NEOJIBA promove capacitação de jovens do interior da Bahia

  • 19 abr, 2018

A Rede de Projetos Orquestrais da Bahia reúne 40 jovens de projetos musicais e filarmônicas do interior do Estado para participarem do I Seminário Pedagógico, em Salvador. A iniciativa ocorre entre os dias 23 e 27 de abril, no Hotel Sol Victoria Marina, com o objetivo principal de qualificar os jovens músicos, com idades entre 15 e 23 anos, contemplados no Programa de Capacitação em Ensino Musical Coletivo (PROCEC) do NEOJIBA.

O I Seminário Pedagógico da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia marca a abertura da edição 2018 do PROCEC – programa de formação do NEOJIBA, com duração de 10 meses, realizado através de uma plataforma de educação à distância e dois encontros presenciais. “Este momento será o ponto de partida para o aprimoramento das habilidades e competências desses jovens. Além disso, os jovens poderão conhecer propostas lúdicas e pedagógicas que podem ser utilizadas nos seus projetos locais”, pontua Orlando Afanador, coordenador pedagógico da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia.

Nesse primeiro encontro, os jovens participam de exercícios práticos, como oficinas de produção textual e de elaboração de instrumentos alternativos. Também terão a oportunidade de construir um relacionamento mais próximo com os setores de comunicação, desenvolvimento social e pedagógico do NEOJIBA. Na parte da tarde, os bolsistas serão direcionados à prática coletiva na sua área específica de atuação instrumental, de acordo com a proposta de ensino submetida para inscrição no PROCEC. “Os jovens poderão conhecer pessoalmente os seus professores, ter contato com o nosso trabalho de ensino e prática musical e ainda discutirão sobre as diversas possibilidades metodológicas que podem utilizar”, explica o coordenador da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia, Adriano Cenci.

Após este primeiro momento presencial em Salvador, os jovens permanecerão em contato com uma equipe de tutores e profissionais do NEOJIBA através da plataforma EAD do PROCEC. Esta capacitação se desenvolve através de vídeo-aulas, elaboração de relatórios, resolução de dúvidas e assistência em relação as atividades que os jovens desenvolvem em campo. O objetivo da ação é a formação de músicos multiplicadores por meio de práticas musicais e pedagógicas no interior da Bahia. A edição 2018 do PROCEC contempla 20 projetos orquestrais, sediados em 19 municípios do interior do Estado.

Rede de Projetos Orquestrais da Bahia
É um espaço que reúne diversas entidades que promovem o ensino e a prática musical coletiva como meio para o desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens na Bahia. Atualmente, 35 projetos, sediados em 29 municípios e 13 Territórios de Identidade do Estado integram a Rede. A iniciativa procura criar e/ou potencializar ações que atendam à crescente demanda por apoio pedagógico no campo da formação musical e oferece qualificação em gestão e na criação de projetos musicais no interior do Estado.

Programa NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

SERVIÇO
I Seminário Pedagógico da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia
23 a 27 de abril (segunda a sexta)
Local: Hotel Sol Victoria Marina, Corredor da Vitória – Salvador
GRATUITO (evento fechado para integrantes da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia)


Comentários