• Inicial
  • Mídia
  • Notícias
  • De volta a Salvador, violinista francês David Grimal se apresenta com a Orquestra NEOJIBA na Igreja de São Francisco

De volta a Salvador, violinista francês David Grimal se apresenta com a Orquestra NEOJIBA na Igreja de São Francisco

  • 22 mai, 2023

Pela segunda vez em Salvador, o grande violinista francês David Grimal voltará a se apresentar com a Orquestra NEOJIBA, principal formação musical do programa do Governo da Bahia. O concerto acontece no dia 27/5, na Igreja de São Francisco, no Pelourinho, às 17h. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço.

Nomeado Cavalheiro das Artes pelo Ministério da Cultura da França, Grimal será o diretor artístico do concerto e também o solista da noite. A apresentação terá obras de Stravinsky, com a "Sinfonias de Instrumentos de Sopro", e Beethoven, com o "Concerto para violino em ré maior" e a "Sinfonia nº 6".

As obras serão interpretadas pela Orquestra NEOJIBA sem a presença de um maestro, assim como acontece nos concertos inovadores da orquestra Les Dissonances, criada por Grimal em 2004.

O evento acontece na Igreja de São Francisco, excelente espaço para a música de concerto, devido à indisponibilidade do Teatro Castro Alves. O TCA permanece fechado desde o incêndio ocorrido em janeiro deste ano. O NEOJIBA incentiva, ao final da apresentação, uma doação para a igreja.

 

Concertos para a alma

No domingo, 28, o violinista se apresentará novamente na cidade, desta vez no Parque do Queimado, sede do NEOJIBA, ao lado do pianista Ricardo Castro, diretor-geral do programa. Será a estreia da série "Música para a Alma", que acontece dentro da programação do Todo Domingo no Parque. A apresentação terá obras de Beethoven, Bach e Arvo Part, dentre outros compositores. O evento começa às 11h e a entrada também é gratuita, sujeita à lotação do espaço.

Grimal esteve em Salvador pela primeira vez em dezembro de 2021, também a convite do NEOJIBA. Ele emocionou o público baiano com duas apresentações no Parque do Queimado e no Teatro Castro Alves. Na ocasião, o violinista declarou que o NEOJIBA é como um "diamante".  "Muito frequentemente, quando você toca com orquestras profissionais, você não está fazendo música, está apenas tentando ser perfeito. É algo frio, vertical, chato. Eu sempre estive procurando pelo que existe aqui. Para mim, Ricardo Castro criou algo que é um diamante. Fiquei muito agradecido por esta oportunidade".

 

NEOJIBA Itinerante - Orquestra NEOJIBA e David Grimal

Dia 27/5, às 17h

Igreja de São Francisco, no Pelourinho

Entrada gratuita

 

Todo Domingo no Parque - "Música para a Alma" - David Grimal e Ricardo Castro

Dia 28/5, às 11h

Parque do Queimado, Liberdade  (Rua Saldanha Marinho, 10-32)

Entrada Gratuita

 

Bio David Grimal

Nomeado Cavalheiro das Artes pelo Ministério da Cultura da França, o violinista francês David Grimal costuma se apresentar como solista com as mais prestigiadas orquestras do mundo, como a Orquestra de Paris, Filarmônica de Radio France, Orquestra Nacional Russa, Orquestra Nacional de Lyon, Orquestra de Câmara da Europa, Berliner Symphoniker, New Japan Philharmonic, Orquestra de Ópera de Lyon, Mozarteum Orchestra de Salzburg, Jerusalem Symphony Orchestra e a Sinfonia Varsovia. Ele também dá aulas na Musikhochschule, em Saarbrücken (Alemanha). Em 2004, Grimal criou a audaciosa orquestra Les Dissonances, que realiza concertos sem a presença de maestro.

 

Bio Ricardo Castro

Premiado pianista e maestro baiano, natural de Vitória da Conquista, na Bahia. Começou a tocar piano aos 3 anos de idade e, aos 5 anos, ingressou na Escola de Música e Artes Cênicas da UFBA, como aluno da professora Esther Cardoso. Diplomou-se no Conservatório de Genebra (1987), na classe de Maria Tipo, com o“Premier Prix de Virtuosité avec Distinction et Félicitations du Jury”. Foi o primeiro vencedor latino-americano do “Leeds International Piano Competition”, em 1993. É convidado para concertos com grandes orquestras, como a Gewandhaus de Leipzig, BBC Philharmonic de Londres, Tokyo Philharmonic e Orchestre de la Suisse Romande. Leciona na Haute École de Musique de Genebra (Suíça). Em 2013, tornou-se o único brasileiro a receber o Honorary Membership da Royal Philharmonic Society, título concedido apenas 131 vezes em 200 anos a personalidades como Brahms e Stravinsky.

 

Bio Orquestra NEOJIBA

A Orquestra NEOJIBA é a principal formação do NEOJIBA, programa do Governo do Estado da Bahia que em 2023 completa 16 anos. Seu diretor artístico e regente titular é o músico baiano Ricardo Castro. Composta por quase 100 jovens de 13 a 27 anos, foi criada em 2007 tendo como principal característica a atuação pedagógica de seus integrantes, envolvidos direta ou indiretamente na formação musical de mais de 6 mil crianças e adolescentes no estado da Bahia. Destaque no cenário nacional e internacional, já realizou mais de 310 apresentações para um público de quase 500 mil pessoas. Em 2010, foi a primeira orquestra juvenil brasileira a se apresentar na Europa e desde então já realizou oito turnês internacionais na Europa e EUA. Orquestra residente do Septembre Musical de Montreux, Suíça, em 2014 e 2016.  A orquestra já tocou em salas como Concertgebouw, Philharmonie de Paris, Santa Cecília de Roma, Konzertsaal de Berlin, Victoria Hall de Genebra ou Royal Festival Hall de Londres. Artistas como Martha Argerich, Jean-Yves Thibaudet, Midori, Maxim Vengerov, Maria João Pires, Lang Lang, Shlomo Mintz, Katia Labèque, Marielle Labèque e David Grimal são alguns dos nomes que já se apresentaram com a orquestra como solistas.

 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 15 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2.300 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.


Comentários