Pelo quinto ano consecutivo, Festival Encanta promove o canto coral no NEOJIBA

  • 20 nov, 2023

Numa tarde ensolarada de uma quarta-feira, 430 cantores de todos os núcleos do NEOJIBA em Salvador e Região Metropolitana se reuniram para um grande concerto na área verde do Parque do Queimado. O público ficou no centro, rodeado pelos jovens artistas. Jean Cabral da Silva, pai de Aisha, uma das crianças que cantavam ali, achou por um momento que estava no céu. “Nunca tinha participado de algo assim e fiquei impactado… Foi inenarrável. Quando vi aquela coisa linda, pensei: Ah meu Deus, é aqui mesmo! São os anjos que estão cantando?”

O concerto integrou a quinta edição do Festival Encanta, que aconteceu entre os dias 6 e 19 de novembro. O evento, criado pelo NEOJIBA, programa do Governo da Bahia, promove o canto coral por meio de oficinas e apresentações públicas.

A maestrina Lucie Barluet, uma das idealizadoras do Festival, conta que este é um momento de reunir todos os cantores do programa. “O Encanta é muito importante para todos nós. Durante duas semanas, podemos fazer esse encontro com os coros dos núcleos dos bairros daqui de Salvador, como o Nordeste de Amaralina, Pirajá, e também de Lauro de Freitas e Simões Filho. A beleza e a riqueza desse Festival é a gente sentir que somos muitos a amar cantar e que podemos cantar todos juntos”.

Jasmin de Melo, integrante do Coro Formação, no núcleo de Lauro de Freitas, viveu sua primeira experiência num grande evento de canto coral. “Está sendo muito divertido, porque a gente consegue se expressar de uma forma leve, escutando um ao outro. É incrível estar com as crianças, os cantores pequenininhos, e também com os mais jovens, pessoas em que me espelho, me inspiro. Eu estou literalmente encantada”. 

Além do grande concerto, o Encanta teve outras três apresentações no Parque do Queimado, que reuniram juntas um público de cerca de 800 pessoas. No dia 11, o “Canto na grama”, um sarau especial,  reuniu os integrantes do Coro Juvenil, Infantojuvenil e Comunitário, sob orientação das maestrinas convidadas Maria José Chevitarese, Isabela Sekeff e Marília Vargas. 

No dia 12, aconteceu o recital “Amor, Devaneio e Natureza em Goethe”, uma homenagem ao escritor alemão, com apoio da Associação Goethe da Bahia. Os integrantes do Coro Juvenil se juntaram à turma de canto da professora Flavia Albano, da Ufba, com Arthur Marden e Saulo Gama ao piano. No outro domingo, 19, o Festival foi encerrado com um recital em homenagem ao mês da consciência negra, com os cantores dos coros Infantil, Infantojuvenil e Pedagógico Experimental. O evento também marcou a estreia de duas obras corais do compositor suíço-baiano Ernst Widmer, com letras do escritor João Carlos Teixeira Gomes.

 

Oficinas com maestrinas convidadas

Ana Mazur, integrante do Coro Juvenil, participa do Festival Encanta desde a primeira edição. “É muito emocionante ver o movimento coral crescendo no NEOJIBA. Antes, a gente tinha um coro só, e agora são vários. Com o Encanta, a gente consegue fazer com que o canto coral chegue a mais gente e também é uma oportunidade para que a gente possa crescer musicalmente”. 

Para Ana, um dos momentos mais especiais do Festival foram as oficinas com as maestrinas convidadas. Durante duas semanas, as renomadas artistas e professoras Maria José Chevitarese, Isabela Sekeff, Mara Campos e Marília Vargas, que atuam em diversos estados do Brasil, participaram de encontros e masterclasses com os integrantes dos núcleos do NEOJIBA em Salvador e Região Metropolitana. “Fiquei muito empolgada com as oficinas. As maestrinas são muito boas e chegaram trazendo muita informação nova para a gente. Esse é de fato o tipo de capacitação que a gente precisa para levar multiplicação de qualidade para os meninos”, contou Ana. 

A professora Mara Campos, que é diretora do Coro da Camerata Antiqua, de Curitiba, e regente há 47 anos, ficou feliz pela oportunidade de conhecer de perto o NEOJIBA e trabalhar com os coros do programa. “É uma verdadeira escola de canto coral. E há um olhar que vai além da questão artística e musical, não só como porta de entrada, como oportunidade a todas e todos, para que entrem nesse universo de maneira acolhedora, segura, mas também há um convite à humanidade, a se sentir pleno, a se sentir integrado na sociedade. A arte musical, a cultura, de maneira geral, é um direito de qualquer cidadão e cidadã”. 

 

Presente de Natal

Em dezembro, o Encanta retorna para uma apresentação especial da icônica Sinfonia  n. 9 de Ludwig van Beethoven, a sinfonia coral, uma das obras mais conhecidas do compositor alemão. O concerto reunirá a Orquestra NEOJIBA, o Coro Juvenil e o Coro Comunitário do programa, sob regência de um maestro convidado, na Igreja Batista de Sião, às 19h. 

O Festival Encanta conta com o patrocínio da Solar Coca-Cola, através da Lei de Incentivo à Cultura e é uma realização do IDSM, Governo do Estado da Bahia, Ministério da Cultura e do Governo Federal.

 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 16 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2.300 integrantes diretos em seus 13 núcleos, em Salvador e mais 6 cidades do interior da Bahia, e 6.000 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.


Comentários