ORQUESTRA NEOJIBA REALIZA SUA NONA TURNÊ INTERNACIONAL COM CONCERTOS EM ALGUMAS DAS MAIS PRESTIGIADAS SALAS DA EUROPA
- 07 mai, 2025

A Orquestra NEOJIBA, formação principal do programa NEOJIBA, embarca em 15 dias para sua nona turnê internacional, consolidando-se como a única orquestra jovem do Brasil ao se apresentar nas séries oficiais de algumas das mais renomadas salas de concerto do mundo. O grupo, formado por 85 jovens músicos, se apresenta entre os dias 17 de maio e 3 de junho em seis países europeus, com passagens por cidades como Hamburgo, Munique, Amsterdã e Paris.
Reconhecimento internacional e trajetória exemplar
Desde sua criação, em 2007, a Orquestra NEOJIBA já realizou mais de 390 apresentações, alcançando meio milhão de pessoas. A nona turnê internacional da Orquestra, em apenas 17 anos de existência do programa, evidencia um feito inédito para uma orquestra brasileira: uma mídia de uma turnê internacional a cada dois anos — um marco de excelência artística e de consistência institucional sem precedentes no país.
Diferentemente de outras iniciativas, como as turnês internacionais do NEOJIBA não utilizam recursos públicos do contrato de gestão firmado com o Governo da Bahia, que mantém o programa em território baiano por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. As turnês são organizadas pelo Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM), que viabilizam essas viagens com apoio exclusivo de patrocinadores privados e produtores internacionais, os quais cobrem despesas como transporte, hospedagem, alimentação e caches. Esse modelo é reflexo da audiência internacional da Orquestra NEOJIBA, constantemente convidada a integrar séries oficiais de algumas das mais prestigiadas temporadas de concertos do mundo — palcos tradicionalmente reservados às grandes orquestras profissionais.
Nesta edição, o grupo apresentar-se-á pela primeira vez na Elbphilharmonie, em Hamburgo, e na Isarphilharmonie, em Munique. A turnê marca também o retorno ao Concertgebouw de Amsterdã e à Philharmonie de Paris, onde o NEOJIBA se apresentará pela quarta vez — feito inédito para qualquer orquestra brasileira. Além disso, a Orquestra se apresenta pela primeira vez na Áustria e na Polônia, e em cidades como Wuppertal, Wiesbaden, Saarbrücken, na Alemanha e Brescia e Bérgamo na Itália.
Sob a direção artística e regência de Ricardo Castro, fundador do NEOJIBA, a turnê contará ainda com a participação de solistas de renome internacional: o violinista brasileiro Guido Sant'Anna, os irmãos pianistas holandeses Lucas e Arthur Jussen, e a célebre dupla francesa Katia e Marielle Labèque
Sobre a Orquestra NEOJIBA
Formação orquestral principal do NEOJIBA, a orquestra é composta por jovens músicos entre 15 e 27 anos. Desde sua fundação, tem sido uma referência na formação orquestral juvenil e na excelência artística, sendo a orquestra juvenil brasileira a se apresentar na Europa e a única orquestra brasileira ao tocar na Philharmonie de Paris.
Sobre Ricardo Castro
Fundador e diretor-geral do NEOJIBA, Ricardo Castro é pianista, maestro, educador e gestor cultural de reconhecimento internacional. Foi o único brasileiro a vencer o prestigiado Concurso Internacional de Piano de Leeds, na Inglaterra, e a ser nomeado membro honorário da Royal Philharmonic Society, uma distinção concedida a apenas 141 músicos desde sua fundação em 1826.
Sobre Guido Sant'Anna
Violinista brasileiro de destaque internacional, Guido Sant'Anna iniciou seus estudos aos cinco anos de idade e, aos 17, fez história ao vencer o Concurso Internacional Fritz Kreisler, em Viena, tornando-se o primeiro sul-americano a conquistar esse prestigiado prêmio. Atualmente, estuda na Kronberg Academy, na Alemanha, sob a orientação de Mihaela Martin.
Sobre Lucas e Arthur Jussen
Os irmãos Lucas e Arthur Jussen são pianistas holandeses que conquistaram reconhecimento mundial desde a infância. Já se apresentou com algumas das mais importantes orquestras do mundo, incluindo a Boston Symphony Orchestra e a Royal Concertgebouw Orchestra, colaborando com maestros como Andris Nelsons e Sir Neville Marriner. Em 2010, assinaram contrato exclusivo com a Deutsche Grammophon e, desde então, lançaram álbuns aclamados, incluindo interpretações de Beethoven, Schubert e Mozart.
Sobre Katia e Marielle Labèque
O duo francês de pianistas Katia e Marielle Labèque é reconhecido por suas opiniões e excelência artística. Com carreiras consolidadas internacionalmente, já se apresentou com algumas das principais orquestras do mundo, como a Filarmônica de Berlim e a Filarmônica de Los Angeles. Seu repertório abrange o barroco à música contemporânea, e seu estilo vibrante tornou-se referência mundial na música para dois pianos.
Sobre o NEOJIBA
Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento social por meio da música, beneficiando prioritariamente crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. O programa é suspenso pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e administrado pelo Instituto de Desenvolvimento Social pela Música. Em 17 anos, atendeu mais de 36 mil jovens, impactando diretamente 2,4 mil membros em seus 13 núcleos na Bahia e outros 6 mil por meio de iniciativas parcerias musicais.
Serviço:
CONCERTOS INTERNACIONAIS – TURNÊ EUROPA 2025
17/05, Klagenfurt, Áustria
Orquestra NEOJIBA e Guido Sant'Anna, violino(programa A)
Regente: Ricardo Castro
19h30, Konzerthaus | Mießtaler Straße 8 | 9020 Klagenfurt
19/05, Breslávia, Polônia
Orquestra NEOJIBA e Guido Sant'Anna, violino(programa A)
Regente: Ricardo Castro
19h, Fórum Nacional de Música - Sala Główna
22/05, Hamburgo, Alemanha
Orquestra NEOJIBA e Guido Sant'Anna, violino(programa A)
Regente: Ricardo Castro
20h, Elb Philharmonie - Groosser Saal
24/05, Wuppertal, Alemanha
Orquestra NEOJIBA e Guido Sant'Anna, violino(programa A)
Regente: Ricardo Castro
20h, Großer Saal, stARTfestival da Bayer Kultur
25/05, Wiesbaden, Alemanha
Orquestra NEOJIBA e Lucas e Arthur Jussen, pianos(programa B)
Regente: Ricardo Castro
19h, Kurhaus Wiesbaden GmbH
26/05, Saarbrucken, Alemanha
Orquestra NEOJIBA e Guido Sant'Anna, violino(programa A)
Regente: Ricardo Castro
19h, Musikfestspiele Saar gGmbH
27/05, Munique, Alemanha
Orquestra NEOJIBA e Lucas e Arthur Jussen, pianos(programa C)
Regente: Ricardo Castro
20h, Isarphilharmonie (Gasteig HP8)
29/05, Bréscia, Itália
Orquestra NEOJIBA e Lucas e Arthur Jussen, pianos(programa C)
Regente: Ricardo Castro
20h, Teatro Grande
30/05, Bérgamo, Itália
Orquestra NEOJIBA e Lucas e Arthur Jussen, pianos (programa C)
Regente: Ricardo Castro
20h30, Teatro Donizetti
01/06, Essen, Alemanha
Orquestra NEOJIBA e Lucas e Arthur Jussen, pianos (programa C)
Regente: Ricardo Castro
20h, Filarmônica de Essen (sala Alfred Krupp)
02/06, Amsterdã, Holanda
Orquestra NEOJIBA e Lucas e Arthur Jussen, pianos (programa C)
Regente: Ricardo Castro
20h15, Concertgebouw
03/06, Paris, França
Orquestra NEOJIBA e Katia e Marielle Labèque, pianos
Regente: Ricardo Castro
20h, Grande Salle Pierre Boulez – Filarmônica