NEOJIBA realiza prática social no Martagão Gesteira no #diadedoar
- 30 nov, 2016
Ontem (29), parte dos integrantes da Orquestra Castro Alves (OCA) doaram seu tempo para distribuir música e alegria para as crianças do Hospital Infantil Martagão Gesteira. Os jovens músicos do NEOJIBA colocaram em prática a proposta do #diadedoar - campanha mundial em que as pessoas são convidadas a exercitar a cultura da doação.
Os 28 músicos iniciaram sua apresentação no hospital com Berimbau, de Baden Powell, para as crianças no ambulatório. Depois, se dividiram em grupos menores e tocaram nos quartos, enfermarias e nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). Vanessa Santos, dona de casa, estava com seu filho Vicktor de um ano e sete meses internado no hospital. “Gostei bastante. Acho que deveria ter mais apresentações como esta”, comenta Vanessa.
Érica Souza, 36, estava na Unidade de Tratamento Desospitalizar (UTD) com sua filha Nayllane, de 2 anos. Nayllane esteve internada dois anos na UTD. Após um período em casa, a criança retornou para o hospital. Ao ouvir os músicos, a mãe de Nayllane se emocionou. “Eu achei ótimo porque as crianças gostam de música. É a primeira vez que vejo uma apresentação do tipo e acho que deveria ter mais, pois traz alegria para as crianças”, sugere Érica.
Os funcionários do hospital também aprovaram a iniciativa. Alioche Teixeira, 31 anos, trabalha no Martagão há cinco anos. “Achei importante esta iniciativa, pois na UTD estão as crianças que ficam acamadas e os acompanhantes não têm oportunidade de levar os filhos para vivenciarem experiências como esta, principalmente agora no período natalino”, relata. A fisioterapeuta acredita que a intervenção foi um gesto de amor ao próximo.
Esta foi a primeira vez que os jovens músicos e o regente da OCA, Marcos Rangel, realizam uma prática social. “Para mim tem um sentido muito especial, porque eu tenho diversos casos na família de pessoas com câncer, então eu sei o que é viver no hospital e sentir toda essa necessidade de carinho, de afeto. Eu acho que é interessantíssimo a gente estar aqui e poder levar um pouco de alegria através da música. A música é também esse alento no momento difícil”, desabafa Marcos Rangel.
Isnanda Souza, 19 anos, toca na OCA há três anos e achou a prática social excelente. “Foi uma experiência muito boa sentir o olhar daquelas crianças, observá-las felizes em nos ouvir. Não tem preço o sorriso no rosto delas”, conta. Após uma hora e meia de visita, Isis Cristina, 16, não queria ir embora. “Estou sem palavras. Você sai daqui outra pessoa, muda seus pensamentos completamente. Levar alegria para as crianças através da música é inexplicável”, revela a flautista.
Para Joás Cruz, 19, o que foi mais marcante durante a tarde foi ver o brilho nos olhos das crianças quando elas olhavam para os instrumentos. “Foi possível perceber a mudança que a música causou nelas. Muitas estavam chorando e quando a gente entrava no quarto, paravam na mesma hora”, conta o violoncelista.
“A gente sai de casa com a impressão de que vai ajudar, mas na verdade acaba sendo ajudado. Vamos levar para casa a energia que recebemos aqui”, afirmou Marcos Rangel ao se despedir dos pacientes e funcionários do Martagão Gesteira.
“É um sentimento de alegria e de orgulho muito grande perceber que essa ação foi abraçada pelos músicos da OCA, que é a futura geração do NEOJIBA. Fiquei muito feliz de percebê-los com uma vontade genuína de doar o tempo, o talento e a alegria deles para alegrar outras crianças e suas famílias. Para mim, isso é a concretização da solidariedade, um dos valores do NEOJIBA”, declara Beth Ponte, diretora institucional do NEOJIBA.
Parceria
O NEOJIBA iniciou uma parceria com o Martagão através das Voluntárias Sociais da Bahia em 2015, quando realizou o primeiro show beneficente, junto com a cantora Ivete Sangalo, para arrecadar fundos para o hospital. Com os recursos oriundos deste espetáculo, foi inaugurada uma UTI. Em novembro 2016, NEOJIBA e Ivete realizaram no Teatro Castro Alves outros dois shows beneficentes, cujos recursos serão empregados na reforma de outra ala do hospital.
“O conceito de saúde é muito mais amplo do que as pessoas conhecem. Saúde pressupõe bem estar físico, mental, intelectual e espiritual. E a música complementa. O Hospital Martagão Gesteira tem a sorte de ter entre os seus parceiros o NEOJIBA. Além de nos ajudar na promoção de eventos para arrecadar recursos para a melhoria do hospital, nos oferta com o que tem de melhor que é trazer música para as nossas crianças”, ressalta Carlos Emanuel Melo, presidente da Liga Álvaro Bahia contra a mortalidade infantil.
Adriana Cardoso, diretora médica da Liga Álvaro Bahia contra a mortalidade infantil, acredita que as missões do NEOJIBA e do Martagão são próximas, pois ambos atuam com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens. “Acho que o Martagão Gesteira só tem a agradecer ao NEOJIBA por tudo o que vem fazendo. Nós também queremos contribuir com o NEOJIBA”, afirma Adriana.
[gallery ids="6338,6339,6340"]