Orquestra das Américas abre inscrições
- 11 dez, 2019
Orquestra das Américas abre inscrições
A Orquestra das Américas é uma orquestra sinfônica acadêmica constituída por jovens líderes musicais- entre 18 e 30 anos de idade- representando mais de 25 países. Esta orquestra já recebeu o prêmio Grammy latino e tem Plácido Domingo como Conselheiro Artístico e Carlos Miguel Pietro como Diretor Musical.
São 80 vagas para cerca de 5 mil músicos inscritos anualmente para esta residência artística. A de 2020 vai acontecer durante os meses de maio e junho, no Panamá, sem custos para os participantes. A cada ano a residência é realizada em um país diferente das Américas. Em 2019 foi no México e o Panamá foi escolhido para o ano seguinte em reconhecimento ao seu notável desenvolvimento nos setores de educação musical e orquestral.
No encerramento da residência acontecerá a 14ª edição internacional do Festival Alfredo de Saint Malo com curadoria conjunta e ensaios abertos, recitais de música de câmara em toda a cidade e concertos orquestrais de alta visibilidade sob a regência do diretor musical Carlos Miguel Prieto e de Paolo Bortolameolli, da Filarmônica de Los Angeles, com solistas internacionais de destaque, entre eles Anne Akiko Meyers e Antonio Meneses. Este Festival é uma iniciativa do violoncelista panamenho Isaac Casal com o apoio de outros músicos panamenhos e instituições musicais do país.
O NEOJIBA nas Américas
O Programa NEOJIBA se inspirou no projeto El Sistema, um modelo didático musical, idealizado e criado na Venezuela em 1975 pelo maestro José Antonio Abreu , que consiste em um sistema de educação musical pública, difuso e capilarizado, com acesso gratuito e livre para crianças e jovens adultos de todas as camadas sociais. Hoje, no NEOJIBA há venezuelanos, assim como outros sul-americanos. O incentivo ao intercâmbio cultural, musical, educacional é uma das características do Programa, não somente entre países pan-americanos, mas europeus também.
O maestro Ricardo Castro, fundador e Diretor Geral do NEOJIBA, é membro honorário da Orquestra das Américas. Mais de uma dezena de integrantes do Programa já foram residentes da Orquestra que é também chamada de YOA, Youth Orchestra of the Americas. Dentre eles, o maestro Helder Passinho Jr que participou das residências de 2010 e de 2011 e considera como uma experiência transformadora. “Nela, pude vislumbrar as possibilidades para jovens na música. A oportunidade de ter contato com um grupo referência com os melhores instrumentistas jovens mudou minha carreira. Eu indico a todos que possam fazem parte da YOA. E agradeço ao NEOJIBA que tanto incentiva o intercâmbio musical por ter me apresentando esta possibilidade”, comenta Passinho.
O colombiano Orlando Afanador, Coordenador de Trompas do NEOJIBA, também participou da residência, no ano de 2010. “A Orquestra das Américas é uma grande experiência de vida para os músicos jovens do continente. Participei da residência e da turnê sul-americana, na República Dominicana. Tive a oportunidade de conhecer grandes músicos e amigos. Alguns deles, até hoje, mantenho contato. Aprendi que a música pode ser a ferramenta que permite a comunicação dos povos, transforma pensamentos e formas de encarar e enxergar a vida. Lá, conheci a pessoa que me fez o convite para vir ao Brasil, conheci o NEOJIBA, e até hoje estou aqui, fazendo o que sei fazer”, relata o trompista.
Assim, o NEOJIBA, como um programa de política pública do Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Ação Social Pela Música, segue estimulando e proporcionando a crianças, adolescentes e jovens baianos a oportunidade de desenvolverem suas competências e aptidões múltiplas, assumindo diferentes papéis em suas vidas.
Inscrições para a Orquestra das Américas: http://orchestraoftheamericas.org/audition/ - até às 21h59 do dia 15/01/2020