Concerto com virtuoses atrai gestores culturais, moradores da região e integrantes do NEOJIBA
- 30 set, 2019
Concerto com virtuoses atrai gestores culturais, moradores da região e integrantes do NEOJIBA
O concerto com orquestra de câmara da série ‘Virtuoses do NEOJIBA’ que aconteceu hoje (29), a partir das 11h, na sede do programa (www.neojiba.org) no Parque do Queimado, em Salvador, foi prestigiado por um público amplo e eclético. Moradores dos bairros do entorno do parque (Soledade, Pero Vaz, Caixa D’Água e Liberdade), além de comerciantes, profissionais liberais e gestores culturais conhecidos por seus trabalhos na capital baiana.
“São experiências como esta, da existência da sede do NEOJIBA no Parque do Queimado, que Salvador precisa”, disse entusiasmada a atriz e gestora cultural, Chica Carelli, também coordenadora do Núcleo de Formação do Teatro Vila Velha, icônico centro cultural da capital baiana. Com 39 anos dedicados ao teatro, Chica fez questão de destacar o impacto que a ocupação do Parque pelo NEOJIBA vai causar na região circunvizinha. “O espaço está lindo demais, é privilegiado e agora o NEOJIBA vai ter mais autonomia para dialogar e estimular os bairros do entorno da sua sede”, disse a gestora. Chica já acompanha o NEOJIBA desde a sua criação em 2007.
“Nunca vim ao Parque do Queimado e nunca assisti apresentação do NEOJIBA”, alertou logo o comerciante Fernando Lessa quando foi perguntada a sua impressão do local. “O espaço é muito amplo, bonito, alegre e tem segurança e estacionamento”, comentou. Integrantes do NEOJIBA de várias idades que estão no parque de segunda a sexta-feira, também marcaram presença e justificaram estarem num domingo para prestigiar e aprender com seus colegas ‘virtuoses’.
APRENDE QUEM ENSINA – A apresentação contou com muitos dos melhores músicos que também exercem outras funções no NEOJIBA, como professores, instrutores e coordenadores. “É uma satisfação trazer esses integrantes que se dedicam ao ensino e a boa gestão do programa para que possam, mais uma vez, mostrar a habilidade técnica e o talento que detêm como músicos”, explica o maestro carioca Marcos Rangel, que regeu a orquestra. Segundo ele, a série ‘Virtuoses do NEOJIBA’ reforça uma das máximas do programa que é “aprende quem ensina”.
O repertório contou o austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756–1791), clássico do século XVIII, o alemão Wilhelm Richard Wagner (1813—1883), romântico do século XIX, e o brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887—1959), do século XX, integrante da Semana de Arte Moderna de 1922 no Brasil. “Uma das intenções foi mostrar que grandes compositores da história sempre provocam diálogos temporais com outros gênios do passado”, completa Rangel. Segundo ele, essas incursões de revisitar o passado, trazem homenagens, mas também inspirações para novas composições.
O NEOJIBA é um programa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, gerido pelo Instituto de Ação Social pela Música (IASPM). Criado há 12 anos, o NEOJIBA já atendeu mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos, direta e indiretamente. Hoje é uma das políticas prioritárias do Governo do Estado. Acompanhe as programações no site www.neojiba.org, instagram (@neojiba) e facebook (NEOJIBA).
Confira todas as imagens da apresentação na nossa página do flickr: https://www.flickr.com/photos/neojiba/albums/72157711128921986