• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • Multiplica NEOJIBA promove aulas públicas e encontro com bandas e fanfarras de Salvador e Lauro de Freitas

Multiplica NEOJIBA promove aulas públicas e encontro com bandas e fanfarras de Salvador e Lauro de Freitas

  • 10 nov, 2023

O Parque do Queimado ficou ainda mais colorido e vibrante na tarde desta sexta-feira (10), quando aconteceu mais um Encontro de Bandas Marciais, reunindo 300 estudantes de seis bandas e fanfarras escolares da rede pública de ensino de Salvador e Lauro de Freitas. O evento, promovido pelo projeto Multiplica NEOJIBA, ocorreu após uma série de aulas públicas realizadas durante a semana, com a presença de 40 integrantes de bandas. 

As atividades pedagógicas aconteceram no Parque do Queimado, sede do NEOJIBA, e também no Colégio Estadual de Educação Profissional Navarro de Brito, na Liberdade. O estudante Kauã Mendes, que toca trompete na banda do Colégio Estadual Dinah Gonçalves, no bairro de Valéria, em Salvador, contou que gostou muito da experiência. "Aprendi a manusear melhor o trompete e também a ler partitura. Eu não sabia, tinha muita dificuldade, mas com as dicas dos professores eu aprendi e também descobri o que eu posso fazer para melhorar o meu som". 

Allan Marques, coordenador pedagógico de trompetes do NEOJIBA, explicou que a ação teve como foco a multiplicação do conhecimento. "Nós trouxemos 40 estudantes para acompanhar as aulas e por isso enfatizamos muito a questão da multiplicação, para que eles levem para as suas escolas tudo que aprenderam aqui. Além disso, eles também ganharam kits de luteria, para que possam fazer a manutenção diária dos instrumentos, a partir das capacitações que fizemos". 

 

Conservatórios populares

Além das aulas públicas, os integrantes das bandas também assistiram a uma palestra com Celso Benedito, pesquisador e professor da Universidade Federal da Bahia. Ele começou a tocar em bandas aos 6 anos e compartilhou sua experiência com os estudantes. "As bandas marciais têm uma importância muito grande, funcionam como verdadeiros conservatórios populares, levando essa função musicalizadora para as cidades e as escolas. É uma tradição que continua se perpetuando em todos os rincões do país. E a possibilidade de esses grupos contarem com o acompanhamento didático e pedagógico de um programa como o NEOJIBA é muito importante". 

Após a palestra, começou o desfile, que reuniu as bandas e fanfarras dos colégios  Navarro de Brito (Lapinha), Professor Alberto Cerqueira (São Caetano), Desembargador Pedro Ribeiro (São Caetano), Dinah Gonçalves (Valéria), Anísio Teixeira (São Marcos) e Edvaldo Boaventura (Lauro de Freitas). O público, formado por familiares e moradores da comunidade, acompanhou de perto a beleza dessa tradição que segue viva e se reinventa. 

O projeto Multiplica NEOJIBA conta com o patrocínio da Solar Coca-Cola e do FAZCULTURA, através das Secretarias da Fazenda e da Cultura do Governo da Bahia.
 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 16 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 24 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2.300 integrantes diretos em seus 13 núcleos, em Salvador e mais 6 cidades do interior da Bahia, e 6.000 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.


Comentários