NEOJIBA realiza academias com grandes músicos através de parceria com a Funarte

  • 21 dez, 2023

O lema “Aprende quem Ensina” está sempre presente nas ações desenvolvidas pelo NEOJIBA, programa prioritário do Governo da Bahia, e grande prova disso são as masterclasses realizadas frequentemente através das Academias NEOJIBA.  

Somente entre o período de agosto de 2022 a março de 2023, através do termo de fomento nº 903959/2020 firmado com a Funarte/Ministério da Cultura e com o apoio de emenda dos deputados Bacelar, Lídice da Mata e Zé Neto, foram realizadas 50 masterclasses nas áreas de canto coral, trombone, tuba, fagote, violoncelo, contrabaixo e percussão.

“As masterclasses são seguramente um momento importante para os jovens alunos do programa. É um momento de grande possibilidade, de “cliques”, de fichas caírem. Às vezes, o aluno já ouviu as orientações, mas quando eles vêm de alguém diferente, que talvez formule a ideia de outra forma, ou até mesmo que tenha uma outra percepção, muitas vezes isso pode dar um resultado imediato muito estimulante”, comentou Marília Vargas, cantora lírica paranaense especialista em música barroca.

Ao todo 158 estudantes das principais formações presentes no Núcleo Central do NEOJIBA e integrantes dos núcleos de Salvador e região metropolitana foram beneficiados pelo alto nível de especialização que as Academias NEOJIBA proporcionaram através de 305 horas de aulas. Os professores convidados foram Raiff Dantas (Violoncelo), Ricardo Santos (Trombone Tenor e Baixo), Catherine Carignan (Fagote), Paulo Zorzetto (Percussão), André Geiger (Contrabaixo), Luiz Serralheiro (Tuba) e  Marília Vargas (Canto Coral).

Livia Sansil, fagotista da Orquestra 2 de Julho, que teve masterclasses com a fagotista Catherine Carignan, pontuou: “Acho uma troca importante não só pra mim mas para os meus colegas também, que muitas vezes depois de conversar com algum professor que veio pra fazer masterclasses, resolve ir para um festival e lá no festival já são outras portas que se abrem. É algo importante e muito válido isso que o NEOJIBA faz de trazer sempre que possível professores de fora pra ajudar a gente na nossa carreira musical”.

As Academias NEOJIBA propiciam o acesso ao conhecimento de forma mais especializada e avançada, relacionando com a interpretação artística e técnica de cada instrumento. Com o objetivo da busca pela excelência, foram convidados a dar aulas professores brasileiros com alto nível e reconhecimento preparados para ensinar o conteúdo programático. Nas academias, além do desenvolvimento técnico e artístico de cada participante, almeja-se instruí-los em padrões consistentes para a prática de ensino do instrumento em todo o Programa NEOJIBA, desde as primeiras aulas para iniciantes até o repertório de virtuosidade.

 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 16 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 20  mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2.400 integrantes diretos em seus 13 núcleos, em Salvador e mais 6 cidades do interior da Bahia, e 6.000 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.


Comentários