NEOJIBA inspira projetos do interior a ampliar formação musical para crianças
- 30 ago, 2015
Em meio à plateia do concerto "Carmina Burana, de Carl Orff", na Sala Principal, do Teatro Castro Alves, na última quarta-feira (26), dois grupos assistiram ao espetáculo com uma atenção especial. Eram professores e alunos de dois projetos musicais, sediados no interior do Estado, que estiveram em Salvador a convite do NEOJIBA, com o objetivo de trocar conhecimentos e fortalecer seus laços de cooperação pedagógica e atuação em conjunto.
Ao longo dos três dias de visita, 14 integrantes do Conservatório de Música Anísio Teixeira, localizado em Caetité, e 20 membros do projeto “Música para Todos”, sediado em Juazeiro, participaram de aulas de canto e coral, visitas guiadas aos Núcleos de Prática Orquestral e Coral (NPOs) do NEOJIBA em Salvador, e assistiram ao ensaio aberto e ao concerto “Carmina Burana”. Estas atividades permitiram, aos professores, gestores e alunos dos projetos parceiros, conhecer de perto o funcionamento do Núcleo de Gestão e Formação (NGF) do NEOJIBA.
A gestora do Conservatório de Música Anísio Teixeira, Maria Auxiliadora Ledo, reconheceu a importância da visita, sobretudo pela oportunidade de conhecer as práticas adotadas pelo NEOJIBA, que podem ser replicadas na gestão do projeto de iniciação musical, que está sob a sua coordenação. "Essa visita é apenas um dos aspectos dessa parceria fantástica com o NEOJIBA. Não teríamos acesso a esta troca de expertises e apoio técnico, sem o suporte de vocês, já que esse tipo de competência é tão escassa no interior, principalmente nos municípios mais distantes da capital", destacou Maria Auxiliadora.
O Conservatório de Música Anísio Teixeira foi fundado em 2011, em Caetité, a 645 km de Salvador. Atualmente beneficia 125 jovens, a partir dos 08 anos de idade, moradores dos municípios de Caetité, Guanambi e Igaporã. No projeto são ministradas aulas de coral, violão, flauta, acordeon, teclado e teoria musical.
"É a primeira oportunidade que tenho de conhecer o NEOJIBA de perto. Eu não tinha noção da complexidade do trabalho que é desenvolvido. É realmente uma mega estrutura", comentou o professor de violão do Conservatório, Petrônio Joabe Brito. "Todo o conhecimento proporcionado pelas atividades da visita, nos ajudou a ter um norte para chegar ao objetivo que tanto almejamos; a criação de núcleos orquestrais na nossa região, nos moldes daqueles já criados pelo programa NEOJIBA", relatou.
O grupo do projeto “Música Para Todos” atende 46 crianças e adolescentes, dos municípios de Juazeiro e Petrolina, no Norte do Estado, com aulas de violino, viola, violoncelo, flauta, clarinete e teoria musical. De acordo com o maestro e gestor do projeto, Gilson Gonzaga, a visita ao NEOJIBA serviu como um grande incentivo para todos os membros do projeto.
"Estar aqui é uma oportunidade de conhecer um programa macro. É um contato motivacional, para que continuemos a trabalhar e ampliar nosso alcance", afirmou Gilson. Ele destacou o concerto “Carmina Burana” como o melhor momento da visita. "Nos olhos de cada um dos garotos que vieram conosco, ficou visível o sentimento de empolgação. Isto serve de combustível para as apresentações públicas que iremos realizar na nossa cidade. É uma oportunidade de ver os melhores músicos do programa em ação, o que nos estimula alcançar um dia este nível de excelência", completou.
Sobre a Rede - A Rede de Projetos Orquestrais da Bahia é um espaço de articulação e colaboração entre o NEOJIBA e iniciativas de formação musical sediadas no interior do Estado. Reúne 23 projetos, em 21 cidades baianas e 11 Territórios de Identidade, beneficiando 1.800 pessoas. O NEOJIBA é o criador da rede, onde atua como articulador, oferecendo apoio pedagógico e na área da gestão aos participantes.
Acompanhe notícias sobre as ações da Rede de Projetos Orquestrais através da fan page: https://www.facebook.com/projetosorquestraisdabahia