FESTIVAL ILUMINA BAHIA NO TCA
- 29 dez, 2021
Festival Ilumina Bahia celebra chegada do ano novo com grande concerto no TCA
O Festival Ilumina Bahia celebrará a chegada de 2022 com um grande concerto no Teatro Castro Alves. A apresentação acontece nesta quinta-feira, 30/12, às 19h, com o pianista baiano Ricardo Castro, o violinista francês David Grimal, o violoncelista alemão Julian Steckel e a Orquestra NEOJIBA, que na ocasião tocará sem maestro. Os músicos vão executar obras de Chausson, Ravel e o "Concerto tríplice" de Beethoven. A entrada é gratuita e os ingressos estão disponíveis pelo Sympla (sympla.com.br)
Esse é o segundo concerto do Ilumina Bahia, que começou no dia 28 de dezembro e vai até 7 de janeiro de 2022. O Ilumina é uma das principais iniciativas de formação musical da América Latina e desembarca em Salvador pela primeira vez, a convite do NEOJIBA, programa do Governo da Bahia.
Ao todo, 30 jovens músicos de todo o Brasil - 19 deles do NEOJIBA - estão desenvolvendo seus talentos ao lado de 16 grandes artistas internacionais em oficinas imersivas e ensaios. Eles também realizarão uma série de concertos abertos ao público em diversos locais da cidade. Todas as atividades seguem os protocolos vigentes de prevenção à COVID-19.
Os concertos acontecem nos dias 2/1/2022, na Igreja de São Francisco, no Pelourinho; 4/1/2022, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, também no Pelourinho; 6/1/2022, no Parque do Queimado, na Liberdade; e 7/1/2022, no Teatro Castro Alves.
Esta é a sétima edição do Ilumina. O festival foi criado pela violista norte-americana Jennifer Stumm em 2015, em São Paulo, para que jovens músicos da América do Sul pudessem desenvolver e demonstrar seus talentos com o apoio de artistas consagrados. Mais de 60% dos jovens solistas que participaram do Ilumina hoje estudam em universidades e conservatórios de renome em todo o mundo.
ARTISTAS CONVIDADOS
JENNIFER STUMM, viola/diretora - Estados Unidos
RICARDO CASTRO, piano/diretor - Brasil
MARK SIMPSON, clarinete/compositor - Reino Unido
DAVID GRIMAL, violino - França
LIZA FERSCHTMAN, violino - Holanda
NATHAN AMARAL, violino - Brasil
MONIQUE CABRAL, violino - Brasil
MARESSA PORTILHO, violino - Brasil
FELIPE BUENO, violino - Brasil
GABRIEL SQUIZZATO, viola - Brasil
JULIAN STECKEL, violoncelo - Alemanha
BRUNO LIMA, violoncelo/arranjador - Brasil
IVAN KARIZNA, violoncelo - França
GUILHERME MORAES, violoncelo - Brasil
PEDRO GADELHA, contrabaixo - Brasil
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
FESTIVAL ILUMINA BAHIA-ECO
DIREÇÃO ARTÍSTICA: RICARDO CASTRO & JENNIFER STUMM
de 28/12 a 07/01
28/12/2021, 19h, Parque do Queimado
30/12/2021, 19h, Teatro Castro Alves
02/01/2022, 17h, Igreja de São Francisco, Pelourinho
04/01/2022, 17h, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Pelourinho
05/01/2022, Casa Rosa, Rio Vermelho - EVENTO FECHADO PARA CONVIDADOS
06/01/2022, de 17h às 20h, Parque do Queimado, Liberdade
07/01/2022, 19h, Teatro Castro Alves
Sobre o NEOJIBA
Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 14 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 1970 integrantes diretos em seus 13 núcleos e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.
Sobre o Ilumina
O Ilumina foi fundado em 2015 pela violista americana Jennifer Stumm na cidade de São Paulo. Tudo começou com um pequeno projeto de desenvolvimento de talentos musicais em uma fazenda e, ao decorrer de seis anos, conectou centenas de jovens músicos da América do Sul aos principais artistas internacionais de todo o mundo. O festival conquistou renome internacional por proporcionar acesso à música ao vivo para milhares de pessoas todos os anos, gerando iniciativas de grande impacto social, além de lançar um modelo inovador de desenvolvimento que gera oportunidades poderosas. Mais de 60% dos jovens artistas da Illumina passaram a estudar em universidades e conservatórios de alto nível por todo o mundo e, desses, 98% foram aceitos na instituição que mais queriam estudar. O Ilumina se apresenta com seu diverso coletivo de artistas nos principais palcos ao redor do mundo, lidera residências educacionais e continua a lutar por equidade e representação nas lideranças, tanto dentro quanto fora dos palcos.