NEOJIBA promove ações do Maio Laranja

  • 04 jun, 2024

Em maio, a gerência de Desenvolvimento Social do NEOJIBA realizou uma série de atividades relacionadas ao “Maio Laranja”, mês de enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. As ações foram realizadas em todos os núcleos do NEOJIBA na capital e no interior da Bahia, e adaptadas conforme a necessidade de cada grupo, com o intuito de informar e combater essas formas de violências.

Para as crianças, foi adotada uma abordagem lúdica, com a atividade "Semáforo do Toque". Inspirada no semáforo de trânsito, a ação associou a cor vermelha ao perigo (toque não aceitável), a cor verde ao aceitável e a cor amarela como sinal de atenção. Por meio de perguntas sobre demonstração de afeto e toques em diferentes partes do corpo, as crianças foram incentivadas a classificar esse contato físico como sinal vermelho, verde ou amarelo, identificando aqueles que eram considerados "apropriados" e "inapropriados". Em alguns grupos, também foi realizada a atividade do Cine Laranja, com vídeos que abordam a temática de forma criativa, promovendo reflexão e compreensão. As crianças também receberam orientações sobre como solicitar ajuda em caso de necessidade.

Já para os adolescentes e jovens, foi apresentado todo o contexto histórico da pauta do “Maio Laranja”, como a instituição do dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, via lei federal, no ano de 2000. A data faz alusão à morte da menina Araceli, violentada e morta aos oito anos de idade. Os integrantes também conheceram os órgãos públicos que atuam com essa pauta, além das várias formas de denunciar e prevenir o abuso. Nos núcleos territoriais em Feira de Santana, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas, as atividades ocorreram em parceria com o Conselho Tutelar, o CREAS e a rede de serviço local, possibilitando maior divulgação de informações sobre a temática para os integrantes e seus familiares.

No Núcleo Central do NEOJIBA, em Salvador, foram realizadas palestras para os grupos musicais avançados e intermediários do programa, que reúnem os integrantes que atuam como monitores. Eles conversaram com a juíza Adriana Manta e as advogadas Thais Ladeia e Flávia Gomes, mestrandas do Programa de Pós–Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) da UFBa, sob orientação da professora Vanessa Cavalcanti. As convidadas trouxeram abordagens atualizadas sobre o assédio, o bullying e o cyberbullying.

Todas as ações do “Maio Laranja” no NEOJIBA foram marcadas pela promoção de espaço para que os integrantes pudessem falar sobre a temática e relatar suas vivências, além de poderem sugerir temas para as próximas atividades. Os encontros também tiveram música, com apresentações de integrantes da Orquestra Castro Alves, em Salvador, e do núcleo de Vitória da Conquista.

As atividades integram o projeto “DS 10 anos”, que comemora os 10 anos do setor de Desenvolvimento Social do NEOJIBA.

Sobre o NEOJIBA
Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 17 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, cerca de 30 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2,4 mil integrantes diretos em seus 13 núcleos, em Salvador e em 6 cidades do interior da Bahia, e 6 mil indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.


Comentários