Mutirão Social no Pacto Pela Vida levou serviços e arte ao bairro do Uruguai

  • 03 ago, 2015
O bairro do Uruguai recebeu neste sábado (1º) o Mutirão Social no Pacto Pela Vida. A comunidade local pôde acessar gratuitamente mais de 300 serviços, como emissão de documentos do SAC, serviços de saúde e atendimento jurídico, além de atividades recreativas e culturais. O Mutirão aconteceu na Escola Polivalente San Diego, no Espaço Cultural de Alagados e ao lado Base Comunitária de Segurança, no final de linha do Uruguai.
A apresentação do Neojiba foi um dos momentos especiais do Mutirão Social no Pacto pela Vida. O Grupo de Cordas do Núcleo de Prática Orquestral e Coral SESI - Itapagipe abriu o evento, no Espaço Cultural Alagados, e emocionou o público com seu repertório que foi de música clássica ao forró. “O Neojiba é um projeto que se alia ao Pacto pela Vida e está sendo levado a todos os bairros que possuem Base Comunitária de Segurança. No Uruguai, uma vez na semana, monitores do Neojiba vêm para fortalecer o projeto local Primeiro Som”, diz Ana Júlia Bittencourt, coordenadora do projeto Neojiba dos Bairros.
A iniciativa é da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), como parte das ações da Câmara Setorial de Prevenção Social do Pacto pela Vida, do Governo do Estado, em articulação com diversas secretarias de estado, órgãos municipais, Ministério Público, entre outras instituições. O projeto é itinerante e tem como objetivo levar cidadania e ações educativas a áreas onde estão instaladas as Bases Comunitárias de Segurança.
“A iniciativa dos policiais que atuam nessa área é uma demonstração de que a Polícia não existe para causar medo na comunidade. A Polícia é parceira, entende os problemas da comunidade, compreende a necessidade da estruturação das famílias, da diminuição dos conflitos e de cultivar valores”, disse o secretário da SJDHDS, Geraldo Reis, na abertura do evento, após a apresentação musical dos jovens do Núcleo de Práticas Orquestrais do Neojiba de Itapagipe.
O secretário doou simbolicamente um violão aos policiais da Base para ser utilizado nas aulas de violão que oferecem às crianças do bairro. “Família boa é a família que acolhe, que tem amor e solidariedade. Isso é o que esses policiais querem ensinar com o ensino do violão. Eles não querem ensinar apenas a criança a fazer uso do instrumento. Eles querem, através do violão, fazer com que valores positivos sejam cultivados”.
Também presente no Mutirão Social, o secretário de Cultura, Jorge Portugal, destacou o papel fundamental das arte e da cultura nas ações do Pacto pela Vida. "A base comunitária tem aqui policiais artistas, professores de canto, de dança e essa integração entre polícia e comunidade é importante demais para derrubar índices de violência e de desconfiança de parte a parte".
Serviços - Entre os serviços oferecidos no evento diretamente ligados à SJDHDS, estava o ônibus itinerante do PROCON-BA, a avaliação alimentar e nutricional ofertada por meio da Superintendência de Inclusão e Segurança Alimentar (SISA), além da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que levou o programa Passe Livre Intermunicipal, que permite a gratuidade no transporte público para pessoas com deficiência de baixa renda.
Ao total, o Mutirão Pacto Pela Vida ofertou 300 serviços públicos à comunidade do Uruguai. Alguns dos serviços mais requisitados pela população local foram o teste de paternidade, realizado pelo Ministério Público, a confecção da primeira via do título de eleitor pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) e a emissão de carteia de identidade pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).
“Soube desse evento aqui no bairro, aproveitei trouxe minhas duas filhas, de 5 e 9 anos, para poder fazer as identidades delas de graça, dei uma ajeitada no meu cabelo e elas ainda puderam brincar aqui dentro do colégio”, disse Alzira Barbosa, moradora do bairro do Uruguai.
Adaptado de publicação da ASCOM/SJDHDS

Comentários