• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Orquestras do NEOJIBA se apresentam neste sábado no Santuário Nossa de Fátima, no Colégio Antônio Vieira, no Garcia

Orquestras do NEOJIBA se apresentam neste sábado no Santuário Nossa de Fátima, no Colégio Antônio Vieira, no Garcia

  • 05 jun, 2024

Pela primeira vez no ano, a Orquestra Castro Alves e a Orquestra Pedagógica Experimental, formadas por crianças e adolescentes que integram o NEOJIBA, se apresentarão na mesma ocasião em Salvador. O concerto acontece neste sábado (8/6), às 15h30, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, na área externa do Colégio Antônio Vieira, no Garcia.  A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço.

Os grupos irão apresentar um repertório variado, com importantes obras do repertório sinfônico tradicional que também fazem parte do percurso formativo de orquestras infantis e infantojuvenis, como a "Marcha Eslava", de Tchaikovsky, e uma das suítes da ópera "Carmen", de Bizet. O concerto também terá peças brasileiras, como "Assum Preto", de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga, e o "Dobrado Dois Corações", de Pedro Salgado.

Os jovens músicos da Orquestra Castro Alves serão regidos pelo maestro venezuelano Eduardo Salazar e as crianças da Orquestra Pedagógica Experimental estarão sob a batuta do baiano Adauri de Oliveira.

Durante o evento, o NEOJIBA receberá doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O público pode colaborar doando alimentos não perecíveis, água mineral, cobertores, roupas e artigos para bebês.

Serviço

Concerto da Orquestra Castro Alves e Orquestra Pedagógica Experimental, do NEOJIBA

Regência de Eduardo Salazar (OCA) e Adauri de Oliveira (OPE)

Dia 8/6 (sábado), às 15h30

Santuário Nossa Senhora de Fátima, na área externa do Colégio Antônio Vieira (Av. Leovigildo Filgueiras, 683 - Garcia)

Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 17 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, cerca de 30 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2,4 mil integrantes diretos em seus 13 núcleos, em Salvador e em 6 cidades do interior da Bahia, e 6 mil indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.

 


Comentários