Mutirão de documentação acontece no Núcleo Neojiba da Liberdade

  • 20 out, 2016
Parque do Queimado, futura sede do programa Neojiba, abre as portas à comunidade para oferecer serviços de documentação civil e atividades culturais
Em comemoração ao mês das crianças, o Núcleo do Neojiba da Liberdade, localizado no Parque do Queimado (Rua Saldanha Marinho, s/n, Caixa D’Água), abre suas portas à comunidade para o Mutirão do Registro Civil de Nascimento e Documentação Básica. O serviço de documentação, oferecido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) no âmbito do programa Pacto pela Vida, acontece na próxima sexta-feira, dia 21 de outubro, das 9h às 13h.
O objetivo é promover o acesso e conscientizar a população sobre a importância da documentação civil básica, porta de entrada para a garantia de direitos civis e sociais, além de levar orientação às famílias para combate ao sub-registro civil de nascimento.
Os serviços disponíveis serão a gratuidade da 2ª via da certidão de nascimento e de casamento e agendamento da 2ª via da carteira de identidade. Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada e limitados à quantidade de senhas distribuídas.
Na manhã, também acontecem atividades culturais, com apresentação musical das crianças do Núcleo do Neojiba da Liberdade (SJDHDS), a Biblioteca Móvel de Extensão (Bibex), da Fundação Pedro Calmon (Secult), e atividades recreativas infantis oferecidas pela Universidade Estadual da Bahia (Uneb).
O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e Conselho Tutelar do bairro da Liberdade levam seus serviços, com a parceria da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps).
Parque do Queimado – O Parque do Queimado, importante patrimônio histórico da cidade de Salvador localizado no bairro da Liberdade, tem projeto de revitalização e restauro concluído e aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pelo Ministério da Cultura. O local vai abrigar a sede do programa Neojiba, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).
Neojiba - Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), ação da SJDHDS, tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. O Neojiba beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia.
FONTE: ASCOM Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social

Comentários