Festival NEOJIBA "Encanta" celebra o canto coral com grupos de toda a Bahia em seis concertos gratuitos
- 16 set, 2025

Festival NEOJIBA "Encanta" celebra o canto coral com grupos de toda a Bahia em seis concertos gratuitos
Evento promovido pelo NEOJIBA reúne vozes de diferentes idades e territórios em Salvador, entre os dias 21 e 28 de setembro
Vozes de todas as idades e de toda a Bahia se encontram no Festival NEOJIBA Encanta , evento que celebra a riqueza e a diversidade do canto coral como expressão artística coletiva e ferramenta de integração social.
Entre os dias 21 e 28 de setembro , serão realizados seis concertos gratuitos e abertos ao público no Parque do Queimado, reunindo formações do NEOJIBA e grupos convidados de diferentes cidades da Bahia, como Santo Amaro, Capim Grosso e Conceição do Coité.
O festival é uma iniciativa do NEOJIBA, programa prioritário do Governo da Bahia.
Dos seis concertos programados, quatro serão protagonizados por formações do próprio NEOJIBA : o Coro Juvenil, com a participação de integrantes de 2010 a 2025 sob a regência de Yuli Martinez, o Coro Infantojuvenil com regência de Joilson Cerqueira, o Coro Pedagógico Experimental com regência de Alexsandra Brasileiro e o Coro Comunitário com regência de Ângelo Rafael.
A programação continua no sábado (27) com o Concerto de Coros Baianos Convidados , que será uma verdadeira celebração da cultura coral do estado. A abertura vai por conta do Coro Comunitário do NEOJIBA, sob a regência de Yuli Martinez , seguida pelas apresentações de sete grupos convidados , vindos de diferentes cidades e instituições:
- Coral Pentágono (regência de Carlos Vega)
- Coral do Colégio Antônio Vieira (regente: Jean Prado)
- Coral Odonto Bahia (reg.: Alcides Lisboa)
- Coral da Juventude do Mosteiro de São Bento (reg.: Vinicius Ferraz)
- Coral Juventude Arte do Recôncavo - Santo Amaro (CJAR) (reg.: Robert Alexandre)
- Coral Jovem do CETEP - Capim Grosso (reg.: Thalita Passos)
- Coral da região Sisaleira - Conceição do Coité (reg.: Daniel Tourinho)
O NEOJIBA Encanta se encerra no domingo, 28 de setembro, com grande encontro de coros do NEOJIBA (Salvador e RMS), às 11h, no Parque do Queimado, em uma edição especial da série “Todo Domingo no Parque”, aberta ao público . Este concerto será realizado ao ar livre e reunirá o Coro Juvenil, o Coro Infantojuvenil, o Coro Pedagógico Experimental e o Coro Comunitário, além dos coros dos Núcleos de Prática Musical do NEOJIBA.
Além dos concertos, o Festival NEOJIBA Encanta incluirá atividades formativas , como intercâmbios entre núcleos musicais , oficinas, ensaios conjuntos e masterclasses externas para os membros do programa , promovendo o aprendizado e a troca de experiências entre os participantes.
Ao colocar o canto coral no centro das atenções, o Encanta reafirma a missão do NEOJIBA: tornar a prática artística acessível a todos , apoiando a música como um instrumento de desenvolvimento humano e integração social , especialmente entre jovens em contextos de vulnerabilidade.
O Encanta é uma iniciativa do NEOJIBA, programa prioritário do @govba, via Lei de Incentivo à Cultura.
Sobre o NEOJIBA
Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. O programa é suspenso pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e administrado pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 17 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 36 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia mais de 2,4 mil membros diretos em seus 13 núcleos, em Salvador e em 6 cidades do interior da Bahia, e 6 mil indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.
Festival NEOJIBA Encanta
Quando: 21 a 28 de setembro
Onde: Parque do Queimado, Liberdade, Salvador
Entrada gratuita
PROGRAMAÇÃO
Domingo (21)
Todo Domingo no Parque
"Lembranças e Novas Histórias"
Concerto do Coro Juvenil - Em uma só voz: Junção de integrantes de 2010 a 2025
Regência: Yuli Martinez
11h
Segunda-feira (22)
Concerto do Coro Infantojuvenil: Cantata BWV 4 JS Bach
Regência: Joilson Cerqueira
16h
Quarta-feira (24)
Concerto do Coro Pedagógico Experimental: “Cantos da infância”
Regência: Alexsandra Brasileiro
16h
Quinta-feira (25)
Concerto do Coro Comunitário do NEOJIBA (regência: Ângelo Rafael e monitores) e do Concerto do Coral Água Viva da Embasa (regência: Gleidiane Macedo)
18h
Sábado (27)
Concerto dos Coros Baianos Convidados
Abertura: Coro comunitário NEOJIBA. Regente Yuli Martínez
Coral Pentágono (regente: Carlos Vega)
Coral do Colégio Antônio vieira: (regente: Jean Prado)
Coral Odonto Bahia (regente: Alcides Lisboa)
Coral da Juventude do Mosteiro de São Bento (regente: Vinicius Ferraz)
Coral Juventude Arte do Recôncavo - Santo Amaro CJAR (regente: Robert Alexandre)
Coral Jovem do CETEP - Capim Grosso (regente: Thalita Passos)
Coral da Região Sisaleira - Conceição de Coité (regente: Daniel Tourinho)
16h
Domingo (28)
Todo Domingo no Parque - Grande Encontro dos Coros do NEOJIBA
11h