NEOJIBA apresenta Carmina Burana para Teatro Castro Alves lotado
- 29 ago, 2015
O concerto Carmina Burana, de Carl Orff, esgotou a lotação da sala principal do Teatro Castro Alves, na noite da última quarta-feira (26). O espetáculo, que contou com a participação de mais de 200 músicos e teve regência do maestro Eduardo Strausser, emocionou pessoas de todas as idades presentes na plateia. Participaram da apresentação, integrantes dos coros Sinfônico, Juvenil e Infantil do NEOJIBA, e membros da Orquestra Juvenil da Bahia.
Além de marcar a primeira apresentação da obra pelos músicos do NEOJIBA, Carmina Burana representou também uma experiência singular, tanto para os músicos, quanto para o público, que prestigiou o espetáculo. A aposenta Roseni Alves, de 68 anos, mora em Salvador há 47 anos, mas esta foi a primeira vez que esteve no Teatro Castro Alves.
“Sempre tive vontade de vir aqui, mas nunca tive oportunidade. Hoje acompanhei minha neta. Eu também nunca tinha assistido a um concerto do NEOJIBA. Fiquei impressionada de ver esses músicos tão jovens, tocando com tanta competência e qualidade”, comentou Roseni. “Fico feliz pela minha estreia ter sido em um espetáculo tão bonito! Estão todos de parabéns”, disse.
A jovem Clarissa Oliveira, de 13 anos, também esteve pela primeira vez numa apresentação pública realizada pelo NEOJIBA. Ela conta que ficou encantada com a dinâmica do concerto e disse estar curiosa para ir aos próximos eventos. Futuramente, tem o desejo até de fazer parte da orquestra. “É lindo! Eu já tinha visto concertos de música clássica pela televisão, mas nunca pessoalmente. O violino é o instrumento mais bonito. Eu quero aprender a tocá-lo para um dia fazer parte também do NEOJIBA”, comentou Clarissa.
Quem também assistiu a um concerto do NEOJIBA pela primeira vez foi o professor de música, Petrônio Joabe Brito, que esteve em Salvador, com um grupo de visitantes do Conservatório de Música Anísio Teixeira, situado no município de Caetité; projeto que integra a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia. “Estar em Salvador e assistir a um espetáculo tão grandioso como este, é um dos frutos que esta parceria com o NEOJIBA nos proporcionou. É uma grande oportunidade”, destacou.
O concerto, que foi precedido por uma conversa com o diretor geral do NEOJIBA, Ricardo Castro, e o Maestro Pino Onnis, teve início pouco depois das 20h e durou cerca de 1h15. A cantata cênica é uma parábola da vida humana, exposta através das constantes mudanças. Os poemas, cantados em alemão e latim, prenderam a atenção do público, que dividia os olhares entre a projeção das legendas e a performance dos músicos.
Para a cantora lírica Andréa Alves, solista convidada do concerto, a apresentação da obra de Carmina Burana, no palco do TCA, marcou seu primeiro trabalho com o NEOJIBA. “Essa noite foi um privilégio. Fiquei muito emocionada em ver a ousadia e a força de vontade desses jovens, que se apresentaram tão bem hoje. Foi um concerto fantástico”, comentou Andréa. A solista se surpreendeu com o grande público que compareceu ao teatro. “Admito que eu não esperava encontrar um teatro lotado. Acredito que isso prova que Salvador tem sim público para música erudita. Sendo assim, precisamos de cada vez mais viabilizar espetáculos como esse”, afirmou.
Após o término do concerto, os músicos foram ovacionados pelo grande público presente na plateia e parabenizados pelo diretor geral do NEOJIBA, Ricardo Castro. “Estamos todos muito felizes por essa apresentação excepcional, com uma presença de público igualmente excepcional. A reação das pessoas demonstra que o concerto dessa noite foi marcado pela excelência, que é um dos valores do nosso programa”, ressaltou Ricardo. “Esse reconhecimento do público é o reflexo de muita dedicação e trabalho. É nosso combustível, para que continuemos lutando cada vez mais por espaço”, finalizou.