O domingo (3) no Parque do Queimado, foi de recital de canções alemãs

  • 05 nov, 2019

O domingo (3), no Parque do Queimado, foi de recital de canções alemãs 

Os sons de um piano e de uma voz preencheram a Sala NEOJIBA e encantaram a plateia

 

O concerto dominical do Parque do Queimado, no último dia 3, teve repertório alemão com canções de Brahms, Mozart e Schubert, dentre outros compositores. Ao piano, Eduardo Torres, Diretor Musical do NEOJIBA e ao lado dele a soprano e maestrina francesa, Lucie Barluet, Coordenadora do Núcleo Coral do NEOJIBA.

 

Na abertura, a canção de Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791), 'Abendempfindung K.523' (Sensação Noturna). No encerramento, Johannes Brahms (1833 – 1897), 'Wiegenlied Op.49 nº4' (Canção de Ninar). Antes de cada música, Emyle França, integrante do Coro Juvenil, recitava a tradução do poema musicado em cada canção, contextualizando o público sobre a peça. Esta característica didática da maioria dos concertos do NEOJIBA segue o lema do Programa: “Aprende quem ensina”.

 

Lucas Portela, 38 anos, acompanha o NEOJIBA desde 2007, quando foi fundado e estava no Parque, neste domingo. “Eu assisti aos primeiros concertos no TCA, regidos por Ricardo Castro. Sou encantado pelo trabalho. Moro na Barra e desde que o Parque do Queimado foi inaugurado, não deixei de vir em nenhum domingo. Salvador precisava de um espaço deste, com uma programação como as que são oferecidas aqui. O caráter informativo dos concertos é incomum e agrega valor para o público”, comenta ele.

 

Os domingos com música de qualidade, gratuita, num lugar agradável, seguro e com estacionamento, já fazem parte da agenda da cidade. A programação do mês é divulgada nas redes sociais do NEOJIBA e você pode acompanhar para se planejar.

 

É um programa de lazer e cultura para a família toda. Quando o repertório não é infantil, há atividade musical para as crianças, em uma outra sala, com instrutores e integrantes do NEOJIBA, enquanto os pais assistem ao concerto.

 

Zoey, 7 anos, esteve no Parque do Queimado, na manhã do domingo, acompanhada por sua mãe, Liz Brito, e sua avó materna, Blandina Maria Brito, 68 anos. “Eu adorei. Conheci uns instrumentos e cantei as músicas do tomate e do caqui. Quero voltar de novo”, nos contou a pequena Zoey, ao final da atividade que participou na Sala 5. A sua avó, D. Blandina, fez questão de vir conhecer o Parque do Queimado sobre o qual já tinha ouvido falar. “Foi muito bom ter vindo e assistido ao concerto. Me fez um bem enorme. Moramos no bairro de Armação. É longe, mas valeu muito a pena. Alegrou meu domingo”, relatou D. Blandina.

 

É assim que o NEOJIBA segue aprendendo, ensinando e compartilhando conhecimento, experiência, cultura e arte. Nos seus 12 anos de existência, são mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens, em situações de vulnerabilidade, beneficiados por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA é um programa do Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo IASPM, Instituto de Ação Social Pela Música.


Comentários