NEOJIBA RECEBE PRÊMIO NELSON MANDELA

  • 26 nov, 2019

NEOJIBA RECEBE PRÊMIO NELSON MANDELA

Na última sexta-feira (22), o Programa NEOJIBA recebeu, no Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador, o Prêmio Nelson Mandela, entregue pela UNISOES - União de Sociedades Espiritualistas, Filosóficas, Científicas e Religiosas.

 

Nascido na Bahia, há 30 anos, a UNISOES é o primeiro movimento inter-religioso do Brasil. O Prêmio Nelson Mandela foi criado pelo grupo, em 2014, em comemoração aos seus 25 anos de fundação, com o objetivo de reconhecer e agraciar pessoas e instituições que vêm se destacando em ações voltadas para a construção de um mundo mais humano e solidário. Neste ano de 2019, o Prêmio está em sua segunda edição, celebrando as três décadas de trabalho da UNISOES.

Na abertura da solenidade, o “Quinteto Odara”, encantou a plateia que lotou o auditório do Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador, levando música ao evento. Formado pelos integrantes do Coro Juvenil do NEOJIBA, Alana Amorim, Beatriz Schramm, Camila Ceuta, Eliedson Grizostom e Yago Luís, acompanhado pelo pianista Bruno Nunesmaia, o Quinteto apresentou três números da cantata "Se negro Sou" do maestro brasileiro, radicado na suíça há mais de 30 anos, Luiz Alves da Silva, e finalizou com a música "Corcovado", de Tom Jobim.

“A UNISOES é um movimento que objetiva a união de forças para o entendimento entre os povos, buscando o diálogo inter-religioso, a cultura de paz, a preservação do meio ambiente, para citar alguns. Então, o Prêmio foi criado para reconhecer ações afinadas com estes propósitos que são iniciativas voltadas para o bem da humanidade”, ressaltou Ernesto Cardoso, presidente da UNISOES, que presidiu a mesa da solenidade.

As categorias do prêmio são: Obra Humanitária, Saúde Pública, Educação, Direito pela Paz e Ética, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Projeto Artístico e Cultural, Relevância Científica, Mídia da Paz e Projetos Socioculturais. Para esta última categoria o NEOJIBA foi escolhido, pelos seus 12 anos de trabalho, promovendo na Bahia, o desenvolvimento e a integração social para mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens, em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA é um Programa do Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Ação Social Pela Música.

O maestro Ricardo Castro, fundador e diretor geral do Programa, recebeu o Prêmio das mãos de Salette Aquino, Conselheira Global da URI - Iniciativa das Religiões Unidas, ao lado do presidente da UNISOES, Ernesto Cardoso.

O Prêmio é simbolizado por um troféu em baixo-relevo de uma representação do líder sul-africano Nelson Mandela, Prêmio Nobel da Paz de 1993 – criado pelo artista plástico Roberto D’Araújo.

“Em meio a instituições com 20, 30 anos de sucesso, sendo premiadas, sinto que ainda estamos no meio da batalha, com a certeza que tem muita coisa para fazer. Quem sabe só daqui a uns 10 anos mereceríamos estar aqui. O NEOJIBA está somente começando! É uma criança. A gente quer que ele dure para sempre. Eu sempre digo aos meninos, este Programa será para nossos descendentes e isso depende de todos vocês! Estar numa sala com tanta gente boa que faz tanta coisa boa, já me revigorou pelos próximos dias. Só sinto, porque nós, que tentamos melhorar o nosso mundo, temos tão pouco tempo para nos encontrar. Mas o principal desta iniciativa é lembrar que tem muita gente boa, fazendo tanta coisa boa. Agradeço por esta iniciativa e por fazer parte dela! E a gente precisa se reunir para sermos mais forte ainda!”, declarou o maestro Ricardo Castro, em parte do seu discurso de agradecimento.

 

Fotos: Karol Azevedo / IASPM.

Confira o registro fotográfico completo do evento na nossa página do flickr -> https://www.flickr.com/photos/neojiba/albums/72157711932659421


Comentários