IDSM lança mais um projeto inédito na Bahia, o NEOJIBA CONECTA

  • 09 jul, 2024

O Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM) anuncia o lançamento do NEOJIBA Conecta, um projeto pioneiro que reunirá trinta talentosos músicos da África e da América Latina em Salvador. O evento inédito ocorrerá entre os dias 15 e 30 de julho no Parque do Queimado, sede do NEOJIBA.

O NEOJIBA Conecta visa fomentar um espaço de diálogo e troca cultural entre jovens artistas do Sul Global, fortalecendo laços e promovendo a compreensão mútua. A programação incluirá oficinas de criação musical, masterclasses com renomados maestros, debates enriquecedores, ensaios colaborativos e uma série de apresentações abertas ao público.

"A iniciativa destaca nosso compromisso contínuo com a promoção do diálogo intercultural e a excelência no ensino e prática musical coletiva", afirma Fernanda Tourinho, diretora-geral do IDSM.

Inspiração e Realização Global

A ideia do NEOJIBA Conecta foi concebida por Ricardo Castro, diretor-geral do NEOJIBA, após um compromisso assumido na Academia de Orquestras Latino-Americanas, que aconteceu em fevereiro deste ano no Teatro del Lago, Chile, e teve o NEOJIBA como principal convidado. Respondendo ao sonho de uma jovem musicista, Castro prometeu trazê-los até a Bahia para testemunhar e participar do impacto transformador do NEOJIBA. Após conseguir financiamento privado, o projeto foi implantado e ampliado para incluir jovens da África, adicionando uma nova dimensão ao evento.

Os participantes da primeira edição do Conecta vêm de países como Colômbia, Peru, Equador, Chile, Angola e Moçambique, e são integrantes de programas influentes como a Iberacademy, a Sinfonía por el Perú, a Orquestra Sinfónica Kaposoka e o Xiquitsi, projeto de Moçambique criado pela oboísta e ministra da Cultura Eldevina Materula, inspirado no NEOJIBA. 

Apresentações públicas

O público poderá ver de perto a potência desse encontro em uma série de apresentações públicas, com entrada gratuita. O Parque do Queimado, na Liberdade, será palco do “Sarau do Sul Global”, que acontecerá nos dias 16, 17, 18, 23 e 25 de julho, sempre às 18h, com jovens de diferentes nacionalidades apresentando músicas tradicionais dos seus países. 

Os músicos também participarão das comemorações pelo aniversário de 17 anos do NEOJIBA, que terá o Conecta como tema. Eles tocarão ao lado dos integrantes do projeto, em recitais e concertos especiais que acontecerão nos dias 19, 20 e 21/7, no Parque do Queimado.

O grande concerto de encerramento do NEOJIBA Conecta será realizado no Teatro Salesiano, em Nazaré, no dia 28/7, às 17h, sob regência do maestro Ricardo Castro. Os musicistas da Orquestra NEOJIBA Conecta apresentarão o prelúdio de "Os Mestres Cantores de Nuremberg", de Wagner, além de obras vibrantes de compositores latinoamericanos, como "Sensemayá", do mexicano  Silvestre Revueltas,  "Sonhos percutidos", do baiano Wellington Gomes, e "Huapango", do também mexicano José Pablo Moncayo. 

O IDSM planeja manter e expandir o NEOJIBA Conecta nos próximos anos. "Este projeto não apenas celebra as riquezas culturais dos participantes, mas também se estabelece como um pilar essencial para a promoção da paz e da integração entre os povos", conta Ricardo Castro.

 

Serviço

NEOJIBA Conecta, com jovens músicos da América Latina e África

De 15 a 30 de julho, no Parque do Queimado (Liberdade), em Salvador

 

Apresentações públicas:

Saraus do Sul Global 

Dias 16, 17, 18, 23 e 25/7, às 18h

Parque do Queimado (R. Saldanha Marinho, 10-32, Liberdade)

Entrada gratuita

 

Aniversário de 17 anos do NEOJIBA

Dias 19, 20 e 21/7

Parque do Queimado (R. Saldanha Marinho, 10-32, Liberdade)

Entrada gratuita 

 

Concerto de Encerramento

Com a Orquestra NEOJIBA Conecta, sob regência de Ricardo Castro

Dia 28/7, às 17h

Teatro Salesiano (Praça Conselheiro Almeida Couto, 347 - Nazaré)

Entrada Gratuita

 

Sobre o programa NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 17 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, cerca de 30 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2,4 mil integrantes diretos em seus 13 núcleos, em Salvador e em 6 cidades do interior da Bahia, e 6 mil indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.


Comentários