Músicos da Costa do Descobrimento participam de maratona de atividades para formação da orquestra regional
- 06 out, 2015
No último final de semana (03 e 04 de outubro), quem esteve na Escola Municipal Infantil Caminho da Paz, em Porto Seguro, comenta que sentiu uma energia diferente no ar. Dentro das salas de aula, os olhares atentos de cerca de 70 jovens músicos, estavam voltados para os monitores que conduziam a maratona de atividades, parte da Terceira Caravana Pedagógica da Costa do Descobrimento.
“É uma energia de motivação, a gente consegue perceber a evolução desse grupo em relação ao primeiro encontro, e tudo isso é resultado de muita dedicação de todos, tanto dos músicos quanto da equipe do NEOJIBA que tem nos ajudado nesses encontros”, relatou o coordenador do Projeto Musicart, Rozuildo Bonfim.
Além do Musicart, os jovens músicos do Instituto Amigos de Santo André (IASA), sediado em Santa Cruz de Cabrália e do Núcleo de Prática Orquestral de Trancoso, participaram das atividades coordenadas pelos monitores Marivaldo Neri (violino), Indira Dourado (madeiras), Yaiza Garcia (contrabaixo) e Helder Passinho (metais). Os ensaios gerais ficaram sob responsabilidade do regente Marcos Rangel.
“É sempre bom participar desse ‘acesso à informação’, que a caravana traz, até porque a gente percebe o interesse dos músicos, a gente acaba estendendo o horário das atividades porque todos eles tem dúvidas e tentam aproveitar o máximo da presença dos monitores”, comentou Helder Passinho, que integrou pela segunda vez, a equipe da Caravana Pedagógica.
Lutheria – Um problema enfrentado pelos projetos musicais da Costa do Descobrimento é a manutenção dos instrumentos, sobretudo, devido à alta incidência de salitre na região. Os instrumentos de cordas estão entre os mais afetados pelos efeitos dessa condição natural. Em função dessa demanda, também viajaram com a caravana os luthiers de cordas, Alan Jonas e arcos, Jéssica Almeida.
“Nesses dois dias, fizemos todo um trabalho de mapeamento da situação dos instrumentos que são utilizados pelos projetos daqui. Esse levantamento é muito importante para que possamos entender melhor, as necessidades e solucionar da melhor forma, nas próximas caravanas”, afirmou Jéssica.
Além dos reparos emergenciais, os luthiers do NEOJIBA, compartilharam dicas com os participantes do encontro, sobre formas de manutenção básica e preventiva para evitar o desgaste dos instrumentos. O evento também foi uma oportunidade para os profissionais de lutheria apresentarem o trabalho da orquestra plástica e a opção de construção de instrumentos musicais com materiais alternativos.
Próximo Encontro – A caravana pedagógica retorna à cidade de Porto Seguro, nos dias 07 e 08 de Novembro, para o ensaio geral, que antecede a apresentação da Orquestra da Costa do Descobrimento. A apresentação pública da Orquestra regional acontece nos dias 28 e 29 de dezembro.