Parceria da Funarte com o NEOJIBA fortalece busca pela excelência musical

  • 15 mar, 2024

Na busca constante pela excelência musical e pelo desenvolvimento dos seus integrantes, o NEOJIBA, programa prioritário do Governo da Bahia, firmou uma importante parceria com a Funarte, instituição vinculada ao Ministério da Cultura, para a aquisição de novos instrumentos musicais.

Ao todo, 233 instrumentos foram adquiridos por meio do termo de fomento nº 903959/2020 – como flautas doces, contrabaixos, bateria, glockenspiel, clarone, violoncelos, xilofone, oboé, trompa, saxofone e pratos – e destinados aos jovens músicos do NEOJIBA.

Natan dos Santos, 15, oboísta da Orquestra Castro Alves, foi um dos beneficiados por essa parceria. Aos sete anos, Natan ingressou no programa, no núcleo da Federação, e depois migrou para a Orquestra Pedagógica Experimental. Atualmente, ele faz parte da orquestra intermediária do programa. “Senti muita diferença com esse instrumento. Desde que recebi esse oboé, sinto que estou me desenvolvendo mais. É muito gratificante estar evoluindo com um novo instrumento”.

A aquisição e entrega dos instrumentos foram definidas visando atender aos níveis de aprendizado iniciais e intermediários. Uma das metas alcançadas com a compra dos instrumentos é o aprimoramento do trabalho pedagógico desenvolvido nos núcleos e nas orquestras distribuídas pelo estado da Bahia, com o fornecimento de instrumentos de qualidade para os jovens músicos e a capacitação de monitores e integrantes.

“O NEOJIBA vive um constante festival de música, então todo e qualquer apoio na compra de novos instrumentos é de suma importância para a manutenção dessas  atividades e para o desenvolvimento dos integrantes nas suas respectivas áreas”, afirmou Eduardo Torres, diretor musical do NEOJIBA.

Os instrumentos musicais foram adquiridos através do termo de fomento nº 903959/2020 firmado com a Funarte/Ministério da Cultura e com o apoio de emenda dos deputados Bacelar, Lídice da Mata e Zé Neto

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em quase 17 anos de atuação, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 20 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2.400 integrantes diretos em seus 13 núcleos, em Salvador e mais 6 cidades do interior da Bahia, e 6.000 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.


Comentários