Orquestra NEOJIBA emociona público no concerto de abertura da temporada 2024
- 21 mar, 2024
Noites de estreia costumam ser inesquecíveis. Nesta quarta (20/3), o NEOJIBA, programa do Governo da Bahia, abriu a temporada de concertos de 2024 com uma apresentação só com obras do compositor russo Tchaikovsky, que emocionaram o público. A Orquestra NEOJIBA mostrou mais uma vez o encantamento e vigor de suas performances, desta vez sob regência do maestro venezuelano Eduardo Salazar.
O concerto foi aberto com o "Capricho italiano", composto por Tchaikovsky durante uma viagem à Itália, com referências a temas folclóricos do país, e seguiu com uma suíte de uma das obras mais conhecidas do compositor, o icônico balé "O Lago dos Cisnes", conduzido pelos movimentos intensos e inspiradores de Salazar. A apresentação foi encerrada pela "Sinfonia nº2", uma bela sinfonia, com um final extremamente festivo.
A apresentação foi ainda mais marcante para cerca de 30 adolescentes e jovens que tocaram com a orquestra principal do programa pela primeira vez, como o contrabaixista Miguel Bacelar, de apenas 13 anos. "A apresentação foi muito emocionante. Desde pequeno, quando comecei a tocar, eu sonhava em fazer parte da Orquestra NEOJIBA e em representar o programa no Brasil e, quem sabe um dia, no mundo".
A flautista Jusciana Oliveira, que tocava com Miguel na Orquestra Castro Alves, formação musical intermediária do NEOJIBA, saiu da apresentação em "êxtase". "Foi incrível, eu tô muito feliz! Eu sempre assistia aos concertos da orquestra e ficava pensando como era estar aqui. Foi a realização de um sonho, realmente".
A emoção dos integrantes e do maestro contagiou o público. "Foi lindo. Só de ver a emoção de quem está ali no palco, a dedicação… Eu amo ver as apresentações do NEOJIBA. E a energia do maestro foi demais. Acho que ele foi quem mais se divertiu! Adorei!", contou a administradora Carla Alcione.
NEOJIBA Itinerante
Esta foi a primeira apresentação da Orquestra Castro NEOJIBA no Teatro Salesiano, em Nazaré, centro de Salvador. Desde o ano passado, com o fechamento do Teatro Castro Alves para obras de requalificação, o programa vem realizando os seus principais concertos em igrejas e teatros de Salvador, como parte da série NEOJIBA Itinerante.
A apresentação é uma realização do Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música (IDSM), responsável pela gestão do NEOJIBA, e da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo da Bahia, pasta à qual o programa é vinculado.
Sobre o NEOJIBA
Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 17 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 20 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2.400 integrantes diretos em seus 13 núcleos, em Salvador e em 6 cidades do interior da Bahia, e 6.000 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.