Núcleo do NEOJIBA realiza concerto gratuito em Feira de Santana
- 14 dez, 2015
Quase 200 músicos participam do Concerto de Encerramento das atividades do Núcleo de Prática Orquestral e Coral Antônio Gasparini, dia 16 de Dezembro, quarta-feira, às 16h, na Igreja Shalom Adonai, no bairro George Américo, em Feira de Santana. O maestro Gileard Teixeira é o regente desta primeira apresentação pública que irá reunir crianças, adolescentes e jovens músicos da Orquestra Juvenil de Feira de Santana, do Coral George Américo e flautistas do CRAS Rua Nova.
Os músicos do Núcleo Antônio Gasparini prepararam um repertório de música popular brasileira para celebrar o encerramento das suas atividades em 2015. Entre elas, Aquarela, de Toquinho, e Asa Branca, de Luiz Gonzaga. “Este concerto é um presente do núcleo do NEOJIBA em Feira de Santana para as comunidades do bairro George Américo e Rua Nova que acolheram nosso trabalho em 2015”, ressalta Gileard Teixeira.
O Núcleo de Prática Orquestra e Coral sediado em Feira de Santana é uma iniciativa do Instituto Antônio Gasparini em parceria com o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) e conta com o patrocínio da Vivo através do Programa Fazcultura da Secretaria Estadual de Cultura. O Núcleo iniciou suas atividades em 2014 com uma formação orquestral modesta com apenas 26 músicos. Chega em 2015 com uma atuação mais robusta. A Orquestra Juvenil de Feira de Santana hoje conta com 59 integrantes, sendo que 12 estão sendo qualificados e atuam como multiplicadores do modelo social e pedagógico do NEOJIBA no munícipio. “Este Núcleo é um sonho que se tornou realidade. Estou certo que daqui em diante vamos voar cada vez mais alto”, diz Eduardo Brito, diretor do Instituto Antônio Gasparini.
Além da prática orquestral, o Núcleo Antônio Gasparini oferece aulas de musicalização para 80 crianças e adolescentes do Bairro George Américo. Outras 25 crianças, atendidas pelo CRAS de Feira de Santana, passaram a receber aulas de teoria musical dos monitores do NEOJIBA no segundo semestre de 2015. “As crianças sabiam tocar flauta doce quando chegaram até o núcleo. Agora, elas estão aprendendo a ler partitura. Em breve, poderão aprender a tocar os instrumentos sinfônicos”, explica o maestro Gileard Teixeira.
O músico, que também atua como coordenador pedagógico, avalia que a expansão do Núcleo Antônio Gasparini foi rápida. “Conseguimos ultrapassar as metas propostas. Foi um ano de muitas conquistas para Feira de Santana”, comemora. Eduardo Brito acrescenta que o número de convites para apresentações públicas cresceu muito, porque a cada concerto mais pessoas se encantam e gostam do trabalho. “Isso ocorre porque estamos formando músicos de excelência em Feira de Santana”, avalia o diretor do Instituto Antônio Gasparini que faz planos para uma turnê da orquestra principal do núcleo em 2016.