Concertos do NEOJIBA celebram o Maestro Abreu

  • 24 mai, 2024

Nas noites desta quarta (22) e quinta (23), celebramos mais uma vez o legado do visionário maestro José Antonio Abreu, criador do El Sistema, com lindos concertos no Teatro Salesiano, em Salvador.

Foram noites para celebrar a “incrível jornada de transformação que a música proporciona, como o maestro Abreu ensinou ao mundo”. As palavras do maestro Eduardo Salazar abriram o primeiro dia do concerto. Salazar, maestro e violinista venezuelano, formado no El Sistema, foi aluno direto do Maestro Abreu. Começou sua trajetória musical no programa venezuelano, onde atuou intensamente como primeiro violino da Orquestra Simón Bolívar e posteriormente como regente. Em 2018, mudou-se para a Bahia e passou a integrar a equipe do NEOJIBA.

Agora em maio, Abreu completaria 85 anos de nascimento e o NEOJIBA tem feito diversas homenagens ao fundador do El Sistema, programa venezuelano que inspirou a criação do NEOJIBA e de mais de outros 70 programas de transformação social ao redor do mundo.

Nas duas noites do concerto, os jovens músicos da Orquestra NEOJIBA, sob regência de Salazar, apresentaram o poema sinfônico “Prometeu”, do brasileiro Leopoldo Miguez, e duas obras de Beethoven: a abertura do balé “As criaturas de Prometeu” e a “Sinfonia n.3”.

O cozinheiro Cleidson Almeida gostou tanto do concerto que assistiu às duas apresentações, na quarta e na quinta. “Foi incrível! E fiquei feliz também de conhecer o maestro Abreu. Ele realmente foi um visionário, numa época, quase 50 anos atrás, em que a música clássica ainda era algo extremamente elitista”.

As comemorações em homenagem ao maestro Abreu continuam neste domingo, com um recital no Parque do Queimado, às 11h, com o pianista Ricardo Castro e artistas multiplicadores do NEOJIBA. A entrada é gratuita! Na ocasião, também estaremos recebendo doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Colabore com a nossa campanha de solidariedade! Te esperamos!

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 17 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, cerca de 30 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2,4 mil integrantes diretos em seus 13 núcleos, em Salvador e em 6 cidades do interior da Bahia, e 6 mil indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.


Comentários