Apresentação do Coro Juvenil lota Igreja das Dorotéias
- 25 nov, 2016
Os grupos de câmara do Coro Juvenil do NEOJIBA se apresentaram na Igreja das Dorotéias, no bairro do Garcia, às 18h, da última quinta-feira (24). Os coristas levaram o público para uma viagem que percorreu diferentes períodos da história. O ponto de partida foi o Renascimento, em seguida o período Barroco, o Brasil Imperial, o Romantismo, a época Moderna até o período Contemporâneo. Foram executadas obras como Sicut Servus desiderato, de Giovanni da Palestrina, Alleluia, de Cesar Frank, e El Ultimo Café, de Stamponi – Castillo.
A apresentação contou com a participação de um Quinteto de Cordas, formado por membros da Orquestra Juvenil da Bahia. Dâmaris dos Santos, que já tocou em conjunto com o Coro, achou que esse concerto foi mais empolgante. “Eles estão mais organizados. Ainda não tínhamos tocado com essa formação e nos adaptamos muito rápido por causa dessa união que há entre eles”, conta a violinista.
O Coro Juvenil da Liberdade também fez uma participação especial durante o concerto. Os meninos e meninas cantaram Prece ao Vento, de Dorival Caimmy. Lucas Bahia, de 15 anos, é integrante do Núcleo Liberdade há quatro meses e foi sua primeira experiência de se apresentar em público. “Participar do Coro é bem divertido, a gente aprende coisas novas. Achei que cantamos muito bem, apesar de ter ficado muito nervoso. Participar de um concerto do Coro Juvenil, que já tem mais tempo que o nosso, serve de experiência para um dia a gente chegar ao nível deles”, conta.
Para o Bis, o Coro surpreendeu a plateia cantando Hallelujah, de Leonard Cohen, com arranjo de Bianca Silva Santos. Ao final da apresentação, ainda era perceptível o nervosismo de Maria Fernanda, 18 anos. A soprano, que faz parte do coro desde o início do ano, emocionou o público. “Cantar essa música foi desafiador. Deu muito trabalho, tive que vencer principalmente a falta de coragem. Mas no final deu tudo certo e fiquei orgulhosa”, revela.
Para Yuli Martinez, coordenadora dos Coros do NEOJIBA, o concerto foi lindo. “Foi o resultado de muito trabalho. Além de ter sido uma preparação no meio de outros trabalhos que estamos preparando, como a 9ª Sinfonia de Beethoven e o concerto de domingo. Mas deu tudo certo. Os jovens deram a alma para realizar esta apresentação”, conta.
Neste domingo (27), os Coros Juvenil e Sinfônico se apresentam às 16h, na 1ª Virada Sustentável de Salvador, no Parque do Pituaçu. “Estamos com uma expectativa muito boa. Os integrantes estão muito animados. Assim como no concerto de hoje, teremos convidados e um repertório variado. Além de algumas surpresas”, revela Yuli.