Coro Juvenil é destaque no encerramento da Fliquinha
- 21 out, 2015
Com muita participação do público, a apresentação do Coro Juvenil do NEOJIBA na Fliquinha, em Cachoeira, foi destaque no último dia do evento. Na manhã de domingo (18), mais de 300 crianças e adultos foram ao Cine Theatro Cachoeirano prestigiar a apresentação que marcou o encerramento da programação infantil da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica).
Se a ideia era plantar a semente da leitura nas crianças, o objetivo foi cumprido. Curadora da programação infantil da Fliquinha, Mira Silva confirmou o sucesso do evento: “No final, as crianças me paravam para perguntar se a gente continuaria com as atividades e outra criança me disse: ‘tinha que ser um mês de Fliquinha!’”.
Os 18 coralistas apresentaram um repertório diversificado, com peças eruditas, populares e, principalmente, cantigas infantis. "É um repertório que trabalhamos há algum tempo e conta com clássicos em outros idiomas, que geralmente são novas para a plateia. Cantamos também samba, bossa nova e cantigas de roda, que o público conhece e costuma cantar junto", conta a coordenadora e regente do Coro Juvenil, Yuli Martinez. "Fico muito feliz de observar a maturidade do grupo e sua evolução a cada apresentação", afirmou.
Coral Interativo
Apesar de dominarem o repertório, os integrantes do Coro contaram com um desafio inédito, que foi a grande surpresa do concerto. Como em um rodízio de protagonismo, a cada peça apresentada, um dos coralistas tomava a frente do palco e introduzia novas maneiras do público infantil, juvenil e adulto, interagir com o espetáculo.
“Eu amei o concerto. Foi a primeira vez que realizamos uma apresentação tão perto do público", afirmou Luara Maciel, integrante do Coro. “As pessoas pensaram que as interações foram ensaiadas, mas foi na base do improviso mesmo. Tanto que encerramos a apresentação fazendo uma ciranda com as crianças lá no meio da plateia”, contou.
As sugestões para marcar o ritmo usando as palmas das mãos ou a ponta dos dedos contagiaram os pequeninos mais próximos do palco e também os mais velhos. “Foi uma apresentação maravilhosa! É muito bonito ver jovens tão talentosos e bem preparados. Meu filho que estava ali do lado, quase não piscava os olhos”, comentou a auxiliar administrativa Joelma Cerqueira, que levou o filho, Caio, de 8 anos para assistir à apresentação. “Espero poder curtir outros concertos como esse em breve”, afirmou.