território Extremo Sul desde sua criação, incluindo as cidades Teixeira de Freitas, Posto da Mata, Itanhém, Itamarajú, Prado, Alcobaça, Guaratinga, Itabuna, Itabatã, Ibirapuã, Nova Viçosa e Medeiros Neto. 

 Atualmente o instrutor Thiago Barcelos é o responsável pelo Coro 9 de Maio

 Camerata NTN

Criada em Outubro de 2019, a Camerata NTN conta com 18 integrantes que têm idades entre 13 e 22 anos. Para ingressar na Camerata é necessário que o integrante tenha nível mais avançado e seja capaz de executar obras que demandam nível técnico musical mais elevado, como por exemplo tocar escalas e arpejos de 3 oitavas, exercícios de técnica de Schradieck, Sevcik e Hans Sitt e tocar obras de repertório para orquestra de cordas de compositores como Mozart, Vivaldi, Tchaikovsky, Mendelssohn, entre outros, além de participar de uma prova anunciada com antecedência.

 A camerata e o seu repertório fazem parte da formação musical dos integrantes do núcleo, onde o estudo deve ser diário e com muita disciplina.

Desde a sua criação a Camerata 09 de Maio já se apresentou nas cidades de Teixeira de Freitas, Posto da Mata, Itanhém, Nova Viçosa, Itamarajú, Prado, Alcobaça, Guaratinga, Itabuna, Itabatã, Ibirapuã, Nova Viçosa, Medeiros Neto, Salvador e Feira de Santana

 Atualmente o responsável pela Camerata NTN é o instrutor Filipe Mota

Orquestra de Violoncelos

Criada em 2015, decorrente do crescimento do número de integrantes de violoncelos, a Orquestra de Violoncelos possui atualmente 15 integrantes com idades entre 11 e 22 anos. Tem como objetivo atender a expectativa dos integrantes que buscam executar repertórios de acordo com o desenvolvimento técnico musical e da habilidade de tocar em conjunto. 

A execução de arranjos da música popular e da música clássica, adequados ao nível dos integrantes, é o ponto forte das apresentações do grupo de Câmara.

 Atualmente a responsável pela Orquestra de Violoncelos é a instrutora Rebeca Furtado

 


Comentários