Público já pode reservar ingressos para concertos da Orquestra NEOJIBA com solista virtuose francesa
- 09 out, 2025

O público já pode reservar ingressos para assistir os dois concertos da Orquestra NEOJIBA que serão realizados nos dias 17 e 18 de outubro, às 19h, no Parque do Queimado. Os ingressos para a apresentação podem ser garantidos com antecedência e comodidade pela plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/eventos?s=neojiba).
Será a primeira vez que uma orquestra baiana vai apresentar a peça “La Mer”, de Debussy.
O concerto contará com a participação especial da violoncelista francesa Ophélie Gaillard, especialista em música barroca e contemporânea, reconhecida internacionalmente por sua técnica virtuosa e pelas gravações de compositores como Dvořák, Vivaldi, Schumann, Chopin e Bach e professora da Escola Superior de Música de Genebra.
Os concertos integram a Série Salvador Sinfônica, temporada 2025 do NEOJIBA.
Os concertos acontecem após a recente renovação do espaço de ensaios sinfônicos do Parque do Queimado, que foi completamente reestruturado e recebeu nova iluminação cênica.
Programa
Marco fundamental do Impressionismo musical, La Mer- Três Esboços Sinfônicos, de Debussy, representa o mar em três movimentos que se sucedem com fluidez orgânica. Em vez de imitar sons do oceano, a obra evoca atmosferas em que os motivos se integram sem hierarquias claras, expressando emoções de forma sutil e imprevisível.
Esta é a primeira vez que uma orquestra baiana executa a obra.
O repertório inclui também a Abertura da ópera Don Giovanni, KV 527, de Mozart, e o Concerto nº 1 para Violoncelo, Op. 33, de Saint-Saëns, com Gaillard como solista.
Don Giovanni é uma das mais célebres obras de Mozart e uma das óperas mais importantes já compostas. Pertencente ao estilo dramma giocoso — que mescla cenas dramáticas e cômicas —, sua abertura alterna entre um andante, que sugere os conflitos interiores do personagem-título, e um molto allegro, de ritmo acelerado e caráter leve e satírico.
Concerto nº 1 para Violoncelo apresenta uma estrutura inovadora que elevou o status do instrumento na música sinfônica a partir do século XIX. A obra reflete o estilo singular e o gênio criativo de Saint-Saëns, com linhas melódicas claras e elegantes, aliadas a um rigor formal herdado de períodos anteriores. Nesta obra compacta, o romantismo ornamentado dá lugar a uma expressão concisa, em que o virtuosismo aparece com clareza e intenção.
A apresentação fará uma homenagem à memória de Saint-Saëns, cujo nascimento completa 190 anos no dia nove de outubro de 2025..
Sobre a Orquestra NEOJIBA
É a principal formação musical do NEOJIBA. Criada em 2007, é composta por mais de 100 jovens com idades entre 13 e 27 anos. É uma orquestra que tem como marca a atuação pedagógica de seus integrantes, envolvidos direta ou indiretamente na formação musical de mais de 6 mil crianças e adolescentes no estado da Bahia.
Sobre Ricardo Castro
Ricardo Castro recebeu o primeiro prêmio no Concurso Internacional de Piano de Leeds, na Inglaterra, em 1993, tornando-se o único latino-americano a ganhar o concurso. Vinte anos depois, tornou-se, pelo trabalho realizado com o NEOJIBA, o primeiro e único brasileiro a receber o título de Membro Honorário da Royal Philharmonic Society. A nomeação o colocou ao lado de personalidades ilustres da história da música ocidental. Castro também leciona na Escola Superior de Música de Genebra e na Scuola di Musica di Fiesole. Este caminho incomum o coloca entre os músicos de grande renome internacional que dedicam sua vida ao bem comum através da educação e do trabalho social. Castro começou a tocar piano aos três anos e aos cinco foi excepcionalmente aceito na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, na turma da Prof. Esther Cardoso. Aos 10 anos de idade, interpretou como solista o Concerto de Piano de Haydn em Ré Maior. Em 1984, iniciou os estudos musicais na Europa, no Conservatório Superior de Música de Genebra, na classe de Maria Tipo e na classe de regência de Árpád Gérecz. Graduou-se no Conservatório de Genebra em 1987. Em 2007, foi convidado pelo governo do Estado da Bahia a criar o NEOJIBA, programa pioneiro no Brasil, que dirige desde então. É também o maestro titular da Orquestra NEOJIBA, a primeira orquestra jovem brasileira a se apresentar na Europa. Juntos, eles fizeram centenas de concertos no Brasil e no exterior.
Sobre Ophélie Gaillard
Ophélie Gaillard, violoncelista franco-suíça e vencedora do Victoires de la Musique Classique, se apresenta com as orquestras mais prestigiadas e explora uma ampla variedade de repertórios, da música barroca às criações contemporâneas. Desde 2014, Ophélie Gaillard leciona na Haute École de Musique de Genebra e ministra masterclasses ao redor do mundo. Ela é frequentemente convidada para atuar como jurada em prestigiados concursos internacionais. Eleita "Revelação Solista Instrumental" no Victoires de la Musique Classique em 2003, desde então ela se apresentou em recitais pela Ásia e Europa, além de ter sido convidada de algumas das orquestras mais prestigiadas, incluindo a Orquestra Filarmônica de Monte Carlo, a Orquestra Nacional de Metz, a Royal Philharmonic Orchestra, a Orquestra Sinfônica Nacional Tcheca e a New Japan Philharmonic.
Sobre o NEOJIBA
Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 17 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 30 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia mais de 2,4 mil integrantes diretos em seus 13 núcleos, em Salvador e em 6 cidades do interior da Bahia, e 6 mil indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.
SERVIÇO
Orquestra NEOJIBA - Série Salvador Sinfônica
17 e 18 de outubro
19h
Parque do Queimado
Ingressos: 5 e 10 reais (à venda na plataforma www.sympla.com.br)