• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Aniversário de 17 anos do NEOJIBA reúne público de três mil pessoas em três dias de festa

Aniversário de 17 anos do NEOJIBA reúne público de três mil pessoas em três dias de festa

  • 22 jul, 2024

O NEOJIBA, programa do Governo da Bahia, comemorou o aniversário de 17 anos com uma grande festa, que encheu o Parque do Queimado de música, emoção e beleza. Foram três dias de apresentações, na sexta (19), no sábado (20) e no domingo (21), que encantaram um público de mais de três mil pessoas. 

Entre os presentes, estava o senador Jaques Wagner, que fez questão de celebrar a data especial com os integrantes do programa. Wagner era o governador do Estado quando o NEOJIBA foi criado, em 2007. "Essa é uma marca que me orgulha muito. Fico muito feliz cada vez que venho visitar esse lugar, que para mim é como um santuário. Você vê as famílias chegando orgulhosas, arrumadas, para ver os seus filhos tocarem. É um ganho de autoestima incrível, um ganho na área social muito grande. Cada criança, cada núcleo, espalha uma energia positiva no entorno. Isso tudo é contagiante". 

Mércia Lima chegou ao Parque bem assim, orgulhosa, sorridente e arrumada, para ver o filho, o percussionista Pedro Akil, tocar. "Estou achando tudo maravilhoso. São 17 anos de um projeto transformador, de excelência, que muda a vida das crianças, dos jovens e também das suas famílias. É muito bom ver meu filho sonhando em tocar em Paris, ao mesmo tempo em que ele está cada vez mais comprometido, pensando nos colegas, aperfeiçoando valores como a parceria, a gratidão. É o esperançar, a certeza de que o mundo pode ser melhor através da música, da integração e do acolhimento".

NEOJIBA Conecta

As apresentações reuniram os integrantes do programa nos núcleos de Salvador e Região Metropolitana, além dos participantes do NEOJIBA Conecta, projeto inovador que está reunindo em Salvador 30 jovens músicos de seis países da África e América Latina, numa grande troca cultural com artistas do Sul Global. 

A violinista angolana Teresa Balanga tocou ao lado dos integrantes das cordas e sopros da Orquestra NEOJIBA, na tarde de sábado, e ficou encantada com a experiência. "Foi algo que eu nunca imaginei, mas sempre esperei. Eu acompanhava o NEOJIBA pelo instagram, e já conhecia a orquestra daqui, que é muito boa, muito forte. Foi muito bom tocar com eles. Acho que saio daqui grande".

Estreia da Banda Sinfônica

O aniversário também foi marcado pela estreia de mais uma formação musical do programa, a Banda Sinfônica do NEOJIBA, que se apresentou pela primeira vez ao público após um período curto de ensaios, de apenas um mês e meio. O feito impressionou o músico Estevan Dantas, que estava na plateia. "É surpreendente saber que nesse período se constrói um repertório complexo desses. E a banda tem um excelente nível, afinação, performance, técnica… O maestro também estava muito tranquilo. Foi muito bom". 

O grupo foi regido por Ronald Zaíra, coordenador pedagógico de trompa. No sábado, ele já havia comandado uma outra banda, que desfilou pela manhã no Parque do Queimado reunindo os sopros da Orquestra Castro Alves e Orquestra Pedagógica Experimental. Ao final da apresentação, os integrantes fizeram uma linda homenagem a Judmilla Ribeiro Correia da Silva, que era oboísta da OCA e faleceu no dia 15 de julho, aos 16 anos. 

O encanto d'Os Saltimbancos 

Uma das apresentações mais aguardadas pelo público foi o musical infantojuvenil Os Saltimbancos, que teve duas sessões lotadas. A subprocuradora-geral da República Maria Caetana Cintra Santos, presidente do Conselho do IDSM, responsável pela gestão do NEOJIBA, foi assistir ao espetáculo com a família e ficou emocionada com a performance dos integrantes. "Das coisas mais bonitas que eu já vi, não consigo nem falar direito. Lindíssimo! As crianças, a orquestra, o coro, foi tudo muito bonito. O NEOJIBA está dando um show".

Trícia Calmon, superintendente da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, pasta a qual o NEOJIBA é vinculado, também assistiu comovida à apresentação. "Foi lindo. O NEOJIBA é um grande orgulho para nós, do Governo do Estado da Bahia, que construímos junto com o IDSM essa ideia, essa realização de um sonho para tantas famílias aqui no Estado".

Oportunidades para todos

A oboísta Jasmim de Melo, integrante do núcleo de Lauro de Freitas, sente como se estivesse mesmo vivendo um sonho. "Sou suspeita para falar, porque sou fã número 1 do NEOJIBA. Se aparecer um fã-clube, sou eu! É realmente um dos melhores meios de transformação que tem para os jovens, sempre com oportunidades incríveis. Espero que o programa continue por muitos, muitos, muitos anos".  

Fundador e diretor-geral do NEOJIBA, Ricardo Castro tocou no concerto de abertura do aniversário e assistiu orgulhoso à apresentação de Jasmim e a de todos os integrantes que fizeram esta grande festa. "Aqui, nós temos uma juventude que é comprometida com o social, que pensa no seu vizinho, na sua família, que acredita que as oportunidades devem ser para todos. Isso nos orgulha muito. Sou privilegiado de ser diretor desse programa que recebe sem interrupção o apoio do Governo do Estado, desde 2007. Estamos prontos para crescer e continuar levando essa ferramenta de desenvolvimento, de transformação, para que a nossa juventude tenha um belo horizonte pela frente". 

O Aniversário do NEOJIBA conta com o patrocínio da Porto Cotegipe, através da Lei de Incentivo à Cultura.

Sobre o programa NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 17 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, cerca de 30 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2,4 mil integrantes diretos em seus 13 núcleos, em Salvador e em 6 cidades do interior da Bahia, e 6 mil indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.


Comentários