Núcleo Pirajá do Neojiba integra ações comunitárias do Dia da Consciência Negra
- 14 nov, 2016
No próximo sábado (19), às 9h, o Grupo Experimental de Percussão de Pirajá realiza uma ação em conjunto com o Quilombo Zeferina, para comemorar o Dia da Consciência Negra. Além de mostras de grupos de dança e capoeira, o Grupo de Percussão do Núcleo Pirajá do programa Neojiba fará um arrastão pelo bairro em parceria com a banda ‘Junta que Toca’ ao som de músicas afro-brasileiras. A apresentação terá início na Rua Velha do Pirajá e segue até a Praça General Labatut, que fica logo no início do bairro.
“Como Salvador é a cidade com a maior população negra fora da África, o Dia da Consciência Negra é um das datas mais importantes para a nossa cidade. Para o Pirajá é ainda mais importante, pois o bairro conta com uma população predominantemente afrodescendente. A parceria com o Quilombo Zeferina é uma das ações que o Núcleo está desenvolvendo com o intuito de se aproximar da comunidade. É um exemplo de que estamos aqui para unir e somar”, afirma Samuel Egídio, supervisor do Núcleo Pirajá. “No dia 19, esperamos mostrar claramente aos jovens e adolescentes do bairro, principalmente para aqueles que acreditam não ter mais idade para a música, de que eles são bem vindos e esperados no nosso Núcleo”, acrescenta.
Núcleo Pirajá
O Núcleo Pirajá foi criado em 2016 e funciona no Centro de Cultura e Cidadania Pirajá - espaço localizado dentro do Parque São Bartolomeu. Neste Núcleo de Prática Orquestral e Coral do programa Neojiba são realizadas aulas de percussão e iniciação musical para mais de 40 crianças e adolescentes. O Núcleo deseja realizar um trabalho que possa integrar a rede cultural da comunidade do Subúrbio Ferroviário de Salvador. O Núcleo Pirajá conta com patrocínio do Instituto CCR e da CCR Metrô Bahia, através do Ministério da Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.