Helder Passinho Jr., músico fundador do NEOJIBA, sola ao lado de Martha Argerich
- 29 out, 2016
Na Turnê Europa 2016 da Orquestra Juvenil da Bahia, o músico fundador do NEOJIBA Helder Passinho Jr. participou de dois concertos como solista do Concerto para Piano e Trompete n°1 de Dimitri Shostakovich ao lado da grande Martha Argerich ao piano e sob a regência do maestro Ricardo Castro. As apresentações aconteceram no Auditorium Stravinski, em Montreux (Suiça), e na Grande Sala da Philharmonie de Paris (França).
Como foi a preparação para o Concerto para Piano e Trompete de Shostakovich?
Eu soube desse concerto em dezembro de 2015, quando Ricardo me disse que o concerto tinha sido confirmado e me propôs tocar a parte do trompete. Desde então, eu comecei a pesquisar e ouvir várias gravações... A própria Martha tem três discos gravados com a obra, fora os demais vídeos com ela no Youtube. Escutei outros artistas, vários trompetistas, fiz pesquisa sobre que surdina seria mais interessante. A partir de lá, comecei a me preparar. Geralmente o trompetista toca com partitura. Mas eu achei ‘se a pianista toca isso de memória, eu também tenho que tocar de memória, já que ela tem muito mais notas do que eu!' (risos). Enfim tocamos os dois concertos pré-turnê, com o excelente e jovem pianista Sergio Escalera. Foi um bom treinamento para o jogo principal.
Como foi a convivência com Martha?
Foi excelente, mesmo sendo poucos os momentos que estivemos juntos nos concertos. Ela é uma pessoa extremamente atenciosa. Martha tem o mundo dela, mas é muito simpática! A coisa mais interessante – ela acabou me falando isso durante os concertos –, é que adora tocar com a orquestra porque é como se ela se reenergizasse. Ela me falou que sente a energia dos jovens da Juvenil da Bahia e essa energia faz bem para ela. Ela é bastante sensitiva e sente muito a energia ao redor, então quando está no meio dessa energia jovial, ela fica também jovem, se sente mais jovem, e adora tocar. Foi isso que transpareceu durante os concertos.
Músico fundador do NEOJIBA, Helder Passinho Jr. é graduado em trompete pela Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, na classe do Prof. Heinz Schwebel. Sua formação tem sido complementada no NEOJIBA com o Prof. Gérard Métrailler e em festivais no exterior, onde atuou como solista, como o Collegium Musicum em Pommersfelden, na Alemanha, e o Geneva Brass Festival, na Suíça. Trompete principal da Orquestra Juvenil da Bahia desde 2007, Helder já tocou como integrante convidado em diversas orquestras, como a Orquestra Sinfônica da Bahia, a National Youth Orchestra of Great Britain e a Youth Orchestra of the Americas. Coordenador da Academia de Trompetes do NEOJIBA e diretor artístico do quinteto Bahia Brass e do grupo de Metais e Percussão do NEOJIBA, Helder Passinho também atua como regente no programa.