Novo projeto do NEOJIBA estimula a leitura e o protagonismo dos integrantes

  • 17 dez, 2024

O projeto “Aprende Quem Ensina: Fluindo Caminhos" visa a aquisição de livros sobre diversos temas do universo musical para todos os núcleos do NEOJIBA, a realização de aulas expositivas para os integrantes dos respectivos núcleos sobre as obras adquiridas e a promoção de atividades de apreciação musical para o público externo. A aquisição de livros para todos os núcleos têm por intuito fortalecer o protagonismo e independência dos integrantes em seus processos de aprendizagem, além de incentivar o gosto pela leitura, aguçar a criatividade, ampliar conceitos e visão de mundo. 

Foram adquiridas obras sobre diversos temas do universo musical, como história, análise, estética e pedagogia musical. Também foram obtidos métodos, partituras e materiais de apoio pedagógico. Como forma de despertar o interesse dos integrantes nestes livros, o projeto inclui aulas expositivas nas quais os instrutores e coordenadores dos núcleos apresentarão aspectos gerais das obras e seus respectivos autores. Além disso, os beneficiários receberão orientações de como conservar e garantir uma maior durabilidade dos exemplares, possibilitando que os futuros participantes do programa possam usufruir dos livros e das mesmas oportunidades. 

O projeto também abrange o público externo interessado em apreciação musical, promovendo duas palestras sobre o tema, em que o público será apresentado a informações referentes às peças que serão executadas no concerto realizado após as atividades de apreciação, como, por exemplo, curiosidades sobre as obras e seus respectivos compositores, instrumentos utilizados, entre outros. As palestras também serão transmitidas online como forma de ampliação do acesso. 

O projeto “Aprende Quem Ensina: Fluindo Caminhos” conta com o patrocínio da Solar Coca-Cola e do FAZCULTURA, através das Secretarias da Fazenda e da Cultura do Governo da Bahia.

Sobre o programa NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Atualmente, o programa beneficia 2,4 mil integrantes diretos em seus 13 núcleos, em Salvador e em 6 cidades do interior da Bahia, e 6 mil indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.


Comentários