Quatro anos de parceria com a Haute Ecole de Musique de Genebra
- 18 set, 2015
Durante um mês, nove alunos da Haute Ecole de Musique (Escola Superior de Música) de Genebra, estiveram em Salvador para conhecer o programa NEOJIBA, sua metodologia, e atuar como monitores dos alunos do Núcleo de Gestão e Formação (NGF) e dos Núcleos de Prática Orquestral e Coral (NPOs) do programa. Há quatro anos consecutivos, instrumentistas, cantores e regentes, estudantes da escola de Genebra, participam desse intercâmbio, fruto de uma cooperação pedagógica entre o NEOJIBA e a instituição suíça.
Mauricio Montufar, regente coral, e Cristina Segura, mezzo-soprano, aproveitaram para ajudar os coros do NEOJIBA na preparação do Carmina Burana de Carl Orff, apresentado no dia 26 de agosto no TCA. “O concerto foi massa. As pessoas tem felicidade de cantar. Elas estavam esperando esse momento há muitas semanas. Elas têm muita energia, o concerto foi muito gratificante,” relata Mauricio, natural de El Salvador. Na véspera, os estudantes também assumiram a direção artística do Concertando no SESI, uma iniciativa do NEOJIBA, que oferece ao público soteropolitano concertos de câmara num contexto descontraído.
A turma que participou dessa edição do intercâmbio contou com músicos de vários países, como França, Espanha e Canadá; um espelho da diversidade cultural dos alunos da Haute Ecole de Musique de Genebra. Além de salientar o alto nível musical, os estudantes observaram que os integrantes do programa têm grande motivação e vontade de aprender. Para os músicos, essa proposta de intercâmbio com o NEOJIBA traz uma quantidade expressiva de energia positiva, como exclamou o violista francês Mathurin Bouny: “É muito mais que uma experiência de professor. Em primeiro lugar, é uma experiência musical e humana!”