Luthiers do NEOJIBA começam a preparar os instrumentos para a próxima turnê 

  • 10 jul, 2023

Nesta semana, o Atelier Escola de Luteria do NEOJIBA mudou de casa. Em preparação para a nova turnê do programa, que percorrerá sete cidades do Norte e Nordeste do Brasil, a luteria promoveu uma visita pedagógica ao Parque do Queimado, para garantir que todos os instrumentos cheguem afiados às apresentações. 

A visita à sede do NEOJIBA começou hoje, 10/7, e vai até o dia 14/7, reunindo cerca de 30 profissionais da luteria. Allan Marques, coordenador da escola, explicou que esse é um momento importante para os integrantes que irão participar da turnê e também para os bolsistas que estão aprendendo o ofício de construir e reparar instrumentos. “A visita pedagógica tem a função de promover o contato direto do aluno de luteria com os músicos, para que eles possam entender melhor como funciona essa relação, e também possibilitar aos músicos os ajustes nos seus instrumentos, além de deixá-los mais equilibrados sonoramente para a turnê. Desse modo, a gente consegue mapear as principais problemáticas e fazer as manutenções e ajustes necessários”. 

O mesmo trabalho foi realizado na turnê promovida pelo NEOJIBA no ano passado, que estreou em Salvador e percorreu seis países europeus. Na ocasião, Matheus Alves, violista da Orquestra NEOJIBA, aproveitou a oportunidade para reparar seu instrumento, e esteve por lá novamente desta vez. “Faz uma diferença muito grande a luteria vir aqui no Parque. Facilita muito a nossa vida ter esse contato direto, mais próximo com eles. É muito bom”. 

Allan conta que o feedback dos músicos é muito importante para o trabalho dos luthiers. “Quando você constrói um instrumento, você não deixa ele num quadro, parado. Ele precisa ser tocado. Às vezes, o luthier faz um pequeno ajuste e o músico diz: ‘Nossa, que diferença incrível!’. É algo que também faz parte do nosso aprendizado saber reconhecer isso e vivenciar essa gratidão que o músico tem com a gente”. 

As visitas pedagógicas do Atelier Escola de Luteria são realizadas em ocasiões especiais, como nos momentos que antecedem turnês e grandes eventos, mas também continuamente ao longo do ano, nos encontros promovidos em todos os núcleos do programa, em Salvador e no interior da Bahia. 

A "Turnê da Liberdade" celebrará os 200 anos de Independência do Brasil na Bahia e contará com patrocínio da PetroRecôncavo, através da Lei de Incentivo à Cultura. As formações musicais avançadas do programa, a Orquestra NEOJIBA e o Coro Juvenil, irão se apresentar entre os dias 5 e 20 agosto nos principais palcos de Sergipe (5), Maceió (7), Recife (8), João Pessoa (9 e 10), Mossoró (12 e 13), Manaus (17 e 18) e Salvador (20). Em todas as cidades, a entrada será gratuita.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 15 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2.300 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.


Comentários